Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Constitucionalismo global



Constitucionalismo Global, Constituição, Política Global


Sinopse

A Editora Contracorrente tem a honra de anunciar a publicação do livro Constitucionalismo Global, organizado pelos juristas brasileiros Georges Abboud e Ricardo Campos.

A obra reúne artigos sobre Constitucionalismo Global de autoria dos mais importantes juristas alemães da atualidade: Gunther Teubner, Karl-Heinz Ladeur, Lars Viellechner e Andreas Vosskuhle.

O livro, que inaugura a coleção “Ius publicum e modernidade”, aponta que o constitucionalismo precisa de “novos impulsos teóricos e reformulações que nos permitam continuar a servir como veículo das garantias fundamentais”, buscando contribuir para o diálogo entre o Direito Constitucional brasileiro e o global.

Nas palavras dos organizadores: “a necessidade de investigar as formas por meio das quais o Direito, e mais especificamente o Direito Constitucional, pode enfrentar os litígios transnacionais, as novas fontes do Direito e suas respectivas formas de legitimação, fora, respectivamente, do Direito Estatal e da tradicional soberania popular, é o que motiva os textos deste volume”.

Metadado adicionado por Editora Contracorrente em 06/12/2022

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 06/12/2022
Última alteração: 19/12/2022

Autores e Biografia

Abboud, Georges (Organizador), Campos, Ricardo (Organizador), Teubner, Gunter (Colaborador), Ladeur, Karl-Heinz (Colaborador), Vosskuhle, Andreas (Colaborador)

Sumário

SOBRE OS AUTORES

APRESENTAÇÃO

CAPÍTULO I – CAMINHOS DO CONSTITUCIONALISMO GLOBAL: POR UMA
ANTROPOFAGIA HERMENÊUTICA
Georges Abboud e Ricardo Campos

CAPÍTULO II – QUOD OMNES TANGIT (O QUE RESPEITA A TODOS): CONSTITUIÇÕES TRANSNACIONAIS SEM DEMOCRACIA?
Gunther Teubner

CAPÍTULO III – A EXPANSÃO TRANSNACIONAL DE DIREITOS FUNDAMENTAIS ESTATAIS: SOBRE A CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO REGIME GLOBAL DO DIREITO PRIVADO
Karl-Heinz Ladeur e Lars Viellechner

CAPÍTULO IV – PLURALISMO JURÍDICO COMO DESAFIO: SOBRE O SIGNIFICADO DO DIREITO INTERNACIONAL E DA COMPARAÇÃO
JURÍDICA NA JURISPRUDÊNCIA DO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL FEDERAL
Andreas Vosskuhle



Áreas do selo: EducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalTécnicos

Em um ambiente marcado pela massificação e pela profunda mercantilização do conhecimento, a editora Contracorrente encarna uma proposta radicalmente alternativa. Avessos às simplificações que contaminam a produção literária, buscamos conteúdo de qualidade, apostamos em novos talentos, promovemos traduções de grandes obras estrangeiras, produzimos edições bem cuidadas e valorizamos os nossos autores. Tudo isso, em rigor, é um tributo à inteligência e sofisticação de nossos leitores, cuja fiel companhia agradecemos imensamente. Rafael Valim Gustavo Marinho Camila Valim "Navegar é preciso; viver não é preciso". (Fernando Pessoa)

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.