Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Cultura material da Oleaginosa Tucumã dos agroextrativistas no currículo da educação de jovens e adultos-campo



EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, CURRÍCULO, CULTURA MATERIAL, COOPERATIVISMO, NOVA HISTÓRIA CULTURAL, CAMPO, CULTURA.


Sinopse

Esta obra qualificada de Cultura Material da Oleaginosa Tucumã dos Agroextrativistas no Currículo da Educação de Jovens e Adultos – Campo se soma a tantas outras trazendo uma elevada contribuição a Educação Básica, especialmente o I segmento (3ª e 4ª etapas) da Educação de Jovens e Adultos Campo que, por decênios foi tida em segundo plano pelos órgãos de Educação. Atualmente, essa modalidade de ensino tem ocupado as agendas políticas e, ao mesmo tempo, tem sido pautas de discussão, reflexão e de proposição de outros parâmetros curriculares e pedagógicos alinhados a realidade cultural do campo.
Em consonância com o exposto, esta obra possui um diferencial, a temática da cultura material em espaço não escolar, demarcada aos artefatos industriais e regionais utilizados na produção do óleo da oleaginosa tucumã na Amazônia bragantina. A partir desses artefatos, emerge a proposição de um currículo baseado nos saberes, fazeres e experiencias dos agroextrativistas da Cooperativa Mista de Agricultores, Familiares e Extrativistas dos Caetés (COOMAC), tornando-se inédita por apresentar uma abordagem prática e contextualizada, que valoriza os saberes socioculturais locais por meio do processo educativo.
Essa proposta curricular é balizada na concepção Freiriana de Educação e se estrutura a partir de um tema gerador denominado Cultura Material da Oleaginosa Tucumã e articulado a quatros eixos temáticos, do último eixo chamado as materialidades que são artefatos industriais e regionais emerge o currículo cultural por área de conhecimento.
Para além disso, que esta proposta foi construída na perspectiva da Nova História Cultural (NHC), com destaque as seguintes categorias: apropriação, práticas e representação, estas se articulam aos saberes, as práticas e aos modos de fazer/produzir o óleo de tucumã pelos agroextrativistas.
Portanto, essa proposição curricular se constitui como um campo teórico e metodológico de considerado relevo e base para a construção e aprimoramento de outras propostas pedagógicas para as escolas do campo, que possibilite desenvolver um processo de ensino e aprendizagem que respeita e integra as especificidades da cultura material amazônica, criando um espaço de aprendizado prazeroso que dialoga com as peculiaridades campesinas, oportunizando aos sujeitos escolares do campo um ensino que os torne empoderados socio politicamente e tornando-se protagonista na luta pela garantia plena da cidadania.

Metadado adicionado por Editora Appris em 16/12/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 16/12/2025
Última alteração: 16/12/2025

Autores e Biografia

Costa, Jardel Pedro dos Reis (Autor) - Professor da rede pública municipal de ensino dos municípios de Bragança e Viseu-Pa, da disciplina de História. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Saberes da Amazônia

Áreas do selo: EducaçãoInfantojuvenilLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Empreendedora e comprometida com o que faz: é assim a Editora Appris. A escolha do nome Appris, que em francês significa “aprendi”, “aprendido”, tem uma razão especial: representa o rico aprendizado de quem escreve e publica, retrata o aprendizado oferecido aos leitores, além de dialogar com a vivência e a maturidade profissional construída ao longo de 27 anos pelos seus editores e fundadores. Ousamos construir uma editora baseada em atitudes de bondade. Decorrem disso o diálogo, a flexibilidade, o aprendizado contínuo, a ajuda mútua e a alegria de prover satisfação aos autores e aos leitores. Consideramos que relacionamentos editoriais são parcerias constantes e perseverantes entre pessoas que se acolhem e compreendem-se como diferentes e complementares. Com a missão de ser o diferencial em qualidade e competência entre as editoras brasileiras, mantivemos um crescimento contínuo e temos obtido cada vez mais sucesso ao sermos escolhidos para publicar as obras de autores consagrados e iniciantes. Oferecemos aos autores tratamento personalizado e soluções editoriais assertivas. Nossos autores recebem orientação e suporte durante toda a produção da obra, e juntos encontramos resultados criativos e eficazes, proporcionando a eles satisfação e orgulho. Assumimos o compromisso com a excelência e a inovação. Para tanto, todos os livros que publicamos são submetidos a análises e revisões de alto rigor técnico e artístico, atendendo às normativas e aos critérios acadêmicos, potencializando a obtenção de Qualis Livros. Disseminamos o conhecimento pelos livros, que vão ao encontro das necessidades e dos interesses dos leitores, no meio acadêmico, profissional e pessoal. Cobrimos todo o território nacional, além de uma abrangência internacional de 60 países, por intermédio de uma grande rede composta por conhecidas e renomadas livrarias. Com um catálogo com mais de dois mil títulos ativos, somos uma editora em constante crescimento. Já atingimos a marca de 80 lançamentos mensais. Para coroar o desejo dos nossos autores de verem seus livros publicados, possuímos gráfica própria para a impressão das obras. Trabalhamos com um parque gráfico que proporciona alto nível estético, agilidade e eficiência nos serviços. Mais do que livros, publicamos valores: transparência nas atividades é primordial, prudência na condução dos processos editoriais, ética, responsabilidade, verdade, honestidade e respeito ao próximo, à diversidade e ao bem comum. Integridade e respeito são palavras que fazem parte do cotidiano da Editora Appris e estão presentes em todas as nossas negociações. Assim, construímos relações duradouras e verdadeiras, e os bons resultados são uma consequência natural. Buscando novas maneiras de fazer o melhor como provedores editoriais, fomentamos o crescimento pessoal dos colaboradores, autores e leitores, como também a disseminação do conhecimento e a alta cultura no País.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.