Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

O poeta e o rio



atual, espiritualidade poética, Kotter Editorial, literatura brasileira, literatura contemporânea, livro de poemas, O Poeta e o Rio, poesia brasileira, poesia existencial, poesia filosófica, poesia lírica, poesia sobre a vida, Ronie Santos


Sinopse

A escrita de Ronie Santos descreve o percurso da busca por vestígios de alguma memória, resquícios dos gerúndios que os tempos geram, degeneram e regeneram, itinerário de expectativas e perspectivas, andanças sinuosas em caminhos que vão desbravando lugares e pessoas, seus discernimentos e sentimentos sobre lacunas e miragens.

Em poemas diversos desse paulista-cearense-mineiro, controverso caipira/cosmopolita,

evidenciam-se doloridas e dolorosas consciências de que o passado não é o que passou, mas o que consciente ou inconscientemente o presente filtra e ressignifica em tantas e tão densas, tensas e intensas travessias temporais.

Então o poeta, adicto de palavras, transubstancia em versos os rastros de que os nervos lembram, sobretudo os lastros do entranhar-se do amor e do estranhar-se do desamor que transfigura o consenso em dissensão.

No entanto, além de alteridades que se encontram em dialogicidades e se confrontam em polaridades, o escritor, implícita ou explicitamente, se escreve enquanto escreve, vai aos confins de si mesmo, em tortuoso trajeto, numa trilha narrativa em que, ávido de vida, revela alguns dos recessos de suas esfinges.

Assim o autor permite ao leitor entrever as ostras do seu coração de menino onde habitam as sensações do intangível que a poesia indicia ao fomentar e fermentar o indizível.

Ricardo Guilherme

(ator, escritor e membro da Academia Cearense de Letras)

***

Neste quarto trabalho literário, apresento 64 textos inéditos em prosa e poesia. Mantive a escrita intuitiva, presente desde o primeiro trabalho (Eus, 2007).

O Poeta e o Rio representa minha busca pelo tempo presente, pelo texto inspirado no agora, pela variedade que essa escrita traz. Variedade que faz surgir, pela primeira vez, a personagem do “cumpade” em suas reflexões dialógicas, grata surpresa que se soma a minhas formas tradicionais de escrita.

De algum modo, esta obra expande meu universo e amplia horizontes nesse infinito que é o fazer artístico e, no centro dessa visão, está a natureza e o ser humano, com toda sua multiplicidade, potenciais, aspirações e realidades.

Metadado adicionado por Kotter Editorial em 01/10/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 01/10/2025
Última alteração: 01/10/2025

Autores e Biografia

Santos, Ronie (Autor) - É músico, compositor, escritor, tradutor e servidor público. Possui Bacharelado em Tradução e Interpretação pela Universidade Nove de Julho (SP). Dedica-se à música e literatura há mais de trinta anos e atualmente reside em Belo Horizonte, Minas Gerais. Lançou três livros de poemas e crônicas: Eus (2007), Traços e Versos (2013) e Flor de Canoeiro (2023). Assina letra e melodia no álbum Semear (2023), com o pianista Thiago Almeida e a cantora e compositora Bárbara Barcellos.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.