Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A imprensa contra o Estado



MIlani, Wilson (Autor)

Comunismo, Ditadura, Revolução, Partidos de Esquerda, Partido Comunista do Brasil, Militância, Movimento Operário, História, Clandestinidade, Estado, Polícia Política, Repressão, Anticomunismo, Século XX, Doutrinação


Sinopse

A partir de investigação minuciosa nos arquivos da polícia política brasileira, Wilson Milani oferece aos leitores uma análise inteligente e sensível de uma luta secreta em torno do poder das palavras impressas. De um lado, os comunistas e suas gráficas, os argumentos e sonhos revolucionários. De outro, as ditaduras brasileiras e sua perseguição sistemática às ideias que ameaçariam a “paz social” que diziam preservar.
Numa linguagem envolvente e rica, o livro aborda um universo de luta política e perseguição feroz: em recônditos lugares, impressoras e mimeógrafos são manejados por militantes gráficos; nos quartéis da polícia, urde-se a ideologia anticomunista que vê em cada panfleto ou boletim um vírus subversivo, um agente patológico infeccionando o organismo social.
Unindo rigor científico à preocupação em transmitir ao leitor a relevância do tema, o autor trouxe para o presente uma reflexão que perpassa a história brasileira: a resistência através dos meios de comunicação e suas consequências muitas vezes letais. Como afirmou o professor Mauricio Lissovsky no texto da orelha do livro: “No mundo dos memes em que vivemos, em que o anticomunismo ressurge na forma da “guerra cultural”, a leitura deste livro não ilumina apenas nosso passado. Como toda história bem contada, transpira atualidade.”

Metadado adicionado por Mauad Editora em 24/02/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 24/02/2023
Última alteração: 06/05/2024
Última alteração de preço: 06/05/2024

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.