Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Carybé
uma construção da imagética do candomblé baiano



Chaves, Marcelo Mendes (Autor)

Candomblé, Cultura afro-brasileira


Sinopse

Este livro discorre sobre a obra do artista plástico Carybé, especificamente em suas ilustrações e produções gráficas, no período compreendido entre 1950 e 1980. A pesquisa desenvolvida considera a mitologia e a ritualística de origem negro-africana-iorubá como uma de suas poéticas, aproxima sua imagética, em diferentes momentos, à manifestação do candomblé queto por uma maior visibilidade e inclusão social, também procura pontuar os principais aspectos de sua construção a partir da metade do século XIX.
São analisadas quatro produções: a Coleção Recôncavo (1951), a série “Das visitações da Bahia” (1974) e os livros O Mural dos Orixás (1979) e Deuses Africanos no Candomblé da Bahia (1993). Ao considerar a abordagem da história da arte afro-brasileira, numa perspectiva estética e etnológica, procura-se compreender a plástica de Carybé inserida na formação identitária brasileira.

Metadado adicionado por Editora Appris em 03/01/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 03/01/2023
Última alteração: 08/10/2024
Última alteração de preço: 08/10/2024

Áreas do selo: AutoajudaEducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura nacionalReligiãoTécnicos

Artêra Editorial é um selo da Editora Appris. Diferente do foco de publicações da Appris, que possui um extenso catálogo voltado à publicações técnico científicas, o selo Artêra se propõe a publicar obras relevantes dentro do contexto holístico e pessoal. Um catálogo múltiplo, voltado para o SER.Na Artêra você encontrará livros voltados à evolução pessoal, desenvolvimento de habilidades, espiritualidade, saúde integral, medicinas e terapias alternativas, infância e maternidade, consciência social, pedagogias, reflexões sistêmicas, romances, entre outros.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.