Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

De Milton a Millôr
A trajetória de um jornalista ipanemense, pasquiniano e sem censura



Millôr Fernandes, Imprensa Alternativa, Brasil, Rio de Janeiro, Jornalismo, História, História Social.


Sinopse

Este livro se debruça na análise da trajetória de Millôr Fernandes como homem da imprensa e do Rio de Janeiro, percorrendo a infância do menino Milton no subúrbio do Méier e a sua reinvenção como Millôr até se estabelecer como um ipanemense. Ele trabalhou em diferentes veículos de comunicação, desde a grande imprensa à alternativa, mas foram as suas criações no jornal O Pasquim que mais destacamos neste estudo, além da revista O Cruzeiro, Pif-Paf e a revista Veja. Como jornalista produziu crônicas entremeadas pelo discurso político, pela crítica social e pela verve humorística, tornando-se seu principal instrumento de engajamento pela defesa da liberdade de expressão. Esses foram os elementos primordiais constitutivos de sua identidade, de sua marca autoral, de sua visão de mundo, enfim, de seu estilo. Podemos dizer que a exploração, a recriação e a invenção das formas, dos usos e dos sentidos das palavras, muitas vezes para Millôr, tornaram-se uma maneira de contestar os conceitos estabelecidos e de enfrentar os mecanismos de censura impostos ao seu trabalho como profissional da imprensa em diferentes períodos da História brasileira, quer seja autoritário ou democrático. Ressaltamos ainda que as suas crônicas, especialmente no jornal alternativo O Pasquim no final da década de 1960 e início dos anos 1970, construíram uma representação da cidade do Rio de Janeiro, da Zona sul carioca, mais especificamente de Ipanema, como metáfora de Brasil, marcadas pela “cultura do carioquismo”. Seja como for, as crônicas de Millôr se intrometeram nas questões cotidianas, no comportamento da cidade e de seus personagens, nas relações políticas e nas práticas sociais. E estes são os principais pontos debatidos neste trabalho dedica-do ao jornalista e ipanemense Millôr Fernandes.

Metadado adicionado por Editora Appris em 04/11/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 04/11/2025
Última alteração: 03/12/2025

Autores e Biografia

Queiroz, Andréa Cristina de Barros (Autor) - Historiadora e Diretora da Divisão de Memória Institucional da UFRJ. Possui Pós-Doutorado e Doutorado em História Social pela UFRJ. É membro da Comissão da Memória e Verdade da UFRJ. Recebeu o Prêmio Memórias Reveladas, na categoria comunicação, em 2025. Integra diversos grupos de pesquisa e laboratórios na UFRJ e na UERJ.

Áreas do selo: EducaçãoInfantojuvenilLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Empreendedora e comprometida com o que faz: é assim a Editora Appris. A escolha do nome Appris, que em francês significa “aprendi”, “aprendido”, tem uma razão especial: representa o rico aprendizado de quem escreve e publica, retrata o aprendizado oferecido aos leitores, além de dialogar com a vivência e a maturidade profissional construída ao longo de 27 anos pelos seus editores e fundadores. Ousamos construir uma editora baseada em atitudes de bondade. Decorrem disso o diálogo, a flexibilidade, o aprendizado contínuo, a ajuda mútua e a alegria de prover satisfação aos autores e aos leitores. Consideramos que relacionamentos editoriais são parcerias constantes e perseverantes entre pessoas que se acolhem e compreendem-se como diferentes e complementares. Com a missão de ser o diferencial em qualidade e competência entre as editoras brasileiras, mantivemos um crescimento contínuo e temos obtido cada vez mais sucesso ao sermos escolhidos para publicar as obras de autores consagrados e iniciantes. Oferecemos aos autores tratamento personalizado e soluções editoriais assertivas. Nossos autores recebem orientação e suporte durante toda a produção da obra, e juntos encontramos resultados criativos e eficazes, proporcionando a eles satisfação e orgulho. Assumimos o compromisso com a excelência e a inovação. Para tanto, todos os livros que publicamos são submetidos a análises e revisões de alto rigor técnico e artístico, atendendo às normativas e aos critérios acadêmicos, potencializando a obtenção de Qualis Livros. Disseminamos o conhecimento pelos livros, que vão ao encontro das necessidades e dos interesses dos leitores, no meio acadêmico, profissional e pessoal. Cobrimos todo o território nacional, além de uma abrangência internacional de 60 países, por intermédio de uma grande rede composta por conhecidas e renomadas livrarias. Com um catálogo com mais de dois mil títulos ativos, somos uma editora em constante crescimento. Já atingimos a marca de 80 lançamentos mensais. Para coroar o desejo dos nossos autores de verem seus livros publicados, possuímos gráfica própria para a impressão das obras. Trabalhamos com um parque gráfico que proporciona alto nível estético, agilidade e eficiência nos serviços. Mais do que livros, publicamos valores: transparência nas atividades é primordial, prudência na condução dos processos editoriais, ética, responsabilidade, verdade, honestidade e respeito ao próximo, à diversidade e ao bem comum. Integridade e respeito são palavras que fazem parte do cotidiano da Editora Appris e estão presentes em todas as nossas negociações. Assim, construímos relações duradouras e verdadeiras, e os bons resultados são uma consequência natural. Buscando novas maneiras de fazer o melhor como provedores editoriais, fomentamos o crescimento pessoal dos colaboradores, autores e leitores, como também a disseminação do conhecimento e a alta cultura no País.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.