Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Devoções apropriadas
Dilapidação e retorno do patrimônio Sacro de Minas Gerais



Arte Sacra, Bens Culturais da Igreja, Minas Gerais


Sinopse

Devoções apropriadas traz ao leitor uma contundente análise do monumental saque sofrido pelo patrimônio sacro de Minas Gerais e as repetidas tentativas, muitas dessas infrutíferas, de trazer de volta o sem número de imagens, alfaias, pinturas e elementos de talha retirados das igrejas mineiras para as casas de abastados colecionadores.
A obra, amparada em ampla documentação, conta a história e o contexto em que se deu o processo de dilapidação. Do escandaloso furto do Museu da Prata, de 1973, aos anjos de Santa Luzia, em 2003, passando pela quadrilha do falsário José Timótheo, são diversos os casos abordados, demonstrando a continuidade histórica da espoliação do patrimônio mineiro.
As diversas empreitadas pela restituição, de princípio conduzidas por indivíduos e pequenos grupos, ganham corpo com o tempo, envolvendo instituições como o Ministério Público, os órgãos de preservação do patrimônio e instâncias da Igreja Católica. Sem entrar no âmbito propriamente jurídico da questão, o livro explora a questão aos olhos da legislação ao longo da história, das Ordenações Filipinas à contemporaneidade, incluindo o direito canônico, e analisa dois casos célebres de judicialização da restituição: o da imagem de Nossa Senhora das Mercês, da Igreja das Mercês e Misericórdia e do busto de São Boaventura da Igreja de São Francisco de Assis, ambas imagens oriundas de templos de Ouro Preto (MG).
Aos entusiastas e estudiosos da arte sacra e do patrimônio cultural, uma obra repleta de referências acerca de um debate “quente” e que ainda terá muitos desdobramentos dentro e fora de nosso país.

Metadado adicionado por Editora Appris em 17/10/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 17/10/2025
Última alteração: 25/11/2025

Autores e Biografia

Gayean, Thales Vargas (Autor) - Thales Gayean é museólogo, historiador e conservador-restaurador.

Áreas do selo: EducaçãoInfantojuvenilLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Empreendedora e comprometida com o que faz: é assim a Editora Appris. A escolha do nome Appris, que em francês significa “aprendi”, “aprendido”, tem uma razão especial: representa o rico aprendizado de quem escreve e publica, retrata o aprendizado oferecido aos leitores, além de dialogar com a vivência e a maturidade profissional construída ao longo de 27 anos pelos seus editores e fundadores. Ousamos construir uma editora baseada em atitudes de bondade. Decorrem disso o diálogo, a flexibilidade, o aprendizado contínuo, a ajuda mútua e a alegria de prover satisfação aos autores e aos leitores. Consideramos que relacionamentos editoriais são parcerias constantes e perseverantes entre pessoas que se acolhem e compreendem-se como diferentes e complementares. Com a missão de ser o diferencial em qualidade e competência entre as editoras brasileiras, mantivemos um crescimento contínuo e temos obtido cada vez mais sucesso ao sermos escolhidos para publicar as obras de autores consagrados e iniciantes. Oferecemos aos autores tratamento personalizado e soluções editoriais assertivas. Nossos autores recebem orientação e suporte durante toda a produção da obra, e juntos encontramos resultados criativos e eficazes, proporcionando a eles satisfação e orgulho. Assumimos o compromisso com a excelência e a inovação. Para tanto, todos os livros que publicamos são submetidos a análises e revisões de alto rigor técnico e artístico, atendendo às normativas e aos critérios acadêmicos, potencializando a obtenção de Qualis Livros. Disseminamos o conhecimento pelos livros, que vão ao encontro das necessidades e dos interesses dos leitores, no meio acadêmico, profissional e pessoal. Cobrimos todo o território nacional, além de uma abrangência internacional de 60 países, por intermédio de uma grande rede composta por conhecidas e renomadas livrarias. Com um catálogo com mais de dois mil títulos ativos, somos uma editora em constante crescimento. Já atingimos a marca de 80 lançamentos mensais. Para coroar o desejo dos nossos autores de verem seus livros publicados, possuímos gráfica própria para a impressão das obras. Trabalhamos com um parque gráfico que proporciona alto nível estético, agilidade e eficiência nos serviços. Mais do que livros, publicamos valores: transparência nas atividades é primordial, prudência na condução dos processos editoriais, ética, responsabilidade, verdade, honestidade e respeito ao próximo, à diversidade e ao bem comum. Integridade e respeito são palavras que fazem parte do cotidiano da Editora Appris e estão presentes em todas as nossas negociações. Assim, construímos relações duradouras e verdadeiras, e os bons resultados são uma consequência natural. Buscando novas maneiras de fazer o melhor como provedores editoriais, fomentamos o crescimento pessoal dos colaboradores, autores e leitores, como também a disseminação do conhecimento e a alta cultura no País.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.