Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Formas do fim:
as humanidades ante o colapso



Formas do Fim literatura contemporânea resistência cultural existencialismo contos brasileiros narrativa crítica literatura brasileira antologia literária reflexão filosófica Kotter Editorial


Sinopse

Nunca houve tanto fim. Mas estará a crítica social à altura do desafio — pelo menos no plano teórico? Este livro se esforça para contribuir com o preenchimento dessa lacuna. Naturalmente, ele não pode oferecer senão algumas amostras, dar algumas indicações, abrir algumas pistas. As abordagens são bastante variadas, e as fontes também. O que, no entanto, une as abordagens — e as distingue, ao mesmo tempo, de inúmeras outras, é o fato de conceber a necessidade de “grandes teorias”, de teorias que se proponham a apreender a totalidade social e assediar o núcleo da sociedade capitalista contemporânea. Mas apenas o desdobramento dos acontecimentos nos próximos anos poderá responder a essa pergunta: será que, mesmo aqueles que detestam a sociedade atual, desejam verdadeiramente o colapso? Ou, perante o desconhecido e a possibilidade de as coisas ficarem ainda piores, vão preferir esperançar que o mundo como conheceram continue, bem ou mal?

Anselm Jappe

***

O espectro do fim ronda a teorização contemporânea. A julgar pelo conjunto das publicações que datam das duas últimas décadas, esse fim é de fato iminente. Razão sangrenta (2004), de Robert Kurz; Realismo capitalista (2009), de Mark Fisher; Tempo comprado (2013), de Wolfgang Streeck; A sociedade autofágica (2017), de Anselm Jappe; A nova idade das trevas (2018), de James Bridle; Ideias para adiar o fim do mundo (2019), de Ailton Krenak; Terra arrasada (2022), de Jonathan Crary – os exemplos são inúmeros, e tornam qualquer lista apenas provisória. Mas em que consiste exatamente esse fim? Estamos falando de uma “explosão” [a bang], ou muito mais de um suspiro [a whimper]? São diversas as formas sob as quais o discurso do fim se apresenta: devastação ambiental, esgotamento do capitalismo, esfacelamento do Estado moderno, anestesia atencional, morte da verdade, crises migratórias… Os capítulos reunidos neste volume exploram as várias figurações do fim tal como concebidas por diferentes áreas das humanidades.

Metadado adicionado por Kotter Editorial em 11/11/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 11/11/2025
Última alteração: 11/11/2025

Autores e Biografia

Mueller, Rafael Rodrigo (Organizador) , Cechinel, André (Organizador)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.