Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Retratos em preto e branco
Borra de Café



Romance, Preconceito, Escravidão.


Sinopse

Este romance nos transporta para a região da Chapada Diamantina, um cenário moldado por desafios e adversidades em contraste com a sua beleza natural impressionante. Com difícil acesso às comunidades de Lençóis, Mucugê, Jacobina e Rio de Contas, devido às suas estradas apedregulhadas, entre vales, morros, rios e outeiros que testam a coragem e o vigor físico daqueles que se aventuravam por ali.

Terras desbravadas por imigrantes portugueses em busca de ouro e outras riquezas naturais, resultando na fundação da Comunidade de Ribeirão do Cavaco. Desenvolveu-se ao longo do tempo, atraindo viajantes, aventureiros; entre eles, padres jesuítas, que construíram capelas, igrejas e colégios.

É nesse contexto que se desenrola a história de nosso protagonista. Desde a adolescência até a vida adulta, carrega consigo as marcas da rejeição e da discriminação, o peso emocional de não entender por que não é dono de si e de sua própria vida. Sendo tratado como propriedade privada, um animal irracional. Jonatha, um garoto de apenas quatorze anos, aprendeu desde cedo a conviver com as diferenças e injustiças impostas pela cor de sua pele. Apesar das dificuldades, mantém um sorriso desafiador em seu rosto, transmitindo paz, em contraste com a imagem que a sociedade lhe impõe. Recebeu a graça do Pároco que usou da autoridade paroquial para beneficiá-lo e seus familiares. Concedeu privilégios, de ser sacristão e acesso ao colégio junto aos filhos dos fidalgos.

Mesmo com importante apadrinhamento, não estava imune ao preconceito, discriminação e às perseguições impostas pela lei que o considerava um escravo por ser filho de escravos.
Jovem, cheio de empatia e vitalidade, correndo em busca de mudanças e realizações, mesmo não sabendo ao certo quais seus objetivos. Sua jornada nos fará refletir das injustiças sociais, a luta pela liberdade, a força do espírito humano diante das adversidades.

Somos transportados para uma era distante ou talvez para um futuro próximo, onde há fronteiras entre realidades e fantasias que se entrelaçam de maneiras inesperadas. Você encontrará uma narrativa construída habilmente que explora temas universais, como a busca pelo propósito, a luta contra as adversidades e a redenção do passado.

Metadado adicionado por Editora Appris em 12/08/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 12/08/2025
Última alteração: 12/08/2025

Autores e Biografia

Vieira, Djalma Dilton Bastos (Autor) - Djalma Dilton escreve desde os oito anos, dando vida às suas obras arquivadas e revelando o seu talento nas oportunidades que o tempo lhe trouxe, após o estágio de setenta anos no anonimato. Assim, provando que a arte não se limita com a idade.

Áreas do selo: ArtesAutoajudaEducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura nacionalReligiãoTécnicos

Artêra Editorial é um selo da Editora Appris. Diferente do foco de publicações da Appris, que possui um extenso catálogo voltado à publicações técnico científicas, o selo Artêra se propõe a publicar obras relevantes dentro do contexto holístico e pessoal. Um catálogo múltiplo, voltado para o SER.Na Artêra você encontrará livros voltados à evolução pessoal, desenvolvimento de habilidades, espiritualidade, saúde integral, medicinas e terapias alternativas, infância e maternidade, consciência social, pedagogias, reflexões sistêmicas, romances, entre outros.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.