Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Inquisição no Rio de Janeiro,A



Ação Inquisitorial, ANTT, Antissemitismo, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Atividades Econômicas, Batismo, D. Manuel I, Capitania, Cidadania, Colonização, Cristãos-novos, Estado, História, Igreja, Inquisição, Judaísmo, Judeus, Neusa Fernandes, Portugal, Processos, Produção, Relações Étnicas, Rei de Portugal, Rio de Janeiro, Riqueza, Século XVII, Século XVIII, Sociedade, Vítimas, Xenofobia.


Sinopse

Permita-se a uma deslumbrante viagem aos séculos XVI a XVIII e, principalmente, à Capitania do Rio de Janeiro pelas mãos de uma das mais conceituadas e produtivas historiadoras. Como muito poucos, a professora Neusa Fernandes é uma profunda conhecedora destas terras dos tamoios ou tupinambás.
Na presente obra percorreremos os difíceis caminhos dos judeus que, aceitando ou não o batismo forçado de D. Manuel I, rei de Portugal, vieram degredados para o Brasil. Assim, inúmeros cristãos-novos chegaram ao Rio de Janeiro fugindo da xenofobia, do antissemitismo e da Inquisição.
Temos aqui uma pesquisa densa em mais de mil processos inquisitoriais e manuscritos do século XVIII, em depósito no Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT), em Lisboa. Como raros trabalhos, este une a comprovação de direitos e a reflexão acadêmica. Assim, este estudo vem auxiliando a muitos descendentes a reivindicarem suas origens lusas. (Beatriz Kushnir, Historiadora)

Metadado adicionado por Mauad Editora em 05/09/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 05/09/2024
Última alteração: 22/10/2024

Autores e Biografia

Fernandes, Neusa (Autor) - Neusa Fernandes é presidente do Instituto Histórico Geográfico do Rio de Janeiro (IHGRJ). Doutora e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutoramento em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Sócia-fundadora, efetiva e benemérita do Instituto Histórico e Geográfico de Vassouras (IHGV). É autora de Eufrásia e Nabuco, em 2ª edição, A inquisição em Minas Gerais no século XVIII, em 3ª edição, A Inquisição em Minas Gerais: processos singulares, e organizadora de Cantos e Encantos do Rio e Biografias e Trajetórias, publicados pela Mauad X, dentre outras obras.

Sumário

Sumário
Lista de Abreviaturas –– 8
Prefácio –– 9
Introdução –– 11
Capítulo 1 — A Cidade do Rio de Janeiro –– 15
1.1 Primeiros tempos –– 15
1.2 Início da colonização –– 17
Capítulo 2 — A Integração da Cidade –– 21
2.1 Povoamento e sociedade –– 21
2.2 Cristãos-novos no Rio de Janeiro –– 24
Capítulo 3 — Produção e Riqueza –– 29
3.1 As atividades econômicas –– 29
3.2 Descobertas e caminhos –– 34
Capítulo 4 — A Inquisição no Rio de Janeiro –– 39
4.1 Ação inquisitorial –– 39
4.2 Cristãos-novos vítimas da Inquisição no Rio de Janeiro (séculos XVII e XVIII) –– 50
Conclusões –– 203
Referências –– 205
Fontes primárias –– 205
Bibliografia –– 206
Bibliografia auxiliar –– 209
Glossário –– 204
Notas –– 207



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.