Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Cultura do podcast - Reconfigurações do rádio expandido



Kischinhevsky, Marcelo (Autor) - Marcelo Kischinhevsky é professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ) e bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Diretor do Núcleo de Rádio e TV, órgão do Fórum de Ciência e Cultura responsável pela implantação da Rádio UFRJ, leciona também nos cursos de Jornalismo e de Radialismo da ECO/UFRJ, mesma instituição onde se graduou em Jornalismo e concluiu o mestrado e o doutorado. É autor dos livros: Radio y medios sociales: mediacciones e interaciones radiofónicas digitales (Barcelona: Ed. UOC, 2017), Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação (Rio de Janeiro: Mauad X, 2016) e O rádio sem onda: convergência digital e novos desafios na radiodifusão (Rio de Janeiro: E-Papers, 2007), além de co-organizador de diversas coletâneas e dezenas de artigos científicos e capítulos de livros. Pesquisa podcasting desde 2007 e desenvolve o conceito de “rádio expandido” há mais de dez anos.

Agências de Publicidade, Aplicativos, Cibercultura, Comunicação, Consumo Midiático, Consumo, Conteúdo, Cultura, Diversidade, Emissoras de Rádio, Escuta Radiofônica, Estudos Radiofônicos, Fenômeno Comunicacional, História, Identidade Cultural, Linguagem, Marcelo Kischinhevsky, Mediamorfose, Métricas, Mídia Social, Mídia Sonora, Narrativa Sonora, Plataformas, Plataformização, Playlists, Pluralidade, Podcasting, Podcasts, Produtoras de Conteúdo, Rádio, Radiomorfose, Tecnologia, Tendências, Universo Sonoro, Vida Social.


Sinopse

Como podcasts são produzidos? Que representações sociais e narrativas difundem? Como são ouvidos? Que laços constroem com suas audiências e em que medida são restringidos (ou não) por órgãos regulatórios? Este livro investiga o circuito de cultura do podcasting, explorando suas dinâmicas a partir de cinco instâncias inter-relacionadas: produção, representação, consumo, identidade e regulação. É traçada uma história desta prática radiofônica batizada há 20 anos, identificam-se os principais atores – produtoras, redes de podcasts, grupos tradicionais de mídia e grandes plataformas digitais – e exploram-se, ainda, as principais tendências do mercado. Entre elas, destacam-se o crescente investimento em jornalismo narrativo, a articulação com mídias sociais e aplicativos de mensagens instantâneas em estratégias de engajamento e fidelização de ouvintes, os mitos sobre a produção de podcasts em vídeo, a montagem de shows em casas de espetáculos e os desafios trazidos pela opacidade dos algoritmos das plataformas e pelas incertezas sobre métricas de audiência. A obra traz ainda o resultado de 16 entrevistas com profissionais de podcasting dos mais diversos perfis, de microempresas a grandes companhias.

Metadado adicionado por Mauad Editora em 23/08/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 23/08/2024
Última alteração: 23/08/2024

Sumário

Prefácio — A complexidade do podcasting como fenômeno, Debora Cristina Lopez
1. Introdução
2. Entre a utopia da cibercultura e a lógica radiofônica
2.1 Novo meio ou rádio expandido?
2.2 Plataformização desde as origens
2.3 A segunda onda
2.4 Rumo à consolidação
3. O circuito de cultura do podcasting
3.1 A produção redesenhada
3.2 Representação de outras vozes
3.3 Identidade cultural e hipersegmentação
3.4 Novas formas de consumo
3.5 A lacuna regulatória
4. Tendências: para onde vamos?
4.1 A força da contação de histórias
4.2 Articulações com mídias sociais e mensageiros instantâneos
4.3 Podcasting gravado ao vivo
4.4 Podcasting em casas de espetáculos
4.5 O problema das métricas
5. Conclusões
Entrevistas
Referências



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.