Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Entre retratos e registros
Magistério e escolas públicas em Iguaçu (1932)



Dias, Amália (Autor)

1. Fotografia, 2. Magistério, 3. Escolas públicas.


Sinopse

Entre retratos e registros: magistério e escolas públicas em Iguaçu (1932) é movido pelo interesse em reunir e tornar público, num suporte material de acesso, um conjunto de fotografias de escolas do município de Iguaçu feitas na década de 1930. As legendas das fotografias indicam os nomes das escolas e foram confrontadas com os dossiês de escolas de Iguaçu depositados no Fundo Departamento de Educação do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (Aperj). Quinze docentes foram identificadas pelo nome a partir do cotejamento entre as assinaturas dos mapas de frequência escolar e as fotografias correspondentes.
A pesquisa sobre as trajetórias profissionais ampliou a periodização da pesquisa, porque abrangem informações sobre a atuação do magistério para além do ano das fotografias, remetendo às primeiras décadas do pós-abolição, a partir do acervo da Escola Normal de Niterói, da pesquisa na Hemeroteca da Biblioteca Nacional e do acervo do jornal iguaçuano Correio da Lavoura.
Mirando o que é incontestável nas imagens — a presença de professoras e estudantes negras e negros — procuro neste livro situar o debate teórico sobre acesso e permanência na educação escolar no Brasil em face das desigualdades estruturadas pelo capitalismo, pelo racismo e pelas desigualdades de gênero.
O conhecimento trazido pela pesquisa acerca do perfil racial das escolas da Baixada Fluminense da década de 1930, desde os estudantes aos docentes, é fomentado e alimenta o debate do campo da história da educação, do campo de estudos do pós-abolição e dos campos dos estudos das relações étnico-raciais e educação.
A essa demanda, este livro pretendeu responder. Há possibilidades de uso de Entre retratos e registros como recurso didático para suscitar discussões acerca das políticas das agências do Estado para a oferta da educação; sobre acesso e permanência no ensino das populações negras e moradoras das periferias; sobre formação e carreira do magistério. Esses temas não podem prescindir de estar enredados nas articulações entre gênero, raça e classe social. E nesse manejo do ensino, que as discussões sobre a história local da educação possam servir para desnaturalizar e propor combate às ambivalências entre relações raciais e a educação na sociedade brasileira.

Metadado adicionado por Editora Appris em 01/10/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 01/10/2024
Última alteração: 01/10/2024

Áreas do selo: EducaçãoInfantojuvenilLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Empreendedora e comprometida com o que faz: é assim a Editora Appris. A escolha do nome Appris, que em francês significa “aprendi”, “aprendido”, tem uma razão especial: representa o rico aprendizado de quem escreve e publica, retrata o aprendizado oferecido aos leitores, além de dialogar com a vivência e a maturidade profissional construída ao longo de 27 anos pelos seus editores e fundadores. Ousamos construir uma editora baseada em atitudes de bondade. Decorrem disso o diálogo, a flexibilidade, o aprendizado contínuo, a ajuda mútua e a alegria de prover satisfação aos autores e aos leitores. Consideramos que relacionamentos editoriais são parcerias constantes e perseverantes entre pessoas que se acolhem e compreendem-se como diferentes e complementares. Com a missão de ser o diferencial em qualidade e competência entre as editoras brasileiras, mantivemos um crescimento contínuo e temos obtido cada vez mais sucesso ao sermos escolhidos para publicar as obras de autores consagrados e iniciantes. Oferecemos aos autores tratamento personalizado e soluções editoriais assertivas. Nossos autores recebem orientação e suporte durante toda a produção da obra, e juntos encontramos resultados criativos e eficazes, proporcionando a eles satisfação e orgulho. Assumimos o compromisso com a excelência e a inovação. Para tanto, todos os livros que publicamos são submetidos a análises e revisões de alto rigor técnico e artístico, atendendo às normativas e aos critérios acadêmicos, potencializando a obtenção de Qualis Livros. Disseminamos o conhecimento pelos livros, que vão ao encontro das necessidades e dos interesses dos leitores, no meio acadêmico, profissional e pessoal. Cobrimos todo o território nacional, além de uma abrangência internacional de 60 países, por intermédio de uma grande rede composta por conhecidas e renomadas livrarias. Com um catálogo com mais de dois mil títulos ativos, somos uma editora em constante crescimento. Já atingimos a marca de 80 lançamentos mensais. Para coroar o desejo dos nossos autores de verem seus livros publicados, possuímos gráfica própria para a impressão das obras. Trabalhamos com um parque gráfico que proporciona alto nível estético, agilidade e eficiência nos serviços. Mais do que livros, publicamos valores: transparência nas atividades é primordial, prudência na condução dos processos editoriais, ética, responsabilidade, verdade, honestidade e respeito ao próximo, à diversidade e ao bem comum. Integridade e respeito são palavras que fazem parte do cotidiano da Editora Appris e estão presentes em todas as nossas negociações. Assim, construímos relações duradouras e verdadeiras, e os bons resultados são uma consequência natural. Buscando novas maneiras de fazer o melhor como provedores editoriais, fomentamos o crescimento pessoal dos colaboradores, autores e leitores, como também a disseminação do conhecimento e a alta cultura no País.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.