Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Vozes do Silêncio
Ser Negro com Deficiência no Ensino Fundamental – Por Estudantes Negros com Deficiência e Suas Famílias



Deficiência, Negro, Interseccionalidade, Famílias, Representações Sociais


Sinopse

Vozes do Silêncio — ser negro com deficiência no ensino fundamental por estudantes negros com deficiência e suas famílias foi motivado pela invisibilidade de teorizações acerca desse tema nos estudos de Educação Especial, no Brasil, como política pública de educação inclusiva. Considerou-se, portanto, neste trabalho, a intersecção dessas duas categorias cruzadas por entender que a produção do fenômeno da deficiência tem implicações biopsicossociais que podem ter como consequência imediata diferentes concepções sobre a deficiência e, como ponto de inflexão, o sujeito negro.
Dessa maneira, a ideia deste livro é provocar a reflexão dos leitores sobre a escassez de um discurso, a esse nível, elaborado pelo negro, acerca de si mesmo, sobre o que é ser negro com deficiência na escola, além de expor a experiência do racismo estrutural vivenciado por eles e seus respectivos familiares nas relações sociais que acontecem dentro da escola. Neste sentido, o livro apresenta como característica basilar elucidar como a escassez dessas discussões no contexto escolar dificulta novas compreensões sobre os objetivos e práticas pedagógicas da Educação Especial no ensino regular, atravessado por contradições sociais e pelo esvaziamento das especificidades desta temática como campo de saber para os profissionais da Educação. Portanto, esse foi o desafio a que me propus a escrever este trabalho, por entender que observações e informações de profissionais especializados na Educação Especial sobre a deficiência precisam encontrar o seu lugar interseccionado com as questões que constituem o sujeito, em especial, os estudantes negros com deficiência na escola.
Não obstante, este livro é um despertar para o leitor das discussões interseccionais sobre ser negro com deficiência, a partir das vozes e da escuta desses sujeitos negros com deficiência e seus familiares, desvelando o custo de tornar-se negro com deficiência em uma sociedade que tem a branquitude e não a deficiência como prerrogativa de beleza, existência, experiência de vida e humanidade. Por fim, este trabalho é uma forma de agradecimento e redenção para esta autora negra que, por falta de referências positivas e protagonismo negro na escola, em algum momento do seu passado escolar, desejou não ser negra.

Metadado adicionado por Editora Appris em 27/11/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 27/11/2025
Última alteração: 27/11/2025

Autores e Biografia

Sá, Nathalia Araujo de (Autor) - Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Mestre em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. Pós-Graduada em AEE – Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Iguaçu (2025). Pós-Graduação ABA – Análise do Comportamento Aplicado pela Faculdade Iguaçu (2025). Pós-Graduação em Transtorno do Espectro Autista (TEA) pela Faculdade de Ipatinga – FUNIP. Especialista em Gestão Escolar, Administração, Supervisão e Orientação pela Faculdade FUNIP (2020). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Única de Ipatinga – FUNIP (2020). Especialista em Educação Especial com ênfase na deficiência mental pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2012). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ (2011). Graduada em História pela Universidade UNIFAVENI (2025). Sou professora estatutária desde 2012 para o cargo de PI – Itinerante e Professora PII Sala de Recursos da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu/RJ, atualmente atua como Coordenadora da Educação Especial/Inclusiva na Secretaria municipal de Educação dessa mesma Prefeitura. Minha trajetória profissional articula ensino, pesquisa e formação na área de Educação Especial, com ênfase em Educação Especial e política de Educação Inclusiva.

Áreas do selo: EducaçãoInfantojuvenilLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Empreendedora e comprometida com o que faz: é assim a Editora Appris. A escolha do nome Appris, que em francês significa “aprendi”, “aprendido”, tem uma razão especial: representa o rico aprendizado de quem escreve e publica, retrata o aprendizado oferecido aos leitores, além de dialogar com a vivência e a maturidade profissional construída ao longo de 27 anos pelos seus editores e fundadores. Ousamos construir uma editora baseada em atitudes de bondade. Decorrem disso o diálogo, a flexibilidade, o aprendizado contínuo, a ajuda mútua e a alegria de prover satisfação aos autores e aos leitores. Consideramos que relacionamentos editoriais são parcerias constantes e perseverantes entre pessoas que se acolhem e compreendem-se como diferentes e complementares. Com a missão de ser o diferencial em qualidade e competência entre as editoras brasileiras, mantivemos um crescimento contínuo e temos obtido cada vez mais sucesso ao sermos escolhidos para publicar as obras de autores consagrados e iniciantes. Oferecemos aos autores tratamento personalizado e soluções editoriais assertivas. Nossos autores recebem orientação e suporte durante toda a produção da obra, e juntos encontramos resultados criativos e eficazes, proporcionando a eles satisfação e orgulho. Assumimos o compromisso com a excelência e a inovação. Para tanto, todos os livros que publicamos são submetidos a análises e revisões de alto rigor técnico e artístico, atendendo às normativas e aos critérios acadêmicos, potencializando a obtenção de Qualis Livros. Disseminamos o conhecimento pelos livros, que vão ao encontro das necessidades e dos interesses dos leitores, no meio acadêmico, profissional e pessoal. Cobrimos todo o território nacional, além de uma abrangência internacional de 60 países, por intermédio de uma grande rede composta por conhecidas e renomadas livrarias. Com um catálogo com mais de dois mil títulos ativos, somos uma editora em constante crescimento. Já atingimos a marca de 80 lançamentos mensais. Para coroar o desejo dos nossos autores de verem seus livros publicados, possuímos gráfica própria para a impressão das obras. Trabalhamos com um parque gráfico que proporciona alto nível estético, agilidade e eficiência nos serviços. Mais do que livros, publicamos valores: transparência nas atividades é primordial, prudência na condução dos processos editoriais, ética, responsabilidade, verdade, honestidade e respeito ao próximo, à diversidade e ao bem comum. Integridade e respeito são palavras que fazem parte do cotidiano da Editora Appris e estão presentes em todas as nossas negociações. Assim, construímos relações duradouras e verdadeiras, e os bons resultados são uma consequência natural. Buscando novas maneiras de fazer o melhor como provedores editoriais, fomentamos o crescimento pessoal dos colaboradores, autores e leitores, como também a disseminação do conhecimento e a alta cultura no País.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.