Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Águas de estuário



Colômbia, Cartas, Literatura afro-colombiana, Velia Vidal, Escritores colombianos, literatura epistolar, Bahía Solano, Chocó, literatura latino-americana, autoconhecimento


Sinopse

Águas de estuário reúne cartas da escritora afro-colombiana Velia Vidal com um amigo. Ao longo das cartas, a autora apresenta sua cidade natal, Bahía Solano, na Colômbia, compartilha como foi seu retorno ao Chocó, no litoral do Pacífico e sua dedicação à promoção da leitura e gestão cultural em sua comunidade. Através de metáforas, expõe sua subjetividade e ao mesmo tempo suas percepções sociais. O título faz alusão às bocas de rios que se direcionam para o mar e a mistura da água doce e salgada. Da mesma forma, a troca de cartas evidencia o mapa do Chocó desigual, em que a palavra e a literatura trazem outras possibilidades de enxergar o mundo.

A filósofa Djamila Ribeiro, coordenadora do Selo Sueli Carneiro, afirma no texto de apresentação: “A estreia de Velia Vidal é um marco na trajetória da parceria entre Editora Jandaíra e Feminismos Plurais, abrindo caminhos para uma ponte diaspórica entre Brasil e Colômbia, cujo intercâmbio proporcionará à leitora e ao leitor uma oportunidade incrível de enriquecimento intelectual”.

Metadado adicionado por Editora Jandaíra em 24/07/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 24/07/2023
Última alteração: 29/02/2024
Última alteração de preço: 06/02/2024

Autores e Biografia

Vidal, Velia (Autor) - Velia Vidal (Bahía Solano, Colômbia, 1982) é escritora, amante do mar e das leituras compartilhadas. Integra a BBC 100 Women 2022, lista das 100 mulheres mais inspiradoras e influentes do mundo. Recebeu a bolsa de estudos da British Library Eccles Centre Fellowship como resultado de sua candidatura ao Eccles Centre Writers’ Prize 2023. Foi pesquisadora do Centro de Excelência Santo Domingo para Pesquisa sobre América Latina no Museu Britânico SDCELAR, com o projeto Afluentes. É colunista da revista Cambio. Publicou Chocó: selva, lluvia, río y mar (Lazo Libros, 2023) e Para vernos mejor (Laguna Libros, 2022). Em 2021, participou do projeto Volver a contar, do Hay Festival e SDCELAR, no qual publicou o conto Otilio, que faz parte do livro Volver a contar (Anagrama, 2022), Untold Microcosms Charco Press (2022). Em 2021 foi bolsista do Atelier Josepha, Ahrenshoop, Alemanha. Por Águas de Estuário, publicado originalmente em 2020, recebeu a bolsa de publicação de autoras afro-colombianas outorgada pelo Ministério da Cultura da Colômbia. É coautora de Oír somos río (2019) e de sua edição bilíngue alemão-espanhol (Grindwal Kollektiv, 2021). Publicou o livro infantil Bajo el yarumo, na coleção Maletín de Relatos Pacíficos (Instituto Caro y Cuervo, Fondo Acción, 2017). É fundadora e diretora da Corporación Educativa y Cultural Motete e do Festival de Lectura y Escritura del Chocó (FLECHO). É graduada em Estudos Afro-latino-americanos e mestre em promoção da leitura e literatura infantil. Também é comunicadora social – jornalista e especialista em gestão social.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.