Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Autoria e fanfics
apropriação e práticas colaborativas em plataformas literárias digitais



Neves, André De Jesus (Autor)

Ciências da Linguagem, Estudos Literários, Linguagem e Literatura


Sinopse

As profundas transformações sofridas em diversas áreas da sociedade, sobretudo aquelas do final do século passado e início do século XXI, deixaram como saldo o desafio de gerir as mudanças culturais e artísticas na contemporaneidade.
No âmbito tecnológico, elas se intensificaram de modo que afetaram as formas de viver, trabalhar e se relacionar, pois a humanidade foi inserida em redes de comunicação nas quais as informações circulam de maneira ininterrupta, em tempo real, dando origem à sociedade em rede, como foi pontuado por Manuel Castells (1999), fazendo emergir, como consequência, uma sociedade de cultura hipertecnológica. Isso intensificou, inclusive, a necessidade de mobilidade não apenas física de pessoas e objetos, mas também a informacional, que impulsionou ainda mais a expansão dos suportes tecnológicos (iPod, iPhones, tablets etc.) e, consequentemente, afetou e acelerou os modos de divulgação, apreensão e reprodução dos bens sociais, econômicos, culturais e artísticos em larga escala.
Se, por um lado, essas mudanças estimularam a necessidade de ampliar a mobilidade informacional e impulsionaram a expansão dos suportes tecnológicos, por outro, as práticas artísticas contemporâneas foram também ampliadas de modo a afetarem suas condições de produção e de estética.
No campo literário, o surgimento de sites e plataformas digitais criados para suportes de escrita de ficção na rede, num contexto de cultura participativa entre homens e máquinas, cujos algoritmos tornam-se, cada vez mais, autônomos e capazes de “produzir textos”, contribuiu para dilatar as fronteiras das categorias estéticas do próprio campo e colocar em questão a forma de pensar a própria literatura e seus modos de produção.
Isso nos coloca de volta à pergunta de Foucault “o que é um autor?” ou “o que é um autor no século XXI?”. Talvez tenhamos que reelaborar a concepção de autoria mediante as novas práticas na contemporaneidade.
Diante dessas transformações, é possível dizer que estamos presenciando um momento de pós-autoria?
Na tentativa de responder às indagações cada vez mais pulsantes, o presente livro propõe analisar as transformações que alteraram de modo significativo o funcionamento da autoria, caracterizando um deslocamento na compreensão do papel do autor e considerando as produções contemporâneas, sobretudo das fanfics.

Metadado adicionado por Editora Appris em 16/02/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 16/02/2023
Última alteração: 08/10/2024
Última alteração de preço: 08/10/2024

Áreas do selo: EducaçãoInfantojuvenilLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Empreendedora e comprometida com o que faz: é assim a Editora Appris. A escolha do nome Appris, que em francês significa “aprendi”, “aprendido”, tem uma razão especial: representa o rico aprendizado de quem escreve e publica, retrata o aprendizado oferecido aos leitores, além de dialogar com a vivência e a maturidade profissional construída ao longo de 27 anos pelos seus editores e fundadores. Ousamos construir uma editora baseada em atitudes de bondade. Decorrem disso o diálogo, a flexibilidade, o aprendizado contínuo, a ajuda mútua e a alegria de prover satisfação aos autores e aos leitores. Consideramos que relacionamentos editoriais são parcerias constantes e perseverantes entre pessoas que se acolhem e compreendem-se como diferentes e complementares. Com a missão de ser o diferencial em qualidade e competência entre as editoras brasileiras, mantivemos um crescimento contínuo e temos obtido cada vez mais sucesso ao sermos escolhidos para publicar as obras de autores consagrados e iniciantes. Oferecemos aos autores tratamento personalizado e soluções editoriais assertivas. Nossos autores recebem orientação e suporte durante toda a produção da obra, e juntos encontramos resultados criativos e eficazes, proporcionando a eles satisfação e orgulho. Assumimos o compromisso com a excelência e a inovação. Para tanto, todos os livros que publicamos são submetidos a análises e revisões de alto rigor técnico e artístico, atendendo às normativas e aos critérios acadêmicos, potencializando a obtenção de Qualis Livros. Disseminamos o conhecimento pelos livros, que vão ao encontro das necessidades e dos interesses dos leitores, no meio acadêmico, profissional e pessoal. Cobrimos todo o território nacional, além de uma abrangência internacional de 60 países, por intermédio de uma grande rede composta por conhecidas e renomadas livrarias. Com um catálogo com mais de dois mil títulos ativos, somos uma editora em constante crescimento. Já atingimos a marca de 80 lançamentos mensais. Para coroar o desejo dos nossos autores de verem seus livros publicados, possuímos gráfica própria para a impressão das obras. Trabalhamos com um parque gráfico que proporciona alto nível estético, agilidade e eficiência nos serviços. Mais do que livros, publicamos valores: transparência nas atividades é primordial, prudência na condução dos processos editoriais, ética, responsabilidade, verdade, honestidade e respeito ao próximo, à diversidade e ao bem comum. Integridade e respeito são palavras que fazem parte do cotidiano da Editora Appris e estão presentes em todas as nossas negociações. Assim, construímos relações duradouras e verdadeiras, e os bons resultados são uma consequência natural. Buscando novas maneiras de fazer o melhor como provedores editoriais, fomentamos o crescimento pessoal dos colaboradores, autores e leitores, como também a disseminação do conhecimento e a alta cultura no País.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.