Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Um centro educacional Brasileirinho da Silva
Gilberto Freyre e a educação em Pernambuco



História da Educação, História de Pernambuco, Educação em Pernambuco, Centro Regional, Gilberto Freyre


Sinopse

Gilberto Freyre, em 1923, escreveu uma nota no jornal se colocando contra a alfabetização. Ele ainda arregimentou os culpados por criarem a “superstição” do alfabetismo: “um velho de Mainz” (Gutenberg), “um frade — pedagogo de Wittenberg” (Lutero) e “um genebrês de juízo solto” (Rousseau).
Eles teceriam, cada um ao seu modo e ao seu tempo, um entendimento, que nos ajudaria a preparar uma sociedade moderna, na qual a educação escolarizada é considerada essencial para formar um novo homem.
Freyre ainda indagou se o alfabetismo seria a felicidade máxima de um povo e, numa observação espirituosa sobre a máquina inventada por Gutenberg, concluiu que, caso possuísse talento mecânico, inventaria uma máquina — mas para produzir analfabetos!
Porém, a vida é feita de encontros, e pensamos que foram alguns contatos de Freyre durante o governo de Estácio Coimbra (1926–1930), de quem ele era assessor, que o fizeram mudar suas ideias sobre alfabetização. O ambiente pedagógico em casa, com seu pai Alfredo Freyre, e o forte diálogo intelectual com Carneiro Leão, o encontro dele com a docência, ao lecionar Sociologia na Escola Normal de Pernambuco, foram encontros que o fizeram quebrar imaginariamente a máquina que queria para reproduzir analfabetos e, no devir, o ajudariam a perceber a necessidade da alfabetização para a formação do homem novo. Tanto que, nos anos 1950, dirigiu o Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Pernambuco (1957–1975).
Ousamos dizer que Freyre deve ter refeito suas impressões, ditas na nota de jornal, e atribuído outro sentido ao invento de Gutenberg, ao arrojo de Lutero e às inquietações de Rousseau. E mais, se fosse hoje, Freyre, ao ver a taxa de analfabetismo no Nordeste, numa de suas tiradas, diria: “Invente-me uma máquina para produzir alfabetizados!”.

Metadado adicionado por Editora Appris em 12/11/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 12/11/2025
Última alteração: 12/12/2025

Autores e Biografia

Beltrão, Kelma (Autor) - Professora com Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela UFPE. Recebeu prêmios da Academia Pernambucana de Letras — APL.

Áreas do selo: EducaçãoInfantojuvenilLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Empreendedora e comprometida com o que faz: é assim a Editora Appris. A escolha do nome Appris, que em francês significa “aprendi”, “aprendido”, tem uma razão especial: representa o rico aprendizado de quem escreve e publica, retrata o aprendizado oferecido aos leitores, além de dialogar com a vivência e a maturidade profissional construída ao longo de 27 anos pelos seus editores e fundadores. Ousamos construir uma editora baseada em atitudes de bondade. Decorrem disso o diálogo, a flexibilidade, o aprendizado contínuo, a ajuda mútua e a alegria de prover satisfação aos autores e aos leitores. Consideramos que relacionamentos editoriais são parcerias constantes e perseverantes entre pessoas que se acolhem e compreendem-se como diferentes e complementares. Com a missão de ser o diferencial em qualidade e competência entre as editoras brasileiras, mantivemos um crescimento contínuo e temos obtido cada vez mais sucesso ao sermos escolhidos para publicar as obras de autores consagrados e iniciantes. Oferecemos aos autores tratamento personalizado e soluções editoriais assertivas. Nossos autores recebem orientação e suporte durante toda a produção da obra, e juntos encontramos resultados criativos e eficazes, proporcionando a eles satisfação e orgulho. Assumimos o compromisso com a excelência e a inovação. Para tanto, todos os livros que publicamos são submetidos a análises e revisões de alto rigor técnico e artístico, atendendo às normativas e aos critérios acadêmicos, potencializando a obtenção de Qualis Livros. Disseminamos o conhecimento pelos livros, que vão ao encontro das necessidades e dos interesses dos leitores, no meio acadêmico, profissional e pessoal. Cobrimos todo o território nacional, além de uma abrangência internacional de 60 países, por intermédio de uma grande rede composta por conhecidas e renomadas livrarias. Com um catálogo com mais de dois mil títulos ativos, somos uma editora em constante crescimento. Já atingimos a marca de 80 lançamentos mensais. Para coroar o desejo dos nossos autores de verem seus livros publicados, possuímos gráfica própria para a impressão das obras. Trabalhamos com um parque gráfico que proporciona alto nível estético, agilidade e eficiência nos serviços. Mais do que livros, publicamos valores: transparência nas atividades é primordial, prudência na condução dos processos editoriais, ética, responsabilidade, verdade, honestidade e respeito ao próximo, à diversidade e ao bem comum. Integridade e respeito são palavras que fazem parte do cotidiano da Editora Appris e estão presentes em todas as nossas negociações. Assim, construímos relações duradouras e verdadeiras, e os bons resultados são uma consequência natural. Buscando novas maneiras de fazer o melhor como provedores editoriais, fomentamos o crescimento pessoal dos colaboradores, autores e leitores, como também a disseminação do conhecimento e a alta cultura no País.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.