Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Antropologia e Vida Moderna



Antropologia Cultural; Antropologia; Biologia Humana; Cultura; Cultura Primitiva; Desenvolvimento; Educação; Etnografia; Etnologia; Eugenia; Franz Boas; Igualdade; Inter-relação; José Carlos Pereira; Raça; Racismo; Relações raciais; Século XX; Sociedade; Supremacia Racial; Vida moderna;


Sinopse

Em 1928, Franz Boas escreveu Antropologia e Vida Moderna como uma declaração de fé após mais de trinta anos de pesquisa no campo da raça e da cultura. E este é um livro que mudou a mente das pessoas. Se algumas das ideias nele desenvolvidas agora parecem evidentes, é porque se tornaram parte de nosso pensamento ao longo dos muitos anos desde que foram escritas. Mas as velhas maneiras de pensar morrem de modo difícil e prolongado. Em 1961, foi necessário que a Associação Antropológica Americana reafirmasse sua posição sobre a igualdade racial. Há muitos que pensam que somente os sistemas sociais que se assemelham aos seus merecem ser apoiados; que as riquezas com as quais a natureza os abençoou devem ser compartilhadas somente com aqueles que compartilham do mesmo ponto de vista. Ao enfrentarmos as nações emergentes da África e da Ásia, devemos olhar para trás, para a história do ser humano nesta terra, e olhar adiante, para o próximo passo em sua evolução.

Metadado adicionado por Mauad Editora em 30/06/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 30/06/2025
Última alteração: 30/06/2025

Autores e Biografia

Boas, Franz (Autor) - Franz Boas nasceu em Minden, Westphalia, e se formou nas Universidades de Kiel, Bonn e Heidelberg. Graduou-se em Ciências; seu doutorado foi em Física e sua dissertação sobre a cor da água do mar. Mas seu interesse sempre esteve na maneira como as pessoas organizavam suas vidas. Se estabeleceu nos Estados Unidos lançando as bases para uma antropologia americana específica. Sua primeira nomeação acadêmica foi na Clark University, então recentemente organizada para trazer o mais o novo aprendizado científico para a América. Depois de deixar Clark, organizou as coleções antropológicas para a Chicago World’s Fair em 1893. Em 1895 se tornou curador de Etnologia no American Museum of Natural History (AMNH) e conferencista (posteriormente professor,) de Antropologia na Columbia University. Rompeu sua ligação formal com o AMNH em 1905, mas permaneceu na Columbia até sua morte, em 1942. Suas pesquisas estão incorporadas em numerosos relatórios e monografias, sendo as mais conhecidas The Social Organization and the Secret Societies of the Kwakiutl Indians (1897), Tsimshian Mythology (1916), e Primitive Art (1927). Suas principais publicações no campo da Antropologia Física foram “The Growth of Children” (1892-1939) e “Changes in Bodily Form of the Descendants of Immigrants” (1911). Editou o Handbook of American Indian Languages e escreveu vários esboços gramaticais. Por muitos anos, atuou como editor do International Journal of American Linguistics e do Journal of American Folklore. Foi um colaborador prolífico para revistas científicas neste país e no exterior. Escreveu dois livros para o leitor em geral não especializado: The Mind of Primitive Man (1911) e Anthropology and Modern Life (1928), além de um volume de artigos coletados intitulado Race, Language and Culture, publicado em 1940. Dentre as suas principais obras, foram publicadas pela Mauad X: Arte Primitiva (2015), Raça e Sociedade Democrática (2023) e Raça, Língua e Cultura (2025). ; Pereira, José Carlos (Tradutor) - José Carlos Pereira é professor com pós-doutoramento em Antropologia Social, doutorado em Sociologia, mestrado em Ciências da Religião, bacharelado em Teologia e licenciatura plena em Filosofia. Escritor com mais de 95 livros publicados no Brasil e no exterior, e tradutor de Franz Boas. Para a Mauad X traduziu as obras: Raça, Língua e Cultura, Arte Primitiva e Raça e Sociedade Democrática. Além dessas, traduziu também Antropologia Cultural, Método de Pesquisa em Antropologia e Antropologia da Educação (Ed. Contexto) e A mente do ser humano primitivo (Ed. Vozes).

Sumário

Introdução – 7

CAPÍTULO I

O QUE É ANTROPOLOGIA? – 15

CAPÍTULO II

O PROBLEMA DA RAÇA – 19

CAPÍTULO III

A INTER-RELAÇÃO ENTRE AS RAÇAS – 45

CAPÍTULO IV

NACIONALISMO – 57

CAPÍTULO V

EUGENIA– 71

CAPÍTULO VI

CRIMINOLOGIA – 81

CAPÍTULO VII

ESTABILIDADE DA CULTURA – 87

CAPÍTULO VIII

EDUCAÇÃO – 109

CAPÍTULO IX

VIDA MODERNA E CULTURA PRIMITIVA –129

Referências – 155



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.