Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Os expurgos na UFRGS
afastamentos sumários de professores durante a ditadura militar



Mansan, Jaime Valim (Autor)

Brasil – História, 1964-1985, Governo militar – Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ensino superior, Perseguição política


Sinopse

Os expurgos na UFRGS é um livro marcado pela dor. Aquela, muito peculiar e persistente, que carrega na memória quem sofreu uma grande injustiça. Nesta obra é analisada, sob diferentes aspectos, uma forma de repressão aplicada contra vários professores e professoras pelo sistema de controle social que sustentava a Ditadura Militar (1964-1988). Quarenta docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foram sumariamente afastados em 1964 e 1969. Pessoas que tiveram, com suas famílias, de lidar com o medo, com a ruptura na carreira profissional e com o desafio de recomeçar a vida em outro país ou, em alguns casos, em um “exílio interior” marcado pela incerteza e insegurança. Antes do expurgo, alguns haviam recém-começado suas carreiras, outros já eram referências em suas áreas. Integrariam a enorme lista de professores cassados pela ditadura. Nela, vários dos mais importantes nomes da intelectualidade brasileira. Das universidades e, em muitos casos, do país, os militares e seus colaboradores civis afastaram a maioria dos nossos melhores intelectuais, dos mais competentes professores, dos mais destacados cientistas e artistas brasileiros e brasileiras. Isso diz muito sobre o perfil daquele regime e de seus apoiadores. Não foram poucos os que, concomitantemente ao expurgo, sofreram outras formas de repressão. O “estigma do cassado” ainda perseguiria aqueles docentes em suas trajetórias subsequentes, como um efeito secundário da cassação, impactando-os de diferentes maneiras e tornando ainda mais difícil a superação da repressão sofrida. Esta obra é a principal referência sobre o tema. Solidamente fundamentada na análise de documentos (muitos inéditos) oriundos da universidade, do MEC, das Forças Armadas e do Serviço Nacional de Informações, além de dezenas de entrevistas com os professores e professoras expurgados e outras pessoas que viveram aquele processo, possibilitou ainda a revelação de um caso de expurgo até então desconhecido. Um livro fundamental para pesquisadores da temática e para qualquer pessoa interessada em compreender os arbítrios e as violências que marcaram o passado recente do Brasil. Conhecer essas histórias é decisivo para que possamos superar graves problemas que permanecem em nossa sociedade e que têm ameaçado, sobretudo desde o golpe de 2016, nossa ainda jovem e frágil democracia.

Metadado adicionado por Editora Appris em 24/11/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 24/11/2023
Última alteração: 08/10/2024
Última alteração de preço: 08/10/2024

Áreas do selo: EducaçãoInfantojuvenilLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Empreendedora e comprometida com o que faz: é assim a Editora Appris. A escolha do nome Appris, que em francês significa “aprendi”, “aprendido”, tem uma razão especial: representa o rico aprendizado de quem escreve e publica, retrata o aprendizado oferecido aos leitores, além de dialogar com a vivência e a maturidade profissional construída ao longo de 27 anos pelos seus editores e fundadores. Ousamos construir uma editora baseada em atitudes de bondade. Decorrem disso o diálogo, a flexibilidade, o aprendizado contínuo, a ajuda mútua e a alegria de prover satisfação aos autores e aos leitores. Consideramos que relacionamentos editoriais são parcerias constantes e perseverantes entre pessoas que se acolhem e compreendem-se como diferentes e complementares. Com a missão de ser o diferencial em qualidade e competência entre as editoras brasileiras, mantivemos um crescimento contínuo e temos obtido cada vez mais sucesso ao sermos escolhidos para publicar as obras de autores consagrados e iniciantes. Oferecemos aos autores tratamento personalizado e soluções editoriais assertivas. Nossos autores recebem orientação e suporte durante toda a produção da obra, e juntos encontramos resultados criativos e eficazes, proporcionando a eles satisfação e orgulho. Assumimos o compromisso com a excelência e a inovação. Para tanto, todos os livros que publicamos são submetidos a análises e revisões de alto rigor técnico e artístico, atendendo às normativas e aos critérios acadêmicos, potencializando a obtenção de Qualis Livros. Disseminamos o conhecimento pelos livros, que vão ao encontro das necessidades e dos interesses dos leitores, no meio acadêmico, profissional e pessoal. Cobrimos todo o território nacional, além de uma abrangência internacional de 60 países, por intermédio de uma grande rede composta por conhecidas e renomadas livrarias. Com um catálogo com mais de dois mil títulos ativos, somos uma editora em constante crescimento. Já atingimos a marca de 80 lançamentos mensais. Para coroar o desejo dos nossos autores de verem seus livros publicados, possuímos gráfica própria para a impressão das obras. Trabalhamos com um parque gráfico que proporciona alto nível estético, agilidade e eficiência nos serviços. Mais do que livros, publicamos valores: transparência nas atividades é primordial, prudência na condução dos processos editoriais, ética, responsabilidade, verdade, honestidade e respeito ao próximo, à diversidade e ao bem comum. Integridade e respeito são palavras que fazem parte do cotidiano da Editora Appris e estão presentes em todas as nossas negociações. Assim, construímos relações duradouras e verdadeiras, e os bons resultados são uma consequência natural. Buscando novas maneiras de fazer o melhor como provedores editoriais, fomentamos o crescimento pessoal dos colaboradores, autores e leitores, como também a disseminação do conhecimento e a alta cultura no País.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.