Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Dostoiévski & Graciliano Ramos: diálogos



análise crítica, Bakhtin, dialogismo, diálogos, Dostoiévski, Graciliano Ramos, humanidade, justiça, literatura, opressão, polifonia


Sinopse

Munida da mais avançada e profunda teoria filosófica da literatura do século XX — o dialogismo e a polifonia de Mikhail Bakhtin — e de uma metodologia bem pessoal, Ana esquadrinha uma parte essencial da obra de Dostoiévski, transita com facilidade pela controvertidíssima fortuna crítica desse autor no Brasil e consegue amalgamar de forma criativa os diferentes pontos de vista sobre ele, que alimentam essa fortuna crítica. Na parte dedicada a Graciliano Ramos, a autora faz uma viagem crítica pelo importantíssimo romance-crônica Memórias do cárcere, onde destaca tipos e episódios fundamentais que povoam essa obra essencial da literatura e da cultura brasileira e, também, da nossa história, destacando os episódios mais marcantes da ditadura Vargas representados pelo grande romancista alagoano, e ainda tece comentários abalizados sobre o tipo de narrador. Essa mesma viagem crítica da autora passa pelo romance São Bernardo, onde ela dá um destaque especial ao caráter metalinguístico da narrativa de Paulo Honório, personagem central, que discorre sobre a forma de construção do romance e participação de cada personagem, sem deixar de mencionar os aspectos sociológicos do romance. O mesmo critério de análise e a mesma metodologia a autora aplica a outras obras de Graciliano Ramos, como Angústia e o memorialístico e meio autobiográfico Infância, e também aí a mesma metodologia lhe permite uma análise por vezes minuciosa e igualmente segura de partes de cada obra, mas sem fugir à síntese.

Paulo Bezerra

Metadado adicionado por Kotter Editorial em 22/03/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 22/03/2024
Última alteração: 22/03/2024

Autores e Biografia

Oliveira, Ana Maria Abrahão S. (Autor) - Ana Maria Abrahão dos Santos Oliveira nasceu em Paraíba do Sul (RJ). É licenciada em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa – Universidade Severino Sombra (Atual Universidade de Vassouras (RJ)). Mestre em Letras e Doutora em Estudos de Literatura – Universidade Federal Fluminense/CNPq. Atuou como professora de Português e Literatura no Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino da Rede Pública Estadual (RJ). Vários artigos publicados em periódicos acadêmicos e capítulos de livros publicados. É autora dos capítulos “Polifonia, filosofia e misticismo em Crime e castigo, de Dostoiévski” (Bakhtin e o círculo de fronteiras do discurso vol. I, São Carlos, Pedro & João Editores, 2019); “O sonho com coisas claras e justas: uma releitura do poema ‘O engenheiro’, de João Cabral de Melo Neto (Cem anos de João Cabral de Melo Neto: cidadão do mundo e artesão da palavra, Curitiba, Bagai, 2020); “Rios caudalosos sobre a face: o conto ‘Olhos d´água’, de Conceição Evaristo” (Reflexões sobre as escrevivências de Conceição Evaristo, Curitiba, Bagai, 2020) e do conto “Mirandole”, da antologia Um fantasma ronda o campus (Rio de Janeiro, Verlidelas Editora, 2020). Colunista do Blog da Kotter .Autora do livro: Graciliano Ramos: a melancolia e as ironias da memória (Kotter Editorial, 2022)..

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.