Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Escravidão e trabalho forçado
das abolições do século XIX às abolições contemporâneas



Ferreras, Norberto O. (Autor)

Trabalho Escravo, Trabalho Escravo Contemporâneo, Trabalho Forçado, Trabalhadores Escravizados, Crime, Abolição, Capitalismo, História, Século XIX, Século XX


Sinopse

Unindo rigor científico à urgência do tema, este livro traz ao leitor uma categoria controversa: o “Trabalho Forçado”, também conhecido como “Trabalho Escravo Contemporâneo”. Sob a perspectiva da História Global, o autor aborda a construção da categoria do Trabalho Forçado, bem como a criminalização e a consequente abolição do Trabalho Escravo em diferentes países do mundo.

Com uma escrita fluida e rica em referências, a obra abrange as abolições, nos séculos XIX e XX, do trabalho compulsório, tanto o legal quanto o ilegal, e as formas como a questão foi tratada em diversas regiões. Discute também o modo como o tema abolicionista foi tratado nos organismos internacionais ao longo do século XX e como foi incorporado pelos movimentos de descolonização nas suas lutas independentistas e emancipatórias.

Finalmente, uma discussão fundamental trazida neste Escravidão e Trabalho Forçado é sobre a aproximação que relaciona o trabalho compulsório com o desenvolvimento do capitalismo, desde inícios do século XIX e ao longo do XX. Para Norberto O. Ferreras, a relação entre utilização de trabalho forçado e o capitalismo se apresenta como necessária para o desenvolvimento das sociedades capitalistas e não como um efeito colateral. Dessa forma, ele nos mostra que o Trabalho Forçado é parte constituinte do capitalismo, o que acaba por caracterizar essa categoria trabalhista não apenas como um crime, mas também como possibilidade, entre outras, de organizar a força de trabalho.

Metadado adicionado por Mauad Editora em 01/09/2022

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 01/09/2022
Última alteração: 06/05/2024
Última alteração de preço: 06/05/2024

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.