Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Auto do carão
Folguedo das cirandas amazônicas



Carão, Folguedo, Cirandas Amazônicas, Folclore, Cultura Popular.


Sinopse

A obra “Auto do Carão: Folguedo das Cirandas Amazônicas” é resultado de um trabalho de pesquisa sobre as cirandas amazônicas. Trata-se de uma obra narrativa inspirada nos vários relatos históricos sobre tal folguedo que relata a vida de moradores que habitavam uma vila no distrito de Nogueira, em Tefé, Amazonas. Eram eles: Seu Manelinho, o pescador; Seu Honorato, o rezador; Mãe Benta, a doceira; Constância, a debutante; e Valentim, o jovem galanteador. Esses moradores eram originários da Amazônia e migrantes nordestinos. Todos admiravam o carão, uma ave negra da família das garças. O folguedo é uma mistura entre humor de seus personagens e o drama da caçada de forasteiro e o carão, e que tem um desfecho cômico e festivo. A história traz o sentimento de identificação com a cultura amazônica e é uma proposta descontraída para o público infantil por tratar de elementos identitários e do imaginário dos povos amazônidas, como a figura do caboclo ribeirinho, o sincretismo religioso dos rezadores, os hábitos típicos de moradores interioranos. Apresenta os principais elementos artísticos de uma das maiores manifestações culturais do estado do Amazonas, as cirandas amazônicas, palco de um dos maiores festivais folclóricos da Região Norte do país, o Festival de Cirandas de Manacapuru.

Metadado adicionado por Editora Appris em 04/07/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 04/07/2024
Última alteração: 04/07/2024

Autores e Biografia

Cunha, Jean Batista da (Autor) - Licenciado em Pedagogia e Música; pós-graduado em gestão escolar; mestre em Estudos Culturais; coordena o projeto Ciranda Viva desde 2018.

Áreas do selo: EducaçãoInfantojuvenil

Com sua marca, alcance e distribuição já consolidados entre publicações técnicas e científicas, pelo selo Appris, e entre publicações voltadas ao público amplo (com publicações literárias, ficções, auto-ajuda e outras), pelo selo Artêra, a editora Appris lança esse ano o seu novo selo literário, voltado para os baixinhos arteiros! Entre os diferenciais do mais novo selo, destacamos a estrutura criada para a seleção e preparação dessas novas obras. Conhecendo a importância do lúdico, da linguagem acessível e adequada, da curadoria crítica e apurada, temos como principal propósito lançar livros de qualidade para esse público em fase de letramento e descobrimentos. Para isso, toda uma equipe de leitura crítica, revisão, projeto gráfico e ilustração se organizou para tornar o projeto real, e PERFEITO! Além das traduções, somaremos ao selo títulos de autores iniciantes que apresentem materiais com potencial para alcançar os leitores e ter sucesso editorial, além de, claramente, oferecer esse espaço de publicação para autores já consolidados, que busquem o trabalho editorial integral, com distribuição nacional e internacional, editoração completa, suporte de divulgação e imprensa.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.