Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Segregação Digital
Ensaio Psicanalítico Sobre os Efeitos do Atual Estado na Internet no Sujeito e no Laço Social



1. Psicanálise, 2. Cultura, 3. Internet, 4. Segregação 5, Cultura Digital.


Sinopse

Em tempos de aceleração comunicacional e incertezas políticas, o digital torna-se partícula essencial para a compreensão dos fenômenos humanos. Assim, o presente livro se dedica a refletir sobre os efeitos da cultura digital — ou cibercultura — no sujeito com base na noção de segregação em psicanálise. Inicialmente, discutimos a questão freudiana do mal-estar na cultura e o investimento da ciência e da técnica em solucioná-lo, para refletir sobre a historicidade da cibernética e o estado da arte da cibercultura. Esta que vai despontando atualmente como uma cibercultura algorítmica de extrema individualização, gestão e regulação nos domínios do ciberespaço pelo poder das megacorporações de tecnologia. Em seguida, apresentamos uma reflexão sobre a psicanálise e os impactos dos avanços da tecnociência no sujeito, ancorado em uma revisão das bases que sustentam a relação do sujeito com a cultura. Assim, propomos uma crítica à cibercultura algorítmica e sua tratativa neoliberal de propor um discurso apolítico, sem o outro, engendrado em si mesmo. Finalizamos com uma reflexão crítica sobre a segregação digital, analisando a percepção lacaniana acerca dos efeitos de segregação que nossa sociedade hipercapitalista e tecnológica produziria. Desse modo, expomos a tecnopolítica de condominização digital e a produção de uma figura de segregação: o deletável. Para ilustrar essa figura, analisamos duas produções fílmicas da cultura pop recente: o episódio “Nosedive”, da série Black Mirror; e o episódio “Kill all others”, da série Philip K. Dick’s Electric Dreams. Com o avanço das tecnociências, o projeto de universalização e do apagar das diferenças que vimos surgir no século XX não foi abandonado. A tecnopolítica digital produz, como efeito, técnicas de segregação espacial em bolhas individuais que se concentram em condomínios digitais na internet. Em outras palavras, é a tentativa de borrar o aparecimento indesejável do sujeito do inconsciente por meio da retirada do laço com o outro, da gestão individualista e da matematização de tudo.

Metadado adicionado por Editora Appris em 09/05/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 09/05/2025
Última alteração: 09/05/2025

Autores e Biografia

Alcântara, Sam (Autor) - Psicanalista, psicóloga, membro da Escola Psicanalítica da Escuta Peripherica, doutoranda em Estudos Psicanalíticos na UFMG, pesquisadora e professora universitária.

Áreas do selo: EducaçãoInfantojuvenilLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Empreendedora e comprometida com o que faz: é assim a Editora Appris. A escolha do nome Appris, que em francês significa “aprendi”, “aprendido”, tem uma razão especial: representa o rico aprendizado de quem escreve e publica, retrata o aprendizado oferecido aos leitores, além de dialogar com a vivência e a maturidade profissional construída ao longo de 27 anos pelos seus editores e fundadores. Ousamos construir uma editora baseada em atitudes de bondade. Decorrem disso o diálogo, a flexibilidade, o aprendizado contínuo, a ajuda mútua e a alegria de prover satisfação aos autores e aos leitores. Consideramos que relacionamentos editoriais são parcerias constantes e perseverantes entre pessoas que se acolhem e compreendem-se como diferentes e complementares. Com a missão de ser o diferencial em qualidade e competência entre as editoras brasileiras, mantivemos um crescimento contínuo e temos obtido cada vez mais sucesso ao sermos escolhidos para publicar as obras de autores consagrados e iniciantes. Oferecemos aos autores tratamento personalizado e soluções editoriais assertivas. Nossos autores recebem orientação e suporte durante toda a produção da obra, e juntos encontramos resultados criativos e eficazes, proporcionando a eles satisfação e orgulho. Assumimos o compromisso com a excelência e a inovação. Para tanto, todos os livros que publicamos são submetidos a análises e revisões de alto rigor técnico e artístico, atendendo às normativas e aos critérios acadêmicos, potencializando a obtenção de Qualis Livros. Disseminamos o conhecimento pelos livros, que vão ao encontro das necessidades e dos interesses dos leitores, no meio acadêmico, profissional e pessoal. Cobrimos todo o território nacional, além de uma abrangência internacional de 60 países, por intermédio de uma grande rede composta por conhecidas e renomadas livrarias. Com um catálogo com mais de dois mil títulos ativos, somos uma editora em constante crescimento. Já atingimos a marca de 80 lançamentos mensais. Para coroar o desejo dos nossos autores de verem seus livros publicados, possuímos gráfica própria para a impressão das obras. Trabalhamos com um parque gráfico que proporciona alto nível estético, agilidade e eficiência nos serviços. Mais do que livros, publicamos valores: transparência nas atividades é primordial, prudência na condução dos processos editoriais, ética, responsabilidade, verdade, honestidade e respeito ao próximo, à diversidade e ao bem comum. Integridade e respeito são palavras que fazem parte do cotidiano da Editora Appris e estão presentes em todas as nossas negociações. Assim, construímos relações duradouras e verdadeiras, e os bons resultados são uma consequência natural. Buscando novas maneiras de fazer o melhor como provedores editoriais, fomentamos o crescimento pessoal dos colaboradores, autores e leitores, como também a disseminação do conhecimento e a alta cultura no País.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.