Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Gênesis 3:19



Romance, Histórias Populares, Medicina, Pinturas, Poesias, Religiosidade Popular, História do Brasil, Erótica.


Sinopse

Trata-se de uma obra de ficção, romanceada, que se utiliza de múltiplas formas de expressão literária (poesia, narrativa, citações, trechos de músicas) a fim de alinhavar as múltiplas expressões culturais que recortam a formação e o imaginário do povo brasileiro. Utilizando-se de referenciais antropológicos presentes nas obras de Darcy Ribeiro, Sérgio Buarque de Holanda, Antônio Cândido, Gilberto Freire, entre outros, o enredo vai transcorrendo entre personagens representativos de imigrantes portugueses, italianos, japoneses, libaneses, espanhóis que, ao se encontrarem com os negros e negras descendentes de escravos e os “zés-ninguém” nascidos aqui, vão semeando seus modos de viver, suas receitas culinárias, suas “artes de matar o tempo” através de jogos e festas, suas religiosidades, seus costumes e ethos moral, com as crenças, as comidas, as superstições, os preconceitos, os festejos e as querências da gente do interior. Esses imigrantes, ao se enraizarem na “terra roxa prometida” e se misturarem com os modos interioranos de se andar a vida, deram uma contribuição singular para florescimento multicolorido, polifônico e pluriexpressivo da nossa cultura caipira. É nesse contexto que o enredo do livro acontece.
Ao percorrer suas páginas, o leitor irá se deparar com trechos e lembranças de canções de Paulo Vanzolini, Adoniran Barbosa, Amália Rodrigues, Luiz Gonzaga e José Fernandes, Noel, Orestes Barbosa, José Fortuna, Renato Teixeira, Maysa, René Bittencourt. Parágrafos reescritos de apropriações de músicas de Chico Buarque de Holanda, Ruy Guerra, Victor Jara, Violeta Parra, João Bosco e Aldir Blanc, Caetano e Gil, Moraes Moreira, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Zé Carreiro e Carreirinho, Cazuza, Bezerra da Silva e de poemas de Manuel Bandeira, São João da Cruz, Lorca, Santa Teresa D’Ávila, Mallarmé, Drummond, Murilo Mendes também serão encontrados nas linhas e entrelinhas do texto. Pensamentos de Simone de Beauvoir, Georges Bataille, Bachelard, Sêneca vão estar na boca de algum personagem, entre tantas outras citações de autores e obras clássicas.

Metadado adicionado por Editora Appris em 30/01/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 30/01/2025
Última alteração: 06/03/2025
Última alteração de preço: 06/02/2025

Autores e Biografia

Lopes, Cacau (Autor) - José Carlos Lopes, taurino, nascido em 17 de maio de 1958 — Cacau para os rio-pretenses e Zé para os amigos de Campinas. Médico Sanitarista, doutor e pós-doutorado em Saúde Coletiva pela UNICAMP, professor de Saúde Pública da FAMERP. Foi secretário de saúde de São José do Rio Preto/SP de 2001 a 2005. Pai da Gabriela, da Laura, da Júlia e da Joana. Aprendiz de violeiro e cozinheiro. Publicou pela HUCITEC A Voz do Dono e o Dono da Voz: Trabalho, Saúde e Cidadania no cotidiano Fabril; O Desejo do Desejo do Outro: Politicanálise do Movimento Sanitário Brasileiro e Quasepoemas (Mandacaru). Gênesis 3:19 é o primeiro romance-ficção do autor

Áreas do selo: AutoajudaEducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura nacionalReligiãoTécnicos

Artêra Editorial é um selo da Editora Appris. Diferente do foco de publicações da Appris, que possui um extenso catálogo voltado à publicações técnico científicas, o selo Artêra se propõe a publicar obras relevantes dentro do contexto holístico e pessoal. Um catálogo múltiplo, voltado para o SER.Na Artêra você encontrará livros voltados à evolução pessoal, desenvolvimento de habilidades, espiritualidade, saúde integral, medicinas e terapias alternativas, infância e maternidade, consciência social, pedagogias, reflexões sistêmicas, romances, entre outros.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.