Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A educação mediada por tecnologia na Amazônia



Lubiana, Alessandro (Autor) - Alessandro Lubiana é mestre em Desenvolvimento Regional pela Unitau e doutor em Educação pela Univali

Educação, Mediação Tecnológica, Tecnologia


Sinopse

A Educação é um direito fundamental de todos, mas infelizmente nem todos têm acesso facilitado a ela, especialmente quando falamos do ensino médio em regiões remotas, como a Amazônia. No entanto, a mediação tecnológica na educação tem se apresentado como uma excelente oportunidade para superar esse desafio e proporcionar oportunidades de aprendizado para os alunos e professores da região. A região amazônica, especificamente o estado de Rondônia, abriga uma grande diversidade de comunidades e uma vasta extensão territorial. Muitas dessas comunidades estão localizadas em áreas de difícil acesso, muitas vezes isoladas do restante do país. Essa realidade dificulta o acesso à educação de qualidade, incluindo o ensino médio. O livro A educação mediada por tecnologia na Amazônia fez uma análise sobre as possibilidades de escolhas provocadas pela Educação Mediada por Tecnologia, na percepção do egresso, em Calama, distrito de Porto Velho, situado em plena Floresta Amazônica e distante 205 quilômetros da capital de Rondônia. Esta obra pretende verificar quais apropriações que os egressos do Ensino Médio Mediado por Tecnologia tiveram em sua vida. Busca, ainda, investigar a estrutura física para transmissão das aulas disponibilizadas pelos órgãos públicos, além de diagnosticar a política pública de acesso à educação e sua efetividade pelo olhar dos egressos. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com oito egressos do ensino médio da escola General Osório, no distrito de Calama. A partir das observações realizadas com a coleta de dados e os estudos teórico-conceituais, foi possível mostrar que o EMMT é uma ferramenta que possibilita aos alunos não apenas obter o conhecimento que poderiam ter em um modelo de ensino presencial, mas que, mesmo estando em um lugar distante, permite que eles possam se conectar com o mundo. Eles percebem que, estando em Calama ou em qualquer outro lugar, existem muitas possibilidades para fazerem suas escolhas além das que eles tiveram até aquele momento em que ficaram frente a frente com uma nova tecnologia usada na Educação. Outro achado é que o EMMT possibilitou que os alunos pudessem estudar com professores formados na área da disciplina ministrada, o que não era possível no modelo tradicional.

Metadado adicionado por Editora Appris em 18/04/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 18/04/2024
Última alteração: 18/04/2024

Áreas do selo: EducaçãoInfantojuvenilLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Empreendedora e comprometida com o que faz: é assim a Editora Appris. A escolha do nome Appris, que em francês significa “aprendi”, “aprendido”, tem uma razão especial: representa o rico aprendizado de quem escreve e publica, retrata o aprendizado oferecido aos leitores, além de dialogar com a vivência e a maturidade profissional construída ao longo de 27 anos pelos seus editores e fundadores. Ousamos construir uma editora baseada em atitudes de bondade. Decorrem disso o diálogo, a flexibilidade, o aprendizado contínuo, a ajuda mútua e a alegria de prover satisfação aos autores e aos leitores. Consideramos que relacionamentos editoriais são parcerias constantes e perseverantes entre pessoas que se acolhem e compreendem-se como diferentes e complementares. Com a missão de ser o diferencial em qualidade e competência entre as editoras brasileiras, mantivemos um crescimento contínuo e temos obtido cada vez mais sucesso ao sermos escolhidos para publicar as obras de autores consagrados e iniciantes. Oferecemos aos autores tratamento personalizado e soluções editoriais assertivas. Nossos autores recebem orientação e suporte durante toda a produção da obra, e juntos encontramos resultados criativos e eficazes, proporcionando a eles satisfação e orgulho. Assumimos o compromisso com a excelência e a inovação. Para tanto, todos os livros que publicamos são submetidos a análises e revisões de alto rigor técnico e artístico, atendendo às normativas e aos critérios acadêmicos, potencializando a obtenção de Qualis Livros. Disseminamos o conhecimento pelos livros, que vão ao encontro das necessidades e dos interesses dos leitores, no meio acadêmico, profissional e pessoal. Cobrimos todo o território nacional, além de uma abrangência internacional de 60 países, por intermédio de uma grande rede composta por conhecidas e renomadas livrarias. Com um catálogo com mais de dois mil títulos ativos, somos uma editora em constante crescimento. Já atingimos a marca de 80 lançamentos mensais. Para coroar o desejo dos nossos autores de verem seus livros publicados, possuímos gráfica própria para a impressão das obras. Trabalhamos com um parque gráfico que proporciona alto nível estético, agilidade e eficiência nos serviços. Mais do que livros, publicamos valores: transparência nas atividades é primordial, prudência na condução dos processos editoriais, ética, responsabilidade, verdade, honestidade e respeito ao próximo, à diversidade e ao bem comum. Integridade e respeito são palavras que fazem parte do cotidiano da Editora Appris e estão presentes em todas as nossas negociações. Assim, construímos relações duradouras e verdadeiras, e os bons resultados são uma consequência natural. Buscando novas maneiras de fazer o melhor como provedores editoriais, fomentamos o crescimento pessoal dos colaboradores, autores e leitores, como também a disseminação do conhecimento e a alta cultura no País.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.