Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Necroeducação
Repensando as práticas educacionais para o enfrentamento ao racismo institucional



Suzart, Janete Fernandes (Autor)

1. Necroeducação, 2. Juventude negra, 3. Educação antirracista.


Sinopse

Janete Fernandes Suzart é uma educadora sensível, comprometida com a vida. Seus movimentos de luta, combate e resistência possibilitaram a materialização dos saberes negros ancestrais, adquiridos ao longo de sua trajetória de vida que potencializou a efetivação de práticas que intervieram diretamente nos diferentes espaços em que transitou. Suas experiências no campo educacional revelam a sua preocupação política em perpetuar a existência das comunidades negras, pauta central adotada no enfrentamento do racismo. Nesse sentido, foi no aflorar de sua sensibilidade que percebeu no vácuo dos currículos um silêncio desconcertante, em que a ausência de corpos negros ecoa além da morte, um apagamento visível, na negligência dos livros, salas de aula, métodos de ensino e nas práticas educacionais. Consequentemente, é no âmago da necroeducação que repousa um entendimento profundo do impacto da morte (física, simbólica e social), principalmente quando se trata da juventude negra, cujas vidas se evaporam em um sistema que escolhe negar, esquecer e ignorar. Embora saibamos que cada interrupção brutal de potencialidades, sonhos e contribuições poderia enriquecer o tecido social, suas ausências criam lacunas dolorosas, não apenas dentro de suas famílias, mas também nas escolas, universidades e nos espaços de aprendizados, ou seja, amplificando a desigualdade estrutural, alimenta o ciclo de violência e marginalização, e perpetua um ambiente de medo e desconfiança. Nesse percurso, a autora enuncia que essas mortes não são isoladas, mas sintomas de um sistema que submete certas comunidades à criminalização, à falta de oportunidades e à violência policial. Para combater essas realidades devastadoras, propõe que o diagnóstico da necroeducação necessita de estratégias que transcendam o mero reconhecimento do problema, mas não é só lamento, são gritos por mudanças. Por fim, a necroeducação evidencia as experiências negras apagadas; entre os escombros da injustiça, erguem-se estratégias para não morrer — é resistência, é educação como ato de transgressão, nas linhas de bell hooks (2017). É um exercício de reescrever o currículo com tinta carregada de justiça, inserir corpos e vozes que o sistema tenta apagar, é ensinar com coragem a verdade, para que o presente possa projetar um futuro de esperança que inclua a inserção e permanência das populações negras nas diferentes esferas sociais em contextos locais e globais.

João Mouzart de Oliveira Junior
Doutor em Estudos Éticos e Africanos pela UFBA, mestre em Antropologia Social pela UFSE, membro do grupo de pesquisa GERTS, atuante na área de História com ênfase em História da diáspora africana e nos temas sobre as práticas e racismo, irmandades negras, quilombo e educação.

Metadado adicionado por Editora Appris em 04/11/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 04/11/2024
Última alteração: 04/11/2024

Áreas do selo: EducaçãoInfantojuvenilLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Empreendedora e comprometida com o que faz: é assim a Editora Appris. A escolha do nome Appris, que em francês significa “aprendi”, “aprendido”, tem uma razão especial: representa o rico aprendizado de quem escreve e publica, retrata o aprendizado oferecido aos leitores, além de dialogar com a vivência e a maturidade profissional construída ao longo de 27 anos pelos seus editores e fundadores. Ousamos construir uma editora baseada em atitudes de bondade. Decorrem disso o diálogo, a flexibilidade, o aprendizado contínuo, a ajuda mútua e a alegria de prover satisfação aos autores e aos leitores. Consideramos que relacionamentos editoriais são parcerias constantes e perseverantes entre pessoas que se acolhem e compreendem-se como diferentes e complementares. Com a missão de ser o diferencial em qualidade e competência entre as editoras brasileiras, mantivemos um crescimento contínuo e temos obtido cada vez mais sucesso ao sermos escolhidos para publicar as obras de autores consagrados e iniciantes. Oferecemos aos autores tratamento personalizado e soluções editoriais assertivas. Nossos autores recebem orientação e suporte durante toda a produção da obra, e juntos encontramos resultados criativos e eficazes, proporcionando a eles satisfação e orgulho. Assumimos o compromisso com a excelência e a inovação. Para tanto, todos os livros que publicamos são submetidos a análises e revisões de alto rigor técnico e artístico, atendendo às normativas e aos critérios acadêmicos, potencializando a obtenção de Qualis Livros. Disseminamos o conhecimento pelos livros, que vão ao encontro das necessidades e dos interesses dos leitores, no meio acadêmico, profissional e pessoal. Cobrimos todo o território nacional, além de uma abrangência internacional de 60 países, por intermédio de uma grande rede composta por conhecidas e renomadas livrarias. Com um catálogo com mais de dois mil títulos ativos, somos uma editora em constante crescimento. Já atingimos a marca de 80 lançamentos mensais. Para coroar o desejo dos nossos autores de verem seus livros publicados, possuímos gráfica própria para a impressão das obras. Trabalhamos com um parque gráfico que proporciona alto nível estético, agilidade e eficiência nos serviços. Mais do que livros, publicamos valores: transparência nas atividades é primordial, prudência na condução dos processos editoriais, ética, responsabilidade, verdade, honestidade e respeito ao próximo, à diversidade e ao bem comum. Integridade e respeito são palavras que fazem parte do cotidiano da Editora Appris e estão presentes em todas as nossas negociações. Assim, construímos relações duradouras e verdadeiras, e os bons resultados são uma consequência natural. Buscando novas maneiras de fazer o melhor como provedores editoriais, fomentamos o crescimento pessoal dos colaboradores, autores e leitores, como também a disseminação do conhecimento e a alta cultura no País.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.