Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Arqueologia do Comando Naval
A Figura do Trierarcha na Era Clássica



Trierarcha, Comando Naval, Thalassa, Memória Marítima


Sinopse

Em relação ao comando naval em Atenas, compreendido como o exercício da trierarchia – magistratura e instituição ateniense –, somos remetidos a realizar uma análise de longa duração utilizando-nos das faces da memória. A partir dessa perspectiva, a obra Argonautika, de Apolônio de Rodes, escrita no século III a.C., mostra-se pertinente para a análise das tradições que envolvem o comando naval e as articulações de grupos aristocráticos de Atenas em oposição aos grupos oligarcas atenienses no início do século IV a.C. Se apropriando dos preceitos teóricos de Norbert Elias, presentes na obra A profissão naval, foi possível analisar o cenário de disputas políticas e esforços contra as intervenções pró-esparta na Ática e regiões adjacentes. Desse modo tornou-se possível discorrer sobre a política social e geopolítica ateniense ao início do século IV a.C., sem deixar de mencionar alguns eventos: derrota para Esparta na Guerra do Peloponeso, a Guerra de Corinto e a criação da Segunda Liga em 377 a.C. Inseridos nesse contexto, deliberamos lançar luz sobre o recorte temporal entre 377 e 357 a.C., envolvendo a criação da Segunda Liga e o estabelecimento da Lei de Periandro, a qual permite a divisão pecuniária da manutenção da trierarchia em Atenas. Embora seja questão pacificada na historiografia que o trierarcha deveria financiar a construção de uma embarcação de guerra do tipo trieres, questionamos as dimensões das suas atribuições, tanto quanto as motivações que levariam um rico e proeminente cidadão a se voluntariar a investir e assumir o comando dessas embarcações. Também questionamos se esses trierarchas eram apenas financiadores navais ou exerciam um comando operacional marítimo à frente da sua tripulação.

Metadado adicionado por Editora Appris em 06/05/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 06/05/2025
Última alteração: 06/05/2025

Autores e Biografia

Duarte, Alair Figueiredo (Autor) - Doutor em História Comparada pela UFRJ. Estágio na Escola Francesa de Atenas (Grécia) e Instituto Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra (Portugal). Professor subt. Departamento de História UERJ e Professor CEHAM/UERJ

Áreas do selo: EducaçãoInfantojuvenilLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Empreendedora e comprometida com o que faz: é assim a Editora Appris. A escolha do nome Appris, que em francês significa “aprendi”, “aprendido”, tem uma razão especial: representa o rico aprendizado de quem escreve e publica, retrata o aprendizado oferecido aos leitores, além de dialogar com a vivência e a maturidade profissional construída ao longo de 27 anos pelos seus editores e fundadores. Ousamos construir uma editora baseada em atitudes de bondade. Decorrem disso o diálogo, a flexibilidade, o aprendizado contínuo, a ajuda mútua e a alegria de prover satisfação aos autores e aos leitores. Consideramos que relacionamentos editoriais são parcerias constantes e perseverantes entre pessoas que se acolhem e compreendem-se como diferentes e complementares. Com a missão de ser o diferencial em qualidade e competência entre as editoras brasileiras, mantivemos um crescimento contínuo e temos obtido cada vez mais sucesso ao sermos escolhidos para publicar as obras de autores consagrados e iniciantes. Oferecemos aos autores tratamento personalizado e soluções editoriais assertivas. Nossos autores recebem orientação e suporte durante toda a produção da obra, e juntos encontramos resultados criativos e eficazes, proporcionando a eles satisfação e orgulho. Assumimos o compromisso com a excelência e a inovação. Para tanto, todos os livros que publicamos são submetidos a análises e revisões de alto rigor técnico e artístico, atendendo às normativas e aos critérios acadêmicos, potencializando a obtenção de Qualis Livros. Disseminamos o conhecimento pelos livros, que vão ao encontro das necessidades e dos interesses dos leitores, no meio acadêmico, profissional e pessoal. Cobrimos todo o território nacional, além de uma abrangência internacional de 60 países, por intermédio de uma grande rede composta por conhecidas e renomadas livrarias. Com um catálogo com mais de dois mil títulos ativos, somos uma editora em constante crescimento. Já atingimos a marca de 80 lançamentos mensais. Para coroar o desejo dos nossos autores de verem seus livros publicados, possuímos gráfica própria para a impressão das obras. Trabalhamos com um parque gráfico que proporciona alto nível estético, agilidade e eficiência nos serviços. Mais do que livros, publicamos valores: transparência nas atividades é primordial, prudência na condução dos processos editoriais, ética, responsabilidade, verdade, honestidade e respeito ao próximo, à diversidade e ao bem comum. Integridade e respeito são palavras que fazem parte do cotidiano da Editora Appris e estão presentes em todas as nossas negociações. Assim, construímos relações duradouras e verdadeiras, e os bons resultados são uma consequência natural. Buscando novas maneiras de fazer o melhor como provedores editoriais, fomentamos o crescimento pessoal dos colaboradores, autores e leitores, como também a disseminação do conhecimento e a alta cultura no País.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.