Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Quem realmente escreveu a Bíblia
a história dos escribas



bíblia, escribas, história bíblica, arqueologia, manuscritos do mar morto, autoria bíblica, textos sagrados, tradição oral, escrita antiga, israel antigo, judá, exílio babilônico, cânon bíblico, epigrafia, arqueologia bíblica, crítica textual, cultura hebraica, teologia, história antiga, estudos bíblicos


Sinopse

A Bíblia têm assinaturas de seus autores. A tradição há muito tempo identificou Moisés como o autor do Pentateuco, Esdras como seu editor. Leitores antigos também sugeriram que Davi escreveu os Salmos e Salomão escreveu Provérbios e Qohelet (Eclesiástes). Embora a Bíblia hebraica raramente fale de seus autores, as pessoas têm sido fascinadas pela questão da autoria desde os tempos antigos. Em Quem realmente escreveu a Bíblia, William Schniedewind oferece uma nova e ousada resposta: a Bíblia não foi escrita por um único autor, ou por uma série de autores únicos, mas por comunidades de escribas. A Bíblia não nomeia seus autores porque a autoria em si era uma ideia consagrada em uma era posterior pelos antigos gregos. No mundo pré-helenístico da literatura do antigo Oriente Próximo, os livros eram produzidos, preservados e transmitidos por comunidades de escribas.
Schniedewind se baseia em inscrições antigas, arqueologia e antropologia, bem como em uma leitura atenta do próprio texto bíblico, para traçar a origem comunitária da literatura bíblica. Os escribas eram educados por meio de discipulado, em vez de escolas. O profeta Isaías, por exemplo, tem seus “discípulos”; Eliseu tem seu “aprendiz”. Esse modo de aprendizado enfatizava a necessidade de passar adiante as tradições de uma comunidade de prática, em vez de individualizar e inventar. Schniedewind mostra que é anacrônico impor nossas ideias sobre autoria individual e autores na escrita da Bíblia. Os antigos israelitas não viviam em livros, ele escreve, mas ao longo de estradas e atalhos empoeirados. Quem realmente escreveu a Bíblia descreve como os escribas e seus aprendizes realmente trabalhavam na antiga Jerusalém e Judá.

Metadado adicionado por Editora Alta Books em 01/09/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9786583604910 (ISBN do e-book em ePUB)
9786583604910 (ISBN do e-book em ePUB)
9786583604910 (ISBN do e-book em ePUB)
9786583604910 (ISBN do e-book em ePUB)
9786583604910 (ISBN do e-book em ePUB)


Metadados adicionados: 01/09/2025
Última alteração: 04/09/2025

Autores e Biografia

Schniedewind, William M. (Autor) - William Schniedewind é professor de Estudos Bíblicos e Línguas Semíticas. Ele foi o titular da Cátedra Kershaw Term em Estudos do Mediterrâneo Oriental Antigo e atuou como Chefe do Departamento de línguas e culturas do Oriente Próximo por muitos anos. Seus livros e artigos abrangem uma ampla gama de tópicos relacionados a estudos bíblicos, Manuscritos do Mar Morto e línguas e inscrições antigas. Sua pesquisa e ensino combinam o estudo de literatura, linguagem e arqueologia. Na Universidade da Califórnia ele dá aulas de graduação sobre “Introdução à Literatura Bíblica”, “Jerusalém, a Cidade Santa”, “Religião Israelita Antiga” e “Manuscritos do Mar Morto e Judaísmo Primitivo”. Seus seminários de pós-graduação abrangem as várias literaturas bíblicas e Manuscritos do Mar Morto, inscrições antigas, História da Língua Hebraica e a língua ugarítica. Ele supervisionou mais de trinta dissertações para um grupo diversificado de alunos que agora lecionam em faculdades e universidades em todo o mundo.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.