Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Meu adorado Pedro
Romance baseado na vida de dona Leopoldina



Moll, Vera (Autor) - Vera Moll é capixaba de Mimoso do Sul. Mudou-se para o Rio em 1965, onde cursou Filosofia. Com as chegada dos cinco filhos, abandonou o magistério. Dentro de casa, emparedada, encontrou na literatura uma nova voz e, a partir daí, não parou mais de escrever. Publicou Teias de Aranha, (Antares, 1981, ensaio autobiográfico); Um homem delicado (Uapê, 1996) romance que recebeu o Prêmio Octávio de Faria 1999 da UBE; Mulher de bandido (Uapê, 1998, romance que recebeu o Prêmio Alejandro, J. Cabassa 2000 da UBE); Meu Adorado Pedro, romance baseado na vida de dona Leopoldina (Bom Texto, 2001); O Vestido Vermelho, Prêmio Cruz e Sousa de Literatura, 2° lugar (Bom Texto, 2011, 2ª edição). Em parceria com a irmã, Sônia Mileipe, escreveu O Barão do Café, memória de uma família brasileira (Jaguatirica, 2013); Matalauê está me chamando (Alameda, 2019).

Vera Moll, Literatura, Romance, História, Brasil, República, Império, Imperatriz Leopoldina, Dom Pedro I, Rio de Janeiro, Política, Traição, Poligamia, Memória


Sinopse

A pesquisa e reconstrução da vida de dona Leopoldina, esposa de Dom Pedro I, romanceada pela autora, resultam em uma bem sucedida ficção histórico-literária. Vera Moll permitiu-se entrar na narrativa, conversando com a imperatriz, consolando-a e dando-lhe conselhos, como se fora sua mãe ou irmã mais velha. Vencendo dois séculos de distância, autora e personagem dialogam e trocam confidências como duas amigas, o que confere veracidade ao texto.
A unidade do país, os embates políticos entre brasileiros e portugueses, as intrigas da corte, o destino da Casa de Bragança marcam as circunstâncias políticas do nascimento do Império do Brasil, em que dona Leopoldina oscila entre a saudade de sua pátria distante, a Áustria, os interesses de Estado e o protocolo da corte em meio às querelas de um casal comum.
De um ardente e despótico Pedro, a autora traça um retrato justo: se suas fraquezas, defeitos e injustiças ficam expostos à luz do sol, suas virtudes como ser humano e imperador não são ignoradas. A natureza poligâmica de Pedro, porém, não diminui o amor de Leopoldina pelo marido e, unida à violência do seu temperamento, será a causa do infortúnio da Imperatriz narrado no livro.

Metadado adicionado por Mauad Editora em 26/04/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

8587723138 (ISBN da Edição anterior)


Metadados adicionados: 26/04/2024
Última alteração: 10/06/2024
Última alteração de preço: 10/06/2024

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.