Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O populismo reacionário: ascensão e legado do bolsonarismo



Populismo, conjuntura, presidente, bolsonarismo


Sinopse

A Editora Contracorrente tem a satisfação de anunciar a publicação do livro O populismo reacionário: ascensão e legado do bolsonarismo, dos pesquisadores e professores Christian Lynch e Paulo Henrique Cassimiro.

Em análise aguda do contexto político nacional contemporâneo – sem, contudo, desconsiderar o cenário internacional –, a obra empreende uma verdadeira radiografia do populismo radical de direita do governo bolsonarista.

Este pode ser caracterizado por uma “ideia reacionária de restauração da ordem” anterior ao processo de redemocratização do país; pela presença massiva de militares na Administração; pela adesão ao negacionismo e a discursos baseados “na linguagem dos afetos ou nas paixões”; pela promoção de vantagens entre familiares; pela conversão de valores reacionários “em termos de políticas públicas”; e pela identificação do presidente Bolsonaro como representante autêntico do culto à família e às tradições do povo brasileiro.

Nesse contexto de inversões e delírios, o próprio Estado de Direito “é reduzido retoricamente pelo populista radical a um simples ardil, por meio do qual uma minoria – o establishment – burla ou viola a democracia em detrimento da vontade do povo, para perpetuar um sistema injusto, porque explorador ou corrompido”.

Nas contundentes palavras dos autores: “enquanto os senhores de engenho levantavam igrejas e protegeriam o povo, viris ‘bandeirantes’ chefiavam milícias de mestiços em expedições pelo sertão adentro para apresar indígenas e buscar riquezas naturais, extraindo da exuberante natureza o máximo que podiam, sem a presença incômoda de um Estado que, de resto, não existia. Daí a atração de Bolsonaro por tudo aquilo que a sociedade brasileira herdou de pior da colonização: o culto da morte e da violência, o autoritarismo, a exploração predatória da natureza, anti-intelectualismo, o personalismo, o patrimonialismo etc. Emissário da vontade providencial do povo, ele acreditava ter chegado ao poder para restaurar a velha e boa ordem, identificada imediatamente com o regime militar”.

Tudo isso torna esta obra uma leitura obrigatória para todos aqueles que desejam compreender melhor o contexto atual.

Metadado adicionado por Editora Contracorrente em 27/06/2022

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 27/06/2022
Última alteração: 04/06/2024
Última alteração de preço: 04/06/2024

Autores e Biografia

Lynch, Christian (Autor) , Cassimiro, Paulo Henrique (Autor)

Sumário

INTRODUÇÃO: A ASCENSÃO DO POPULISMO REACIONÁRIO

CAPÍTULO I – CRISE DA NOVA REPÚBLICA: ASCENSÃO, FASTÍGIO E DECLÍNIO DO JUDICIARISMO

CAPÍTULO II – A IDEOLOGIA DO POPULISMO REACIONÁRIO NO BRASIL

CAPÍTULO III – ESTRATÉGIA POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DO POPULISMO REACIONÁRIO NO PODER

CAPÍTULO IV – UMA REVOLUÇÃO REACIONÁRIA FRUSTRADA?

CONCLUSÃO: O PARADOXO DO PARASITA

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



Áreas do selo: EducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalTécnicos

Em um ambiente marcado pela massificação e pela profunda mercantilização do conhecimento, a editora Contracorrente encarna uma proposta radicalmente alternativa. Avessos às simplificações que contaminam a produção literária, buscamos conteúdo de qualidade, apostamos em novos talentos, promovemos traduções de grandes obras estrangeiras, produzimos edições bem cuidadas e valorizamos os nossos autores. Tudo isso, em rigor, é um tributo à inteligência e sofisticação de nossos leitores, cuja fiel companhia agradecemos imensamente. Rafael Valim Gustavo Marinho Camila Valim "Navegar é preciso; viver não é preciso". (Fernando Pessoa)

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.