Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Tupiguara e o pai do Saci
A saga da liga de guardiões do folclore brasileiro



Folclore, Folclore brasileiro, Saci-Pererê, Saci, Chapada dos Veadeiros, Cerrado, Caipora, Preservação do meio ambiente, Queimada, Cultura popular, Lendas Indígenas, Povos tradicionais, Super-heróis brasileiros, Mitologia brasileira


Sinopse

No meio do Planalto Central, em uma região abençoada com lindíssimas cachoeiras, conhecida como Chapada dos Veadeiros, vive uma aldeia de caiporas chamada Tupiguara. Eles são os caiporas do Cerrado brasileiro, são os guardiões das matas e dos animais e vivem há milênios nessa região. Além dos caiporas, também vivem na aldeia os saci-pererês, que são seus filhos — eles são criados num ritual no dia 21 de junho, no solstício de inverno, o dia mais frio do ano —, e os lobos-guará, o principal meio de transporte dos caiporas e os responsáveis pelo nome que a aldeia leva.
Nossa história versa sobre como é a vida de uma aldeia de caiporas e se inicia com a primeir a missão do filho do septuagésimo nono chefe da aldeia Tupiguara, o Pai do Mato. Uberê, junto de seus amigos Potira, a filha do pajé, e Piracunan, o guerreiro mais promissor e intrépido da aldeia, parte em uma missão para salvar um filhote de onça-pintada das garras de malvados caçadores. No imbróglio ajudado por Mãe Terra, a entidade protetora da aldeia Tupiguara, enfrenta diversos desafios, como o embate contra o Deus da escuridão Anhangá, que, junto ao herdeiro das maiores terras da região, o inescrupuloso fazendeiro Chico Rei, causa grandes adversidades ao nosso caipora. Outros seres míticos de nosso rico folclore fazem-se presentes, como Tupã, o Deus trovão, criador dos céus, da terra e dos mares; Nhanderuvuçu, a alma
velha, o Deus supremo; Cairara, o macaco indígena mais sábio da Floresta Amazônica; e Uirapuru, o pássaro com o canto mais belo das matas.

Metadado adicionado por Editora Appris em 22/08/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 22/08/2025
Última alteração: 22/08/2025

Autores e Biografia

Queiroz, Rodrigo (Autor) - 1) crianças entre 8 e 11 anos. 2) Jovens e adolescentes apreciadores de ficção, fábula e folclore brasileiro. 3) Leitores de 10 a 100 anos ou mais interessados em histórias com aventuras, mitologia indígena, folclore brasileiro e preservação do meio ambiente.

Áreas do selo: ArtesAutoajudaEducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura nacionalReligiãoTécnicos

Artêra Editorial é um selo da Editora Appris. Diferente do foco de publicações da Appris, que possui um extenso catálogo voltado à publicações técnico científicas, o selo Artêra se propõe a publicar obras relevantes dentro do contexto holístico e pessoal. Um catálogo múltiplo, voltado para o SER.Na Artêra você encontrará livros voltados à evolução pessoal, desenvolvimento de habilidades, espiritualidade, saúde integral, medicinas e terapias alternativas, infância e maternidade, consciência social, pedagogias, reflexões sistêmicas, romances, entre outros.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.