Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Caminhos, tramas e diálogos do tornar-se sujeito



Educação, Infância, Etnologia, Antropologia


Sinopse

Muito distante do imaginário que produzimos sobre as instituições escolares, a Escola Pluricultural Odé Kayodê é lugar de encantaria, talvez seja possível dizer que é onde descansam os poemas de Manoel de Barros. Escrito a partir da etnografia com crianças na Odé Kayodê, o livro Caminhos, tramas e diálogos do tornar-se sujeito fala sobre Psicologia, Antropologia, Educação e Infância trazendo mais provocações que caminhos, mais encruza que horizonte de chegada. Brincando com aspectos literários e poéticos, de forma leve e posicionada, o livro nos convoca a ampliar os debates sobre as identidades étnicas e subjetivas da infância. Para isso apresenta, na perspectiva crítica à colonialidade da educação brasileira, como as práticas e os discursos sobre a infância, e das próprias crianças, participam de sua constituição psíquica, corporal e identitária.
A linha que guia esse texto é antes de tudo a escuta atenta às crianças e o respeito às infâncias. A partir do encontro etnográfico é inevitável a experiência do deslocamento, estranhar o mundo que nos é dado como pronto, entender a dimensão das invenções e ficções que compõem nossas identidades e, a partir destas provocações, cutucar as duras e brancas teorias acadêmicas sobre desenvolvimento humano, educação e psicologia.

Metadado adicionado por Editora Appris em 04/06/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 04/06/2024
Última alteração: 04/06/2024

Autores e Biografia

Brandão, Ernesto Nunes (Autor)

Áreas do selo: EducaçãoTécnicos

A editora Appris está posicionada entre os três maiores catálogos de livros e possui a maior conceituação acadêmica do Brasil. Por esse motivo sabemos que somos uma das primeiras na memória e intenção de publicação dos escritores brasileiros. Todavia, a faltava na editora Appris um selo que oferecesse maior liberdade e facilidades de publicação para acolher os livros de autores que desejam opções mais simplificadas ou flexíveis. Assim, nasceu o selo Livre Escrita. E como o próprio nome do selo informa, esse selo pretende ser livre e oferecer maior liberdade para o autor escolher as opções que melhor lhe atendam, de acordo com as suas expectativas.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.