Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Preservação Patrimonial em Pernambuco



Preservação, Patrimônio, Pernambuco.


Sinopse

A política de preservação do patrimônio cultural no Brasil – assim como no Pernambuco – não teve um sentindo único. Ao contrário, foi objeto de múltiplos interesses e visões sobre o que seja a cultura, a identidade e as estratégias de preservação dos bens culturais.
O livro Preservação Patrimonial em Pernambuco está organizado em quatro capítulos com estrutura independente. Iniciando pela contextualização das políticas de patrimônio no Brasil e depois em Pernambuco, por meio da análise de alguns processos de tombamento.
No primeiro capítulo, fazemos um debate teórico sobre as fases do processo de patrimonialização no Brasil, tendo como foco principal apresentar as principais características da fase heroica e da fase moderna e compreender a atuação dos sujeitos históricos protagonistas nesse processo.
No segundo capítulo, analisamos o processo de tombamento do Seminário de Olinda e do Sítio Histórico de Olinda para verificar, de modo pontual, o momento histórico em que ocorreram as práticas de preservação, guiadas pela fase heroica e pelas práticas de preservação, consideradas modernas. Ainda no segundo capítulo, estudamos o processo de patrimonialização do frevo em Pernambuco, para compreender como se deu a caracterização do patrimônio imaterial no Brasil após o Decreto n. 3.551, de 2000.
No terceiro capítulo, fazemos uma análise da trajetória de três intelectuais que muito contribuíram para legitimar as práticas de preservação, tanto iniciais quanto as mais contemporâneas, especialmente em Pernambuco. Estamos falando de Gilberto Freyre, Aníbal Fernandes e Ayrton de Almeida Carvalho, que ocuparam cargos ligados à autarquia federal de preservação, pois indicaram objetos da cultura material a serem tombados, sempre atuando em defesa da patrimonialização e viabilizando o patrimônio como tutela do estado brasileiro. Por fim, no quarto capítulo, fizemos um estudo específico do Forte do Buraco, pois trata-se de um objeto da cultura material, em Pernambuco, que passou por tombamento, destombamento e “retombamento”. Com esse processo, poderemos compreender melhor a atuação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan) em diversos momentos históricos.
Esperamos, com a apresentação destes quatro estudos, ilustrar diferentes momentos da política pública voltada à preservação do patrimônio cultural operada no território de Pernambuco.

Metadado adicionado por Editora Appris em 18/12/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 18/12/2024
Última alteração: 18/12/2024

Autores e Biografia

Áreas do selo: EducaçãoInfantojuvenilLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Empreendedora e comprometida com o que faz: é assim a Editora Appris. A escolha do nome Appris, que em francês significa “aprendi”, “aprendido”, tem uma razão especial: representa o rico aprendizado de quem escreve e publica, retrata o aprendizado oferecido aos leitores, além de dialogar com a vivência e a maturidade profissional construída ao longo de 27 anos pelos seus editores e fundadores. Ousamos construir uma editora baseada em atitudes de bondade. Decorrem disso o diálogo, a flexibilidade, o aprendizado contínuo, a ajuda mútua e a alegria de prover satisfação aos autores e aos leitores. Consideramos que relacionamentos editoriais são parcerias constantes e perseverantes entre pessoas que se acolhem e compreendem-se como diferentes e complementares. Com a missão de ser o diferencial em qualidade e competência entre as editoras brasileiras, mantivemos um crescimento contínuo e temos obtido cada vez mais sucesso ao sermos escolhidos para publicar as obras de autores consagrados e iniciantes. Oferecemos aos autores tratamento personalizado e soluções editoriais assertivas. Nossos autores recebem orientação e suporte durante toda a produção da obra, e juntos encontramos resultados criativos e eficazes, proporcionando a eles satisfação e orgulho. Assumimos o compromisso com a excelência e a inovação. Para tanto, todos os livros que publicamos são submetidos a análises e revisões de alto rigor técnico e artístico, atendendo às normativas e aos critérios acadêmicos, potencializando a obtenção de Qualis Livros. Disseminamos o conhecimento pelos livros, que vão ao encontro das necessidades e dos interesses dos leitores, no meio acadêmico, profissional e pessoal. Cobrimos todo o território nacional, além de uma abrangência internacional de 60 países, por intermédio de uma grande rede composta por conhecidas e renomadas livrarias. Com um catálogo com mais de dois mil títulos ativos, somos uma editora em constante crescimento. Já atingimos a marca de 80 lançamentos mensais. Para coroar o desejo dos nossos autores de verem seus livros publicados, possuímos gráfica própria para a impressão das obras. Trabalhamos com um parque gráfico que proporciona alto nível estético, agilidade e eficiência nos serviços. Mais do que livros, publicamos valores: transparência nas atividades é primordial, prudência na condução dos processos editoriais, ética, responsabilidade, verdade, honestidade e respeito ao próximo, à diversidade e ao bem comum. Integridade e respeito são palavras que fazem parte do cotidiano da Editora Appris e estão presentes em todas as nossas negociações. Assim, construímos relações duradouras e verdadeiras, e os bons resultados são uma consequência natural. Buscando novas maneiras de fazer o melhor como provedores editoriais, fomentamos o crescimento pessoal dos colaboradores, autores e leitores, como também a disseminação do conhecimento e a alta cultura no País.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.