Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

"Em Nome do Pai e do Filho”
Cristianismos na Antiguidade Tardia e as Disputas entre Gregório de Nissa e os Eunomianos



Antiguidade Tardia, Cristianismo, Padres Capadócios, História, História Antiga


Sinopse

Em se tratando da História Antiga, um lugar-comum recorrente é a concepção segundo a qual, afora os períodos de guerra, quando cidades-Estados e impérios se defrontavam com violência, as sociedades viviam uma situação de relativa estabilidade. A vigorar essa ideia, os conflitos internos seriam pouco importantes para a dinâmica social, o que por vezes nos leva a supor que a Antiguidade tendesse ao imobilismo e à acomodação. Na contramão desse raciocínio, os historiadores têm cuidado, nas últimas décadas,
de assinalar o quanto o mundo antigo era marcado pela contradição e oposição das forças sociais. Ao mesmo tempo, os pesquisadores têm se mostrado cada vez mais reticentes em reproduzir o ponto de vista dos “vencedores” sobre os acontecimentos pretéritos, como se as categorias sociais derrotadas não tivessem desempenhado um papel relevante para o movimento da própria história. O livro que o(a) leitor(a) tem em mãos, um estudo criterioso sobre os argumentos arianos formulados por um bispo do século IV, Eunômio de Cízico, no seu confronto com os adeptos da ortodoxia nicena, em especial com Gregório de Nissa, é tributário dessa nova forma de se abordar a História Antiga que se consolida nos meios acadêmicos nacionais e estrangeiros. Nele, Helena Amália Papa, rejeitando um tratamento monolítico do cristianismo católico, aquele que hoje vigora, busca demonstrar, mediante um minucioso exame da documentação de natureza teológica, o quanto o cristianismo antigo era plural e conflitivo, o que rompe com a possibilidade de qualquer interpretação essencialista contida na Boa Nova anunciada por Jesus. Por outro lado, a autora não se contenta em dar voz apenas àqueles que, no final, foram hábeis o suficiente para impor a sua interpretação a respeito da mensagem evangélica, preferindo recuperar o protagonismo dos agentes que poderíamos qualificar como os “vencidos”, o que amplia de modo extraordinário nossa compreensão acerca dos conflitos religiosos — e ao mesmo tempo políticos, é bom frisar — que marcaram a Antiguidade Tardia, momento decisivo na construção da Igreja, uma instituição milenar que detém, ainda na atualidade, notável influência.

Prof. Dr. Gilvan Ventura da Silva
Professor titular de História Antiga da Ufes; Bolsista produtividade do CNPq

Metadado adicionado por Editora Appris em 15/10/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 15/10/2025
Última alteração: 23/11/2025

Autores e Biografia

Papa, Helena Amália (Autor) - Professora de História Antiga da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Doutora, mestre, bacharel e licenciada em História com pesquisas direcionadas para as relações de poder nos conflitos político-religiosos e nos cristianismos da Antiguidade Tardia.

Áreas do selo: EducaçãoInfantojuvenilLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Empreendedora e comprometida com o que faz: é assim a Editora Appris. A escolha do nome Appris, que em francês significa “aprendi”, “aprendido”, tem uma razão especial: representa o rico aprendizado de quem escreve e publica, retrata o aprendizado oferecido aos leitores, além de dialogar com a vivência e a maturidade profissional construída ao longo de 27 anos pelos seus editores e fundadores. Ousamos construir uma editora baseada em atitudes de bondade. Decorrem disso o diálogo, a flexibilidade, o aprendizado contínuo, a ajuda mútua e a alegria de prover satisfação aos autores e aos leitores. Consideramos que relacionamentos editoriais são parcerias constantes e perseverantes entre pessoas que se acolhem e compreendem-se como diferentes e complementares. Com a missão de ser o diferencial em qualidade e competência entre as editoras brasileiras, mantivemos um crescimento contínuo e temos obtido cada vez mais sucesso ao sermos escolhidos para publicar as obras de autores consagrados e iniciantes. Oferecemos aos autores tratamento personalizado e soluções editoriais assertivas. Nossos autores recebem orientação e suporte durante toda a produção da obra, e juntos encontramos resultados criativos e eficazes, proporcionando a eles satisfação e orgulho. Assumimos o compromisso com a excelência e a inovação. Para tanto, todos os livros que publicamos são submetidos a análises e revisões de alto rigor técnico e artístico, atendendo às normativas e aos critérios acadêmicos, potencializando a obtenção de Qualis Livros. Disseminamos o conhecimento pelos livros, que vão ao encontro das necessidades e dos interesses dos leitores, no meio acadêmico, profissional e pessoal. Cobrimos todo o território nacional, além de uma abrangência internacional de 60 países, por intermédio de uma grande rede composta por conhecidas e renomadas livrarias. Com um catálogo com mais de dois mil títulos ativos, somos uma editora em constante crescimento. Já atingimos a marca de 80 lançamentos mensais. Para coroar o desejo dos nossos autores de verem seus livros publicados, possuímos gráfica própria para a impressão das obras. Trabalhamos com um parque gráfico que proporciona alto nível estético, agilidade e eficiência nos serviços. Mais do que livros, publicamos valores: transparência nas atividades é primordial, prudência na condução dos processos editoriais, ética, responsabilidade, verdade, honestidade e respeito ao próximo, à diversidade e ao bem comum. Integridade e respeito são palavras que fazem parte do cotidiano da Editora Appris e estão presentes em todas as nossas negociações. Assim, construímos relações duradouras e verdadeiras, e os bons resultados são uma consequência natural. Buscando novas maneiras de fazer o melhor como provedores editoriais, fomentamos o crescimento pessoal dos colaboradores, autores e leitores, como também a disseminação do conhecimento e a alta cultura no País.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.