Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Os corredores do café na dimensão virtual
Leitura e interpretação social



Santo, Silvia Maria do Espírito (Autor) - Tem ampla formação acadêmica e profissional no ensino universitário. Participa de comitês, contribuindo significativamente para suas áreas de especialização. Ela também se dedica à aquarela e ao estudo da imagem.

Corredores do Café, Linguagem, Interpretação Social, Simbologias, Ciência da Informação


Sinopse

De 2014 a 2023, efetivamente com o apoio FAPESP (Bolsa no exterior), deu-se a investigação da representação documental do Café. A análise da experiência desse trabalho adotou critérios espaciais, territoriais e regionais aplicados à pesquisa de acervos. A partir do contexto histórico do Café, e da documentação coletada, destacamos a leitura documental arquivística, tomada como ferramenta operatória do conhecimento e da interpretação social do texto e da imagem. Pela via da origem africana, da comercialização euroasiática e sul-americana do produto cafeeiro, manejamos os conceitos de território, espaço e tempo, de base sociológica, histórica e da ciência da informação. Os métodos da extração de termos textuais nortearam a leitura documental e a análise crítica das sociedades envolvidas na história do Café. Ao longo desse tempo, os documentos interpretados através da história da produção do trabalho escravo e imigrante, foram reordenados a partir de anotações, produções, coletas de imagens fotográficas, desenhos e diagramas das linhas históricas, do comércio e consumo. As premissas interpretativas da pesquisa apontaram a relevância da aplicação do Método Quadripolar e da ênfase na compreensão do polo epistemológico. A sustentação ao estudo informacional simbólico, nas diversas sociedades marcadas pela economia capitalista da produção e no mercado do Café, comparativamente, caracterizou a análise textual quando reunidos os documentos para redimensionar os Corredores do Café. Foi preciso enlaçar os estudos da memória coletiva e a leitura dos documentos dos acervos das instituições brasileiras, italiana, turcas e portuguesas selecionadas e visitadas. As amplas significações sociais do Café, das diversas identidades imbricadas na modernidade, propulsoras da riqueza e da pobreza, são provenientes do trabalho servil e da exploração. Significações essas que, representadas nos livros didáticos, ainda são dimensionadas nas narrativas da heroificação dos agentes sociais na história do país. Enfim, a pesquisa derivou na proposta de produção de ferramentas transformadoras da educação e serão necessárias reflexões e ressignificações na construção das dimensões virtuais que possam objetivar os processos de criações críticas e vinculadas aos meios infocomunicacionais.

Metadado adicionado por Editora Appris em 23/07/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 23/07/2024
Última alteração: 23/07/2024

Áreas do selo: EducaçãoInfantojuvenilLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Empreendedora e comprometida com o que faz: é assim a Editora Appris. A escolha do nome Appris, que em francês significa “aprendi”, “aprendido”, tem uma razão especial: representa o rico aprendizado de quem escreve e publica, retrata o aprendizado oferecido aos leitores, além de dialogar com a vivência e a maturidade profissional construída ao longo de 27 anos pelos seus editores e fundadores. Ousamos construir uma editora baseada em atitudes de bondade. Decorrem disso o diálogo, a flexibilidade, o aprendizado contínuo, a ajuda mútua e a alegria de prover satisfação aos autores e aos leitores. Consideramos que relacionamentos editoriais são parcerias constantes e perseverantes entre pessoas que se acolhem e compreendem-se como diferentes e complementares. Com a missão de ser o diferencial em qualidade e competência entre as editoras brasileiras, mantivemos um crescimento contínuo e temos obtido cada vez mais sucesso ao sermos escolhidos para publicar as obras de autores consagrados e iniciantes. Oferecemos aos autores tratamento personalizado e soluções editoriais assertivas. Nossos autores recebem orientação e suporte durante toda a produção da obra, e juntos encontramos resultados criativos e eficazes, proporcionando a eles satisfação e orgulho. Assumimos o compromisso com a excelência e a inovação. Para tanto, todos os livros que publicamos são submetidos a análises e revisões de alto rigor técnico e artístico, atendendo às normativas e aos critérios acadêmicos, potencializando a obtenção de Qualis Livros. Disseminamos o conhecimento pelos livros, que vão ao encontro das necessidades e dos interesses dos leitores, no meio acadêmico, profissional e pessoal. Cobrimos todo o território nacional, além de uma abrangência internacional de 60 países, por intermédio de uma grande rede composta por conhecidas e renomadas livrarias. Com um catálogo com mais de dois mil títulos ativos, somos uma editora em constante crescimento. Já atingimos a marca de 80 lançamentos mensais. Para coroar o desejo dos nossos autores de verem seus livros publicados, possuímos gráfica própria para a impressão das obras. Trabalhamos com um parque gráfico que proporciona alto nível estético, agilidade e eficiência nos serviços. Mais do que livros, publicamos valores: transparência nas atividades é primordial, prudência na condução dos processos editoriais, ética, responsabilidade, verdade, honestidade e respeito ao próximo, à diversidade e ao bem comum. Integridade e respeito são palavras que fazem parte do cotidiano da Editora Appris e estão presentes em todas as nossas negociações. Assim, construímos relações duradouras e verdadeiras, e os bons resultados são uma consequência natural. Buscando novas maneiras de fazer o melhor como provedores editoriais, fomentamos o crescimento pessoal dos colaboradores, autores e leitores, como também a disseminação do conhecimento e a alta cultura no País.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.