Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Suplementos literários e cadernos culturais
Origens no Brasil e trajetória no Rio de Janeiro



Mauad, Isabel (Autor) - Isabel Cristina Mauad foi jornalista, empresária, editora, fundadora da Mauad X Editora. Graduou-se em Comunicação – Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e fez o Mestrado em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob a orientação do professor Muniz Sodré. Mineira de Cataguases, trabalhou na chamada “grande imprensa” por vinte anos. Ganhou dois prêmios Esso: um de Cultura, individual, pela série “Inéditos na Literatura”, publicada no Segundo Caderno de O Globo em 1991; e outro de Política, em equipe, pela Veja em 1987. Também recebeu o Prêmio Literário oferecido pela Câmara Brasileira do Livro e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros, pela cobertura da Bienal do Livro de 1993. Foi contemplada com a “Medalha JK”, a maior honraria concedida pela UFJF, que homenageia profissionais reconhecidos pela notável contribuição ao desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da extensão. Faleceu em 2023, em São Paulo, aos 69 anos.

Cadernos Culturais; Colunas Jornalísticas; Comunicação; Cultura; Década de 1990; Editora Mauad; Grande Imprensa; História do Jornalismo; Imprensa; Isabel Mauad; Jornais do Rio de Janeiro; Jornais; Jornalismo Brasileiro; Jornalismo; Jornalistas; Mauad X Editora; Mauad Editora; Reportagens; Repórter; Segundo Caderno O Globo; Suplementos Literários.


Sinopse

Um livro com história, na história, para a história. Esta frase resume, de certa forma, a importância do livro de Isabel Mauad, resultado de pesquisa realizada na década de 1990, sobre os suplementos literários e cadernos culturais dos jornais do Rio de Janeiro. Ao mapear e descrever inúmeras fontes empíricas, é exatamente a localização no tempo que mostra o seu valor para a história do jornalismo.
As transformações da imprensa de 1940/1950, com a expansão dos cadernos nos jornais, aponta um momento crucial, que começara bem antes. Isso faz do livro uma obra na história. Mas é também um livro com história: resultado da reflexão da autora, que fora repórter de cadernos culturais, aprofundando o seu olhar para fora das redações, ou seja, para o lugar de pesquisadora, refletindo sobre processos que fizeram parte de sua vivência no jornalismo. É para a história também por mostrar o que eram os suplementos literários, quando passaram a ser, cada vez mais, desvalorizados na imprensa. Mas é, sobretudo, para a história, por prestar justa homenagem à editora que foi também dedicada pesquisadora. Como está explicitado na justificativa da edição desta produção originária dos anos 1990, só agora, na segunda década do século XXI, a sua publicação é uma forma de reafirmar a sensibilidade, o vigor e a paixão de Isabel pelos livros e pela palavra, fazendo dele, definitivamente, uma obra com história, na história e para a história. Marialva Barbosa – Professora Titular da Escola de Comunicação da UFRJ


Metadado adicionado por Mauad Editora em 27/08/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 27/08/2024
Última alteração: 27/08/2024

Sumário

Sumário
Nota do Editor – 11
Apresentação – MUNIZ SODRÉ –13
Introdução –17
1 – “SUPLEMENTOS”, “CADERNOS” E “CULTURA” POR DENOMINAÇÃO: PANORAMA GERAL – 27
2 – A IMPRENSA NO BRASIL E A ORIGEM DOS SUPLEMENTOS – 41
3 – MAPEAMENTO – 57
4 – NOVA LINGUAGEM NOS ANOS 1950/1960 – 83
5 – ANOS 1970: UM ESTUDO DE CASO – 101
6 – 1980/1990: OS DIAS DE HOJE – 109
Conclusão – 119
Bibliografia – 127
Anexos – 131



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.