Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Como um rio esticado ao contrário



Como um Rio Esticado ao Contrário, denúncia poética, João Antônio Pereira, Lirismo, literatura sensível, poesia brasileira contemporânea, tempo e memória


Sinopse

Como um Rio Esticado ao Contrário reúne os textos dos quatro heterônimos do autor, relacionados, todos, a um elemento da natureza. Associado ao Ar, Pero Vás revela o lado casmurro, de poucos sorrisos e grande abrangência como observa a vida e o mundo: “Errante, entre montanhas, / Pastor de Ventos me criei. / Sempre achado em terras estranhas, / levado por ventos que não sei.”; associado à Terra, Clarice Almada mostra as nuances do olhar feminino, apaixonado, sonhador, do autor: “Palavras não me faltam, / o que me falta é ar. / O que sinto não para, / meu coração é que ameaça parar.”; associado à Água, Autista Baptista, é o olhar debochado, descontraído e ácido do autor: “Sejamos Sim! Sejamos Não! / ao mesmo tempo e outra vez! / Sejamos, pois, acima de tudo, / os que gritam com altivez: / Talvez! Talvez! Talvez!”; e o quarto, Salim Muleke, associado ao Fogo, é a expressão LGBTQIAPN+: “Os lobos não gostam de princesas, / pois sabem ser eles – e não elas – / as presas.”.

Metadado adicionado por Kotter Editorial em 12/05/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 12/05/2025
Última alteração: 12/05/2025

Autores e Biografia

Pereira, João Antônio (Autor) - João Antônio Pereira é poeta, escritor, músico, letrista, compositor. Nascido em 10 de fevereiro de 1965, em Santos Anjos/RS, reside, atualmente, em Porto Alegre/RS. Tem contos e poemas publicados na Antologia A.G.U.I.A. 2009 – Prosa e Verso; no livro Prêmio Lila Ripoll de Poesia 2010 – Poesias Vencedoras; no livro Amo de Ti – 6º Concurso Poético – Vol. XV – Instituto Piaget/Universidade de Almada/PT; na Revista Gente de Palavra nº 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12; na antologia Poesia do Brasil – XXI Congresso Internacional de Poesia (2013); no Projeto Vamos Ler o Mundo – Prêmio Literário Cidade de Porto Seguro – Contos Curtos (2009). Seus principais títulos são: Menção Honrosa, no concurso de poesia Lila Ripoll (AL/RS-2010); certificado de Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa, Universidade de Almada/Portugal (2010); certificado de participação especial no grupo Poemas à Flor da Pele (2014); 3º lugar, categoria poesias, e 1º lugar, categoria contos, no 14º Prêmio Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias. Tem publicado, pela Editora Biblioteca 24 horas, o livro A Rígida Fluidez dos Ventos, do heterônimo Pero Vás (2015).

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.