Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

As Troianas
Eurípedes e Sartre



Barbosa, Sidney (Autor) - Professor Associado aposentado do Depto. de Teoria Literária da UnB. Atua no PósLit. Ex-fundador dos Grupos de pesquisa Topus e LiterArtes UnB/CNPq, onde orienta IC, Mestrado, Doutorado, Pós-Doc. Comenda do Governo francês "Palmes Académiques", no grau de "Chévalier". Autor de "Caminhos da narrativa: ensaios", "Tempo, espaço e utopia nas cidades", "Literatura e outras artes na America Latina" e "Da leitura e suas escrituras", dentre outros, organizador solo e em parceria. Acredita no valor da Literatura e nas suas relações com as outras Artes (Pintura, Música, Fotografia, Cinema, Teatro, Quadrinhos, Arquitetura).

Tradução, Reescritura, Tragédia grega, Sartre, Eurípedes, Sidney Barbosa.


Sinopse

Eurípedes escreveu, no ano 415 a.C., uma peça dedicada às sobreviventes da queda de Troia. Os homens troianos foram todos assassinados, inclusive as crianças do sexo masculino. As mulheres foram poupadas, mas foram todas escravizadas e levadas para a Grécia, então um aglomerado de cidades-estado. A peça inicia-se no momento em que elas aguardam o embarque para os seus novos domicílios. Taltíbio, o arauto grego, anuncia o reino para o qual cada uma delas será levada em servidão. Hécuba e Cassandra, respectivamente rainha e princesa do reino vencido, juntamente a outras mulheres do povo, fazem uso da palavra para lamentar o destino de Troia, amaldiçoar os “heróis” gregos e acusá-los de haver ganhado a guerra não pela atuação militar, mas por uma astúcia traiçoeira do chamado “Cavalo de Troia”. Essa obra-prima do grande autor grego Eurípedes foi reescrita por Jean-Paul Sartre, em 1965, atualizando o discurso literário dessa tragédia e introduzindo alguns dos valores do movimento existencialista, que ele comandava à época, a partir de Paris. O resultado é um texto altamente literário e filosófico que se tornou um clássico entre as reescrituras da dramaturgia antiga.

Metadado adicionado por Editora Appris em 10/07/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 10/07/2024
Última alteração: 10/07/2024

Áreas do selo: AutoajudaEducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura nacionalReligiãoTécnicos

Artêra Editorial é um selo da Editora Appris. Diferente do foco de publicações da Appris, que possui um extenso catálogo voltado à publicações técnico científicas, o selo Artêra se propõe a publicar obras relevantes dentro do contexto holístico e pessoal. Um catálogo múltiplo, voltado para o SER.Na Artêra você encontrará livros voltados à evolução pessoal, desenvolvimento de habilidades, espiritualidade, saúde integral, medicinas e terapias alternativas, infância e maternidade, consciência social, pedagogias, reflexões sistêmicas, romances, entre outros.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.