Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O feminismo como desdobramento da teoria democrática em Stuart Mill



debate político, democracia social, ditadura da maioria, diversidade de opiniões, emancipação feminina, feminismo, filosofia contemporânea, igualdade de gênero, J. S. Mill, participação política


Sinopse

Neste livro, Veronica Calado explora a visão de John Stuart Mill sobre o reconhecimento da dimensão social da democracia, destacando a importância da participação ativa dos indivíduos, a proteção da individualidade e diversidade de opiniões, assegurando o direito à voz de todos os grupos sociais, incluindo minorias sociais. A autora argumenta que o texto A sujeição das Mulheres (1869), longe de ser uma produção panfletária de Mill, deve ser compreendido como uma extensão natural da sua ideia de democracia, na medida em que ilustra como a dominação na esfera privada se entrelaça com a esfera pública, prejudicando o exercício da liberdade e da igualdade para as mulheres. Este livro convida à reflexão sobre a importância da participação política, evidenciando que as propostas millianas continuam relevantes e atuais para o debate político e filosófico contemporâneo.

Metadado adicionado por Kotter Editorial em 29/02/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 29/02/2024
Última alteração: 29/02/2024

Autores e Biografia

Calado, Verônica (Autor) - Veronica Calado é professora e pesquisadora com formação acadêmica nas áreas de Direito e Filosofia. Ela possui bacharelado e mestrado em Direito pelo UNICURITIBA, bem como licenciatura plena e mestrado pela Universidade Federal do Paraná. Interessada por temas relacionados ao campo da Ética e da Filosofia Política, atualmente, pesquisa as contribuições de John Stuart Mill para a democracia contemporânea.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.