Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Manual Analógico do Planejamento em UX
Figuras de Interação e o Loop da Aprendizagem Contínua



UX Research, Planejamento, Figuras de Interação, Fenomenologia, Experiência dos Atores-Usuários, Design, Métodos Qualitativos


Sinopse

"O planejador é em essência um pesquisador, que implicado em construir sua tese não mede esforços para investigar como as pessoas se relacionam com o tema em questão. O Manual Analógico do Planejamento em UX é um convite potente para repensarmos a experiência não como um jargão de mercado, mas como um fenômeno humano profundamente ético, social e cultural. Em tempos em que a "centralidade no usuário" muitas vezes se limita a slogans vazios, Kochav propõe uma abordagem crítica e necessária: a prática da alteridade, a escuta ativa e a responsabilidade nas relações que construímos, valores essenciais no planejamento de UX, bem como além dessas linhas."


 


Amanda Agostini - Presidente do Grupo de Planejamento (GP)


 


Em face da lógica de escala e arranque da Experiência do Usuário (UX), a pesquisa frequentemente se vê presa a métodos padronizados e modelos importados. O Manual analógico do Planejamento em UX rompe com essa lógica, propondo uma abordagem crítica, contextual, iterativa e interativa para o planejamento em UX Research. Escrito por Kochav Koren, pesquisador e professor adjunto da Duquesne University (EUA) e auditor de pesquisa de experiência em firmas globais como Ernst & Young, este livro demonstra um framework “abrasileirado” que conecta teoria sociológica, fenomenologia e práticas do mercado em moto continuo de aprendizado e refinamento.


Estruturado em quatro partes, o livro inicia desafiando a hegemonia dos métodos tradicionais e introduzindo a visão latino-americana para a pesquisa em UX. Em seguida, exprime um modelo de oito estádios interconectados para planejar e conduzir investigações qualitativas de maneira estratégica e adaptável.


Demais disso, Koren introduz um conceito original: as Figuras de Interação. Diferentemente das tradicionais personas e arquétipos, essas figuras representam dinâmicas emergentes que ocorrem no encontro entre agente-usuário e produto, ressignificando a experiência e dando ensejo a uma compreensão mais profunda do uso em contexto real. Inspirado nas ideias de Alfred Schutz e Erving Goffman, esse conceito se torna um meio poderoso para UX Researchers, demandando ir além da superfície dos dados.


Na parte final, o livro provoca reflexões sobre o futuro da pesquisa em UX, questionando a centralidade absoluta no usuário e propondo uma visão mais ampliada, que integra ética, linguagem e as complexidades da interação humana no design de experiências.


Indispensável para UX Researchers, designers, estrategistas e acadêmicos, o Manual analógico do Planejamento em UX é um convite para repensar a modalidade como investigamos, planejamos e interpretamos a experiência do agente-usuário no mundo digital contemporâneo.

Metadado adicionado por Editora Appris em 01/12/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 01/12/2025
Última alteração: 10/12/2025

Autores e Biografia

Koren, Kochav (Autor) - Professor Adjunto na Duquesne University (EUA), pesquisador em fenomenologia das interações e auditor de experiência com atuação em consultorias como a Ernst & Young. Autor do Qualichat e especialista em UX Research com mais de dez anos de prática acadêmica e profissional.

Áreas do selo: EducaçãoInfantojuvenilLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Empreendedora e comprometida com o que faz: é assim a Editora Appris. A escolha do nome Appris, que em francês significa “aprendi”, “aprendido”, tem uma razão especial: representa o rico aprendizado de quem escreve e publica, retrata o aprendizado oferecido aos leitores, além de dialogar com a vivência e a maturidade profissional construída ao longo de 27 anos pelos seus editores e fundadores. Ousamos construir uma editora baseada em atitudes de bondade. Decorrem disso o diálogo, a flexibilidade, o aprendizado contínuo, a ajuda mútua e a alegria de prover satisfação aos autores e aos leitores. Consideramos que relacionamentos editoriais são parcerias constantes e perseverantes entre pessoas que se acolhem e compreendem-se como diferentes e complementares. Com a missão de ser o diferencial em qualidade e competência entre as editoras brasileiras, mantivemos um crescimento contínuo e temos obtido cada vez mais sucesso ao sermos escolhidos para publicar as obras de autores consagrados e iniciantes. Oferecemos aos autores tratamento personalizado e soluções editoriais assertivas. Nossos autores recebem orientação e suporte durante toda a produção da obra, e juntos encontramos resultados criativos e eficazes, proporcionando a eles satisfação e orgulho. Assumimos o compromisso com a excelência e a inovação. Para tanto, todos os livros que publicamos são submetidos a análises e revisões de alto rigor técnico e artístico, atendendo às normativas e aos critérios acadêmicos, potencializando a obtenção de Qualis Livros. Disseminamos o conhecimento pelos livros, que vão ao encontro das necessidades e dos interesses dos leitores, no meio acadêmico, profissional e pessoal. Cobrimos todo o território nacional, além de uma abrangência internacional de 60 países, por intermédio de uma grande rede composta por conhecidas e renomadas livrarias. Com um catálogo com mais de dois mil títulos ativos, somos uma editora em constante crescimento. Já atingimos a marca de 80 lançamentos mensais. Para coroar o desejo dos nossos autores de verem seus livros publicados, possuímos gráfica própria para a impressão das obras. Trabalhamos com um parque gráfico que proporciona alto nível estético, agilidade e eficiência nos serviços. Mais do que livros, publicamos valores: transparência nas atividades é primordial, prudência na condução dos processos editoriais, ética, responsabilidade, verdade, honestidade e respeito ao próximo, à diversidade e ao bem comum. Integridade e respeito são palavras que fazem parte do cotidiano da Editora Appris e estão presentes em todas as nossas negociações. Assim, construímos relações duradouras e verdadeiras, e os bons resultados são uma consequência natural. Buscando novas maneiras de fazer o melhor como provedores editoriais, fomentamos o crescimento pessoal dos colaboradores, autores e leitores, como também a disseminação do conhecimento e a alta cultura no País.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.