Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Educação ambiental na gestão pública
um caminho para a efetivação do Estado de Direito do ambiente



1. Direito ambiental, 2. Gestão ambiental, 3. Desenvolvimento sustentável.


Sinopse

A atual crise civilizatória do conhecimento se pronuncia como um reflexo da falta de percepção da condição humana e de suas funções como espécie ecossistêmica. Frente aos padrões insustentáveis de produção e consumo, a Educação Ambiental (EA) apresenta-se como um caminho a ser seguido na melhoria da sustentabilidade ambiental e humana. Além disso, se faz necessário o combate a erosão cultural e a injustiça social e econômica, que denunciam o seu empobrecimento ético e espiritual. Sorrateiramente, o sistema econômico desenvolve consumidores úteis para ignorar e ocultar as consequências ecológicas produzidas a partir dos nossos atos. A racionalidade econômica atribui valor instrumental à natureza e por isso não pactua com os ideais de minimização do uso de recursos naturais e consequentemente redução do crescimento econômico.
Para facilitar esse equívoco, é difundida a ideologia de que o crescimento econômico e o progresso técnico podem superar os limites ambientais e as escassezes. Nesse contexto, domina a supremacia humana, sustentada em suposições gerais e rasas da realidade, onde as soluções para os problemas do mundo existem somente dentro das suposições de visão e interesse dominante. Com argumento de crescimento econômico, é possível instituir utilidade pública ou interesse social subtraindo funções ambientais e ecossistêmicas. Aprofundando a interpretação sobre essa problemática, buscou-se ancoragem nas teorias ambientais, nas correntes filosóficas do saber ecológico e nos fundamentos do Estado de direito, incluindo as diretrizes e normativas de EA e de suporte à sustentabilidade. A partir de então, foram selecionados e sistematizados dezenas de indicadores de problemas que se relacionam nesse contexto ao processo educativo ambiental.
Contudo, foi possível gerar uma referência instrumental fundamentada em um modelo lógico de planejamento que permite planejar ações, a partir de uma sistematização prévia de indicadores socioambientais, servindo para o apoio na análise, no desenho, na ampliação e na orientação das ações de EA sob modelo de Estado gerencialista. Evidencia-se que o entendimento da sustentabilidade ainda é desconhecido e depende da incorporação da função ecossistêmica do ser humano. Essa essencial compreensão, passa pelo desejo sincero de consideração à natureza, onde a mitigação do impacto antrópico deve pautar o desenvolvimento econômico e social.

Metadado adicionado por Editora Appris em 26/03/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 26/03/2025
Última alteração: 26/03/2025

Autores e Biografia

Garcez, Juliano Gonçalves (Autor) , Mera, Claudia Maria Prudêncio de (Autor) , Rodrigues, Domingos Benedetti (Autor)

Áreas do selo: EducaçãoInfantojuvenilLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Empreendedora e comprometida com o que faz: é assim a Editora Appris. A escolha do nome Appris, que em francês significa “aprendi”, “aprendido”, tem uma razão especial: representa o rico aprendizado de quem escreve e publica, retrata o aprendizado oferecido aos leitores, além de dialogar com a vivência e a maturidade profissional construída ao longo de 27 anos pelos seus editores e fundadores. Ousamos construir uma editora baseada em atitudes de bondade. Decorrem disso o diálogo, a flexibilidade, o aprendizado contínuo, a ajuda mútua e a alegria de prover satisfação aos autores e aos leitores. Consideramos que relacionamentos editoriais são parcerias constantes e perseverantes entre pessoas que se acolhem e compreendem-se como diferentes e complementares. Com a missão de ser o diferencial em qualidade e competência entre as editoras brasileiras, mantivemos um crescimento contínuo e temos obtido cada vez mais sucesso ao sermos escolhidos para publicar as obras de autores consagrados e iniciantes. Oferecemos aos autores tratamento personalizado e soluções editoriais assertivas. Nossos autores recebem orientação e suporte durante toda a produção da obra, e juntos encontramos resultados criativos e eficazes, proporcionando a eles satisfação e orgulho. Assumimos o compromisso com a excelência e a inovação. Para tanto, todos os livros que publicamos são submetidos a análises e revisões de alto rigor técnico e artístico, atendendo às normativas e aos critérios acadêmicos, potencializando a obtenção de Qualis Livros. Disseminamos o conhecimento pelos livros, que vão ao encontro das necessidades e dos interesses dos leitores, no meio acadêmico, profissional e pessoal. Cobrimos todo o território nacional, além de uma abrangência internacional de 60 países, por intermédio de uma grande rede composta por conhecidas e renomadas livrarias. Com um catálogo com mais de dois mil títulos ativos, somos uma editora em constante crescimento. Já atingimos a marca de 80 lançamentos mensais. Para coroar o desejo dos nossos autores de verem seus livros publicados, possuímos gráfica própria para a impressão das obras. Trabalhamos com um parque gráfico que proporciona alto nível estético, agilidade e eficiência nos serviços. Mais do que livros, publicamos valores: transparência nas atividades é primordial, prudência na condução dos processos editoriais, ética, responsabilidade, verdade, honestidade e respeito ao próximo, à diversidade e ao bem comum. Integridade e respeito são palavras que fazem parte do cotidiano da Editora Appris e estão presentes em todas as nossas negociações. Assim, construímos relações duradouras e verdadeiras, e os bons resultados são uma consequência natural. Buscando novas maneiras de fazer o melhor como provedores editoriais, fomentamos o crescimento pessoal dos colaboradores, autores e leitores, como também a disseminação do conhecimento e a alta cultura no País.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.