Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Vate!



Poeta, Poesia, Martírio, Louco. I. D´avila, Daniel. II. Título.


Sinopse

Autodefinindo-se como um artista louco, devasso, dadaísta, anarquista, mas, no fundo, altruísta e lírico – portanto, “tudo ao mesmo tempo agora”, como cantam os Titãs, que integram o variado paideuma do poeta curitibano –, Daniel D’Avila estreou na poesia brasileira em 2023, com o seu Canteiro de obras, sob as bênçãos do poeta maior Jaime Vieira. Já nesse primeiro livro, Daniel disse ao que veio: autor de uma prosa caótica, iconoclasta e criativa, e de poemas que refletem, a seu modo, artistas e intelectuais tão diversos, a exemplo de Aristóteles, Bocage, James Joyce, Thomas Mann, Ernest Hemingway, Jack Kerouac, além de cineastas do porte de Ingmar Bergman, Federico Fellini e Carlos Reichenbach (o nosso querido “Carlão”, ícone do Cinema Marginal brasileiro), e de artistas/poetas/escritores nacionais, verdadeiros mestres da nossa cultura, como Augusto dos Anjos, Drummond, Quintana, Ana Cristina Cesar e Nelson Rodrigues, mas, sobretudo, Paulo Leminski e Raul Seixas. Agora Daniel D’Avila volta ao cenário literário – mais uma vez, sob as bênçãos do autor de Asas, seu mentor nominado e admirado –, com este Vate!, ampliando o seu repertório pessoal e englobando nomes novamente díspares, como os filósofos Martin Heidegger e Byung-Chul Han, ao lado de Aulo Pérsio Flaco, Jesus Cristo, Dante Alighieri, Cervantes, Nietzsche, Florbela Espanca, Rimbaud, Cazuza e Jorge Mautner. Em poemas curtos e longos, Daniel desenvolve sua escrita, “construindo versos rubros de tão nulos!/ Cada qual mais sujo que o outro!”, seguindo de perto a trilha bandeiriana (v. “Nova poética”) e gullariana (v. Poema sujo). Afinal, como nos diz Daniel D’Avila, “Angústia é a própria liberdade”. Liberdade esta que o torna um amador de sua própria morte, a ponto de elaborar seu obituário num dos melhores poemas deste livro, justificando plenamente o que ele já dissera em sua obra anterior:
“Eu não tenho mais vergonha de nada, a não ser de não ser eu”. Ricardo Vieira Lima - Doutor em Literatura Brasileira pela UFRJ, crítico literário, ensaísta e poeta..

Metadado adicionado por Editora Appris em 28/06/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 28/06/2024
Última alteração: 28/06/2024

Autores e Biografia

D´avila, Daniel (Autor)

Áreas do selo: EducaçãoInfantojuvenilLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Empreendedora e comprometida com o que faz: é assim a Editora Appris. A escolha do nome Appris, que em francês significa “aprendi”, “aprendido”, tem uma razão especial: representa o rico aprendizado de quem escreve e publica, retrata o aprendizado oferecido aos leitores, além de dialogar com a vivência e a maturidade profissional construída ao longo de 27 anos pelos seus editores e fundadores. Ousamos construir uma editora baseada em atitudes de bondade. Decorrem disso o diálogo, a flexibilidade, o aprendizado contínuo, a ajuda mútua e a alegria de prover satisfação aos autores e aos leitores. Consideramos que relacionamentos editoriais são parcerias constantes e perseverantes entre pessoas que se acolhem e compreendem-se como diferentes e complementares. Com a missão de ser o diferencial em qualidade e competência entre as editoras brasileiras, mantivemos um crescimento contínuo e temos obtido cada vez mais sucesso ao sermos escolhidos para publicar as obras de autores consagrados e iniciantes. Oferecemos aos autores tratamento personalizado e soluções editoriais assertivas. Nossos autores recebem orientação e suporte durante toda a produção da obra, e juntos encontramos resultados criativos e eficazes, proporcionando a eles satisfação e orgulho. Assumimos o compromisso com a excelência e a inovação. Para tanto, todos os livros que publicamos são submetidos a análises e revisões de alto rigor técnico e artístico, atendendo às normativas e aos critérios acadêmicos, potencializando a obtenção de Qualis Livros. Disseminamos o conhecimento pelos livros, que vão ao encontro das necessidades e dos interesses dos leitores, no meio acadêmico, profissional e pessoal. Cobrimos todo o território nacional, além de uma abrangência internacional de 60 países, por intermédio de uma grande rede composta por conhecidas e renomadas livrarias. Com um catálogo com mais de dois mil títulos ativos, somos uma editora em constante crescimento. Já atingimos a marca de 80 lançamentos mensais. Para coroar o desejo dos nossos autores de verem seus livros publicados, possuímos gráfica própria para a impressão das obras. Trabalhamos com um parque gráfico que proporciona alto nível estético, agilidade e eficiência nos serviços. Mais do que livros, publicamos valores: transparência nas atividades é primordial, prudência na condução dos processos editoriais, ética, responsabilidade, verdade, honestidade e respeito ao próximo, à diversidade e ao bem comum. Integridade e respeito são palavras que fazem parte do cotidiano da Editora Appris e estão presentes em todas as nossas negociações. Assim, construímos relações duradouras e verdadeiras, e os bons resultados são uma consequência natural. Buscando novas maneiras de fazer o melhor como provedores editoriais, fomentamos o crescimento pessoal dos colaboradores, autores e leitores, como também a disseminação do conhecimento e a alta cultura no País.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.