Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Os paradoxos da justiça: judiciário e política no Brasil



Ciências políticas, Direito, Direito Aspectos políticos, Poder judiciário


Sinopse

Em Os Paradoxos da Justiça, Semer apresenta o mais importante diagnóstico das contradições encontradas na Agência Judicial brasileira. A crise de confiança no Judiciário, a tendência populista, a ideologia punitivista, as práticas autoritárias e a contribuição dos juízes brasileiros à derrocada do Estado Democrático de Direito, dentre outras distorções, são analisadas com profundidade e clareza neste livro, que nasce com a vocação de se tornar um clássico. RUBENS CASARA
A Editora Contracorrente tem a satisfação de anunciar a segunda edição do livro “Os Paradoxos da Justiça: Judiciário e Política No Brasil”, de Marcelo Semer.

Na obra, o autor apresenta a tese de que o sistema judiciário brasileiro pós Constituição de 1988 está engendrado em cinco grandes “paradoxos”, quatro já apresentados na primeira edição. O jurista descreve ainda um corajoso diagnóstico sobre as contradições do Poder Judiciário Brasileiro, passando pela crise de confiança provocada por atitudes punitivistas, populistas e autoritárias.

No capítulo V, incluído nesta publicação, Semer discute “O estado de exceção em legítima defesa”, com destaque para os embates entre o STF x Governo e Bolsonaro x STF. Trata-se de uma análise inicial de como o Judiciário reagiu às ameaças persistentes contra a democracia, com enfoque nas decisões do Ministro Alexandre de Moraes como condutor dos inquéritos das Fake News e dos Atos Antidemocráticos.

Metadado adicionado por Editora Contracorrente em 17/09/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 17/09/2024
Última alteração: 17/09/2024

Autores e Biografia

Semer, Marcelo (Autor) - Marcelo Semer é Doutor em Criminologia e Mestre em Direito Penal pela USP. Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Membro e ex-presidente da Associação Juízes para a Democracia. Foi colunista no Terra Magazine, Justificando e Cult. Autor de "Entre Salas e Celas: dor e esperança nas crônicas de um juiz criminal" e "Sentenciando Tráfico: o papel do juiz do grande encarceramento”.

Sumário

PREFÁCIO DA SEGUNDA EDIÇÃO - Fábio de Sa e Silva
PREFÁCIO DA PRIMEIRA EDIÇÃO - Rubens Casara
OS QUATRO PARADOXOS. E MAIS UM PARA A 2ª EDIÇÃO

CAPÍTULO I – A COMIDA DO ASILO
1.1 Reformando o Judiciário
1.2 A judicialização da Política

CAPÍTULO II – O PROTAGONISMO SUBMISSO
2.1 Lava Jato, a cruzada
2.2 Imparcialidade X neutralidade

CAPÍTULO III – TIGRE DE PAPEL
3.1 A prisão do segundo grau
3.2 A democracia interrompida

CAPÍTULO IV – ESTRADA PARA PERDIÇÃO
4.1 Uma Constituição em disputa
4.2 Bolsonaro, outro patamar

CAPÍTULO V – O ESTADO DE EXCEÇÃO EM LEGÍTIMA DEFESA
5.1 STF x governo
5.2 Bolsonaro x STF
5.3 O estado de exceção em legítima defesa

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



Áreas do selo: EducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalTécnicos

Em um ambiente marcado pela massificação e pela profunda mercantilização do conhecimento, a editora Contracorrente encarna uma proposta radicalmente alternativa. Avessos às simplificações que contaminam a produção literária, buscamos conteúdo de qualidade, apostamos em novos talentos, promovemos traduções de grandes obras estrangeiras, produzimos edições bem cuidadas e valorizamos os nossos autores. Tudo isso, em rigor, é um tributo à inteligência e sofisticação de nossos leitores, cuja fiel companhia agradecemos imensamente. Rafael Valim Gustavo Marinho Camila Valim "Navegar é preciso; viver não é preciso". (Fernando Pessoa)

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.