Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Meu adorado Pedro
Romance baseado na vida de dona Leopoldina



Vera Moll, Literatura, Romance, História, Brasil, República, Império, Imperatriz Leopoldina, Dom Pedro I, Rio de Janeiro, Política, Traição, Poligamia, Memória


Sinopse

A pesquisa e reconstrução da vida de dona Leopoldina, esposa de Dom Pedro I, romanceada pela autora, resultam em uma bem sucedida ficção histórico-literária. Vera Moll permitiu-se entrar na narrativa, conversando com a imperatriz, consolando-a e dando-lhe conselhos, como se fora sua mãe ou irmã mais velha. Vencendo dois séculos de distância, autora e personagem dialogam e trocam confidências como duas amigas, o que confere veracidade ao texto.
A unidade do país, os embates políticos entre brasileiros e portugueses, as intrigas da corte, o destino da Casa de Bragança marcam as circunstâncias políticas do nascimento do Império do Brasil, em que dona Leopoldina oscila entre a saudade de sua pátria distante, a Áustria, os interesses de Estado e o protocolo da corte em meio às querelas de um casal comum.
De um ardente e despótico Pedro, a autora traça um retrato justo: se suas fraquezas, defeitos e injustiças ficam expostos à luz do sol, suas virtudes como ser humano e imperador não são ignoradas. A natureza poligâmica de Pedro, porém, não diminui o amor de Leopoldina pelo marido e, unida à violência do seu temperamento, será a causa do infortúnio da Imperatriz narrado no livro.

Metadado adicionado por Mauad Editora em 26/04/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

8587723138 (ISBN da Edição anterior)


Metadados adicionados: 26/04/2024
Última alteração: 10/06/2024
Última alteração de preço: 10/06/2024

Autores e Biografia

Moll, Vera (Autor) - Vera Moll é capixaba de Mimoso do Sul. Mudou-se para o Rio em 1965, onde cursou Filosofia. Com as chegada dos cinco filhos, abandonou o magistério. Dentro de casa, emparedada, encontrou na literatura uma nova voz e, a partir daí, não parou mais de escrever. Publicou Teias de Aranha, (Antares, 1981, ensaio autobiográfico); Um homem delicado (Uapê, 1996) romance que recebeu o Prêmio Octávio de Faria 1999 da UBE; Mulher de bandido (Uapê, 1998, romance que recebeu o Prêmio Alejandro, J. Cabassa 2000 da UBE); Meu Adorado Pedro, romance baseado na vida de dona Leopoldina (Bom Texto, 2001); O Vestido Vermelho, Prêmio Cruz e Sousa de Literatura, 2° lugar (Bom Texto, 2011, 2ª edição). Em parceria com a irmã, Sônia Mileipe, escreveu O Barão do Café, memória de uma família brasileira (Jaguatirica, 2013); Matalauê está me chamando (Alameda, 2019).

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.