Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Chão de exílio



Amazônia e literatura, Chão de Exílio, crítica literária, Ditadura Militar Brasileira, feminismo e ditadura, Giselle Ribeiro, literatura amazônica, literatura brasileira contemporânea, literatura feminina, livros políticos brasileiros, livros sobre ditadura, memória e literatura, poesia e resistência, prosa poética, Wanda Monteiro


Sinopse

Em Chão de exílio (2021), a escritora amazônida Wanda Monteiro costura com fios de poesia uma narrativa intensa sobre os traumas vividos durante a ditadura militar no Brasil. O livro atravessa tempos e afetos, misturando lembranças pessoais com a dor coletiva do país que ainda carrega os escombros da repressão.

Embora seja ficcional, a obra traz à tona a ausência do pai, a tentativa da mãe de proteger a filha da verdade violenta, e os ecos históricos que se perpetuam no presente. Monteiro escreve como quem acende vagalumes na escuridão da história — e entrega ao leitor uma escrita que não apenas denuncia, mas também encanta.

Metadado adicionado por Kotter Editorial em 18/08/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 18/08/2025
Última alteração: 18/08/2025

Autores e Biografia

Monteiro, Wanda (Autor) - Wanda Monteiro, escritora, advogada, exerceu por vários anos o cargo de Procuradora Autárquica do Estado do Pará para Assuntos Fundiários, foi Conselheira da OAB/Rio de Janeiro, tendo atuado na Comissão de Direitos Humanos na seccional de Niterói. Foi Presidente da FIA – Fundação da Infância e Juventude, tendo atuado por vários anos em defesa dos direitos de jovens e crianças em situação de fragilidade social e extrema pobreza. Wanda Monteiro é uma amazônida que nasceu à margem esquerda do rio Amazonas e à margem esquerda da vida. Sua terra natal é Alenquer, no oeste do Pará. Wanda Monteiro, escritora e poeta, foi curadora do Sarau Plural/UFF. Atualmente dedica-se exclusivamente à atividade literária, tendo seus textos, poemas e resenhas publicados em dezenas de revistas literárias do Brasil, Portugal, México e Peru. Suas obras publicadas são: O Beijo da Chuva (2008, Ed. Amazônia); Anverso (2011, Ed. Amazônia); Duas Mulheres Entardecendo (2015, Ed. Tempo – em parceria com a escritora Maria Helena Latinni); Aquatempo (2016, Ed. Literacidade); A Liturgia do Tempo e outros Silêncios (2019, Ed. Patuá); Aquatempo Aquatiempo (2020, Ed. Patuá); Chão de Exílio (2023, Editora AMO), reeditado agora pela Kotter. A autora participou de duas coletâneas com textos poéticos: Antifascistas: Ato Poético (Ed. Oficina, organizado por Márcia Tiburi e Luis Maffei) e Antifascistas – Contos, crônicas, poemas de resistência (Ed. Mondrongo, organizada por Leonardo Valente e Carol Proner). Publicou ainda as plaquetes Discurso Sobre La Tierra, O corpo esse mar de sangue e Ilha, pela Mirada Janela. Wanda Monteiro é a escritora homenageada pela Feira do Livro e das Multivozes Panamazônica, a ser realizada em agosto deste ano de 2025, em Belém do Pará.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.