Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Octaedro
uma novela fronteiriça



cultura sul-mato-grossense, fronteira Mato Grosso do Sul, história regional., Jaminho, literatura brasileira, livro Octaedro, vida na fronteira


Sinopse

Octaedro é uma comédia policial farsesca deliciosa. Uma personagem de Ricardo Piglia desembarca em Bonito/MS para escrever sobre os atrativos turísticos da Serra da Bodoquena e acaba por receber uma missão inesperada: descobrir quem matou Leo Polanski…!?

Enquanto investiga, vai remexer velhos segredos das antigas famílias locais, conhecer gente e obter ajudas inesperadas. Desfrutar do tereré, da caipirinha! Em bons dedos de prosa com novos amigos; de noites sensuais e das substâncias típicas da fronteira.

A fronteira que se parece com um octaedro: em cada face, marcas e símbolos de um tempo, um período. E para um dos personagens da novela, ela é como as emoções da vida: abomina a simetria e perfeição dos triângulos equiláteros e tenta construir seus octaedros com triângulos isósceles e escalenos.

***

Quem é Roberto Peral?

Quem – e o quê – está fazendo na fronteira do Brasil com o Paraguai um jornalista vindo de Buenos Aires?

Leo Polanski terá sido mesmo assassinado…?

Estas e outras perguntas vão sendo respondidas (enquanto segredos e recordações do narrador vão sendo apresentados) ao longo de Octaedro, uma novela fronteiriça. A qual acontece nos cenários do sudoeste do Mato Grosso do Sul, território da Retirada da Laguna, destino eco turístico mundial neste século.

Conta de uma amizade surreal que surge duma investigação quase improvável. As semelhanças e diferenças de mundos vão aparecendo, pois a narrativa nos mostra a vida, o passado, as picuinhas familiares e cotidianas destes pretensos homicidas. Que na verdade são humanos, nas vicissitudes, sonhos, trajetórias de vida.

De uma varanda numa tarde, numa noite de um bate-papo regado a vinho – de novo numa tarde, desta vez de domingo – as revelações vão se fazendo como numa face de uma figura geométrica espacial, o Octaedro. São como os dados do I Ching jogados várias vezes, a cada parágrafo, cada capítulo, construindo a narrativa.

Ao final, apresenta o crime e a descoberta de seu autor, mas para isso também nos revelou uma periférica sociedade fronteiriça – com passado multifacetado, planetário, resultado de linhas pontilhadas, tremidas – no destino das personagens. Reafirmando que toda aldeia é universal.

Metadado adicionado por Kotter Editorial em 03/02/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 03/02/2025
Última alteração: 03/02/2025

Autores e Biografia

Jaminho (Autor) - James Jorge Barbosa Flores – Jaminho – nasceu em 08 de janeiro de 1965 em Guia Lopes da Laguna MS, capricorniano com ascendente em aquário; é escritor, professor e jornalista, pesquisador da história e cultura do Mato Grosso do Sul. Autor de livros de contos com narrativas ficcionais versando sobre os elementos culturais identitários e simbólicos do MS. Entre eles: Punhal Enluarado, Guarânias dizem adeus, Tereré sem anestesia, Mitologia Pantanal e Cine Fronteira. É membro da UBE/MS.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.