Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

História cultural da imprensa
O tempo presente – Brasil (1980-2010)



Barbosa, Marialva (Autor) - Marialva Barbosa é professora titular da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), onde também atua no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura (PPGCOM). Cientista do Nosso Estado da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Doutora em História, dedica-se a estudar, há várias décadas, a Comunicação nas suas conexões com a História, tendo publicado várias obras sobre o tema. O livro é o último da trilogia “História Cultural da Imprensa”, cujos dois primeiros volumes foram publicados em 2007 (século XX) e em 2010 (século XIX), pela Mauad X Editora. Também é autora de História da Comunicação no Brasil, 2013, Editora Vozes.

Marialva Barbosa, Brasil, História, Comunicação, Jornalismo, Imprensa, Classe, Povo, Mercado Editorial, Revista Veja, Memórias, Consumo, Juventude, Violência, Discurso, Movimento Negro, Pesquisa, Espaço, Tempo, Jornalismo Digital, Historicidade, Narrativa, Século XX, Século XXI, Cronologia


Sinopse

O livro completa a trilogia “História Cultural da Imprensa”, iniciada em 2007, continuada em 2010 e completada com este terceiro volume, que se ocupa do período de 1980 a 2010. Experimentando um formato que privilegia uma narrativa de fácil compreensão, produz uma obra de síntese sobre a história da imprensa no Brasil do final do século XX ao início do século XXI, integrando outros espaços territoriais e diversas expressões midiáticas. Dividido em seis capítulos e em duas partes, dedica-se, na primeira, a analisar as transformações da imprensa das quais a autora também foi testemunha: a modernização, o jornalismo popular e as revistas. Na segunda, inclui outros territórios; o Movimento Negro e sua imprensa; e as transformações mais contemporâneas, fazendo ainda uma crítica ao manejo das pesquisas históricas que vêm sendo realizadas.
Experimento de análise, a obra ensaia possibilidades de construção. Ao término de cada capítulo aparecem, como subitens, os principais pressupostos teóricos nas Iluminuras. Procura, assim, se afastar dos modelos que repetem os tratados: herméticos, incompreensíveis e que pelo regime de citação assombrado querem se fazer científicos. Manejando informações históricas e reatualizando a sua cristalizada ordem cronológica em direção a outra, que faz dos vínculos do presente com o passado o nexo da abordagem, oferece ao leitor um mosaico contemporâneo sobre a história da imprensa no Brasil do tempo presente.

Metadado adicionado por Mauad Editora em 27/05/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 27/05/2024
Última alteração: 28/05/2024

Sumário

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
PARTE I — RELEMBRANÇAS, O DENTRO
Capítulo 1 — O MODERNO NA IMPRENSA E NOS JOGOS MEMORÁVEIS
Concentração em interpretação de dados
Do barulho ao silêncio
Iluminuras
Capítulo 2 — ESPREMENDO (ÀS VEZES) AINDA SAI SANGUE
“Jornais feitos para o povo”
Que povo é esse?
Leituras das sensações
Iluminuras
Capítulo 3 — DIANTE DAS BANCAS DE REVISTAS
O mercado editorial e as empresas
Veja: entre memórias e histórias
Sob o signo do consumo
Em busca da juventude
Iluminuras
PARTE II — RELEMBRANÇAS, O FORA
Capítulo 4 — SÃO OS DO NORTE QUE VÊM...
Olhar multifacetado e incompleto
Imprensa à margem
A matança dos inocentes: violência e morte como destino discursivo da imprensa
Capítulo 5 — OS GRITOS VÊM DAS COMUNIDADES
Do silêncio aos gritos
O Movimento Negro e sua imprensa 1
Dando voz a outros
Capítulo 6 — UMA HISTÓRIA DA IMPRENSA: TRILHAS DE PESQUISA
Recortes, pedaços, espaços e tempos em desalinho
Ainda precisamos de obras de síntese?
A explosão do on-line
Trilha preponderante: o jornalismo digital
Iluminuras Finais — TEMPO: ÚLTIMO CENÁRIO
Historicidades: a dimensão filosófica do ser e do tempo na história
Tempo e narrativa: a poética da história
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.