Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

O que pode o corpo de uma criança viada?
Dissidências sexuais e de gênero no teatro para as infâncias e juventudes



Dissidências sexuais, Teatro, Criança viada, Infância


Sinopse

Este livro é fruto de uma pesquisa que teve início no campo da criação artística e que, mais tarde, migrou para o universo acadêmico. A partir da análise de um objeto em especial, a montagem do espetáculo teatral O Menino que Brincava de Ser, da Pandorga Cia. de Teatro, o autor busca apresentar contribuições à pesquisa e ao registro da presença LGBTI+ em trabalhos teatrais dedicados ao público infantil e juvenil. Sem pretender dar conta de um tema tão amplo quanto urgente de novas investigações, esta obra percorre um itinerário sobre noções de infância, compreendidas como construções histórico-culturais. Para isso, busca o já clássico estudo de Ariès, e propõe reflexões a partir dos conceitos de poder soberano de Agamben, de biopolítica de Foucault, e de corpos matáveis e enlutáveis de Butler, chegando à pedagogia malaguzziana da escuta. Igualmente de Butler, a pesquisa aborda a questão da performatividade de gênero. Como eixos principais de reflexão estão o direito à vida da criança queer ou criança viada, a partir de Preciado, e a abordagem dos chamados temas urgentes no teatro para as infâncias e juventudes, a partir de estudos de Lebeau. Interessa também ao autor analisar a criança como objeto em disputa, para isso lançando mão do estudo de episódios recentes vividos no Brasil, centrados na construção do pânico moral em torno de uma suposta defesa da criança, como cortina de fumaça para o avanço de um projeto de poder, capitalista, neocolonialista e de viés ultraconservador.

Metadado adicionado por Editora Appris em 10/11/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 10/11/2025
Última alteração: 10/12/2025

Autores e Biografia

Echeveste, Cleiton (Autor) - Doutorando em Artes Cênicas (PPGAC/Unirio). Ator, diretor, dramaturgo e pesquisador, diretor e gestor da Pandorga Cia. de Teatro.

Áreas do selo: EducaçãoInfantojuvenilLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Empreendedora e comprometida com o que faz: é assim a Editora Appris. A escolha do nome Appris, que em francês significa “aprendi”, “aprendido”, tem uma razão especial: representa o rico aprendizado de quem escreve e publica, retrata o aprendizado oferecido aos leitores, além de dialogar com a vivência e a maturidade profissional construída ao longo de 27 anos pelos seus editores e fundadores. Ousamos construir uma editora baseada em atitudes de bondade. Decorrem disso o diálogo, a flexibilidade, o aprendizado contínuo, a ajuda mútua e a alegria de prover satisfação aos autores e aos leitores. Consideramos que relacionamentos editoriais são parcerias constantes e perseverantes entre pessoas que se acolhem e compreendem-se como diferentes e complementares. Com a missão de ser o diferencial em qualidade e competência entre as editoras brasileiras, mantivemos um crescimento contínuo e temos obtido cada vez mais sucesso ao sermos escolhidos para publicar as obras de autores consagrados e iniciantes. Oferecemos aos autores tratamento personalizado e soluções editoriais assertivas. Nossos autores recebem orientação e suporte durante toda a produção da obra, e juntos encontramos resultados criativos e eficazes, proporcionando a eles satisfação e orgulho. Assumimos o compromisso com a excelência e a inovação. Para tanto, todos os livros que publicamos são submetidos a análises e revisões de alto rigor técnico e artístico, atendendo às normativas e aos critérios acadêmicos, potencializando a obtenção de Qualis Livros. Disseminamos o conhecimento pelos livros, que vão ao encontro das necessidades e dos interesses dos leitores, no meio acadêmico, profissional e pessoal. Cobrimos todo o território nacional, além de uma abrangência internacional de 60 países, por intermédio de uma grande rede composta por conhecidas e renomadas livrarias. Com um catálogo com mais de dois mil títulos ativos, somos uma editora em constante crescimento. Já atingimos a marca de 80 lançamentos mensais. Para coroar o desejo dos nossos autores de verem seus livros publicados, possuímos gráfica própria para a impressão das obras. Trabalhamos com um parque gráfico que proporciona alto nível estético, agilidade e eficiência nos serviços. Mais do que livros, publicamos valores: transparência nas atividades é primordial, prudência na condução dos processos editoriais, ética, responsabilidade, verdade, honestidade e respeito ao próximo, à diversidade e ao bem comum. Integridade e respeito são palavras que fazem parte do cotidiano da Editora Appris e estão presentes em todas as nossas negociações. Assim, construímos relações duradouras e verdadeiras, e os bons resultados são uma consequência natural. Buscando novas maneiras de fazer o melhor como provedores editoriais, fomentamos o crescimento pessoal dos colaboradores, autores e leitores, como também a disseminação do conhecimento e a alta cultura no País.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.