Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Nise da Silveira: a jovem Minerva que queria ser médica



infantil, infantojuvenil, feminismo, histórico


Sinopse

A EDITORA CONTRACORRENTE apresenta mais um livro do selo infantil DO CONTRA. Trata-se do segundo volume da coleção Mulheres Insubmissas, intitulado “Nise da Silveira: a jovem Minerva que queria ser médica”, cujo texto é assinado pela escritora Milena Pinillos e as ilustrações por Karina Werner.

A coleção é coordenada por Patrícia Valim, historiadora dedicada à História das Mulheres e do Brasil, e Valeska Zanello, psicóloga clínica, dedicada aos estudos de gênero e saúde mental das mulheres. Serão 20 volumes contando histórias de mulheres corajosas do nosso país, do passado e do presente, que permaneciam ocultas ou esquecidas pela nossa cultura, principalmente por crianças em idade escolar.

A proposta é tirar essas histórias do silenciamento e mostrar ao nosso público infanto-juvenil que o papel das mulheres não é apenas o do matrimônio e da maternidade, mas sim o que elas quiserem. Descrita pelo Jornal do Recife como “a jovem Minerva”, a deusa romana da sabedoria e das artes, a alagoana Nise da Silveira foi uma médica psiquiátrica e brilhante escritora. Foi a única mulher de sua turma na Faculdade de Medicina da Bahia entre os 158 alunos.

É reconhecida mundialmente por ter desenvolvido um método inovador no tratamento de pessoas com transtorno mental, que rejeitava as formas até então utilizadas, apoiadas na agressividade dos eletrochoques e internação. Foi assim que criou o Museu de Imagens do Inconsciente, um centro de estudos e pesquisa destinado à preservação do que era produzido nos ateliês de desenho, encadernação, jardinagem, música e modelagem, contribuindo para a reintegração social fosse possível.

Nise quis entender a condição das mulheres de sua época, em sua maioria pobres e desamparadas, banidas da vida social por falta de oportunidades. Foi também uma ativista em temas relacionados a educação, política, saúde e artes. Por isso, foi acusada de subversiva e chegou a ser presa. Mesmo assim, não se escondeu de suas responsabilidades e não deixou o medo paralisá-la. Nunca deu sinais de cansaço. Escreveu livros, produziu documentários e organizou exposições. Foi, ainda, pioneira em estudar as relações afetivas entre paciente e animais. Por tudo que fez, recebeu muitos prêmios no Brasil e exterior.

Metadado adicionado por Editora Contracorrente em 28/11/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 28/11/2023
Última alteração: 13/05/2025

Autores e Biografia

Pinillos, Milena (Autor) - Milena Pinillos é historiadora e desenvolve pesquisa de doutorado sobre mulheres livres, libertas e escravizadas no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia (UFBA).; Valim, Patrícia (Coordenador) , Zanello, Valeska (Coordenador) , Werner, Karina (Ilustrador) - Karina Werner é ilustradora e mestre em design gráfico pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD-CR) de Portugal.

Áreas do selo: EducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalReligiãoTécnicos

Em um ambiente marcado pela massificação e pela profunda mercantilização do conhecimento, a editora Contracorrente encarna uma proposta radicalmente alternativa. Avessos às simplificações que contaminam a produção literária, buscamos conteúdo de qualidade, apostamos em novos talentos, promovemos traduções de grandes obras estrangeiras, produzimos edições bem cuidadas e valorizamos os nossos autores. Tudo isso, em rigor, é um tributo à inteligência e sofisticação de nossos leitores, cuja fiel companhia agradecemos imensamente. Rafael Valim Gustavo Marinho Camila Valim "Navegar é preciso; viver não é preciso". (Fernando Pessoa)

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.