Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Quem é negro no Brasil?
as ações afirmativas e o governo das diferenças



Ribeiro, Bruno de Oliveira (Autor)

Negros, Raça negra, Programas de ações afirmativas


Sinopse

A pauta das Ações Afirmativas conseguiu congregar grande parte da sociedade brasileira a dialogar sobre a questão racial nacional. Antes de essas ações serem políticas federais, por força da Lei 12.711, em 2012, elas foram implementadas vagarosamente em universidades e órgãos do Estado, em níveis municipais, estaduais e federais, fortalecendo e possibilitando que movimentos negros locais pudessem participar, protagonizar e se organizar na defesa de tais medidas. Esse processo, ainda que menos narrado, por não o foco de análise desta obra, é de politização social e, por meio dele, imprensa, escolas, universidades, pais, advogados e vários outros importantes atores sociais foram construindo seus posicionamentos em torno, principalmente, das cotas, mas, de alguma maneira, também das questões raciais do Brasil.
A questão “Quem é negro no Brasil?” ainda suscita debates acalorados. Tratamos dela como uma questão identitária que consegue desestabilizar as bases clássicas de um Estado-nação, questionando a identidade nacional, as instituições sociais e as práticas culturais mais cotidianas, rasurando representações sociais e contando as histórias de vários silenciamentos. Esse potencial é assimilado e transformado em procedimento técnico-administrativo. Em nosso entender, para essa questão, há uma gama de possibilidades de respostas individuais e coletivas que são impossíveis de serem inscritas, sem prejuízo, em instituições sociais e pela linguagem jurídico-burocrática.
As formas jurídicas tendem a estabilizar posições de sujeitos e essencializá-los. Políticas de diferença, como as Ações Afirmativas, cumprem o papel de revelar mecanismos mais sutis de desigualdade social, bem como de questionar o fazer político, criar brechas para novas formas desse fazer político e reinventar parcelas de democracia. Novamente podemos afirmar que é esse o potencial que está sendo anestesiado ao burocratizar a identidade negra nas políticas afirmativas, apesar do fato de poder ser um movimento estratégico. Dado o contexto político do país, também representa uma nova forma jurídico-institucional de lidar com as identidades negras, cuja extensão ainda não é mensurável.

Metadado adicionado por Editora Appris em 18/08/2022

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 18/08/2022
Última alteração: 08/10/2024
Última alteração de preço: 08/10/2024

Áreas do selo: EducaçãoInfantojuvenilLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Empreendedora e comprometida com o que faz: é assim a Editora Appris. A escolha do nome Appris, que em francês significa “aprendi”, “aprendido”, tem uma razão especial: representa o rico aprendizado de quem escreve e publica, retrata o aprendizado oferecido aos leitores, além de dialogar com a vivência e a maturidade profissional construída ao longo de 27 anos pelos seus editores e fundadores. Ousamos construir uma editora baseada em atitudes de bondade. Decorrem disso o diálogo, a flexibilidade, o aprendizado contínuo, a ajuda mútua e a alegria de prover satisfação aos autores e aos leitores. Consideramos que relacionamentos editoriais são parcerias constantes e perseverantes entre pessoas que se acolhem e compreendem-se como diferentes e complementares. Com a missão de ser o diferencial em qualidade e competência entre as editoras brasileiras, mantivemos um crescimento contínuo e temos obtido cada vez mais sucesso ao sermos escolhidos para publicar as obras de autores consagrados e iniciantes. Oferecemos aos autores tratamento personalizado e soluções editoriais assertivas. Nossos autores recebem orientação e suporte durante toda a produção da obra, e juntos encontramos resultados criativos e eficazes, proporcionando a eles satisfação e orgulho. Assumimos o compromisso com a excelência e a inovação. Para tanto, todos os livros que publicamos são submetidos a análises e revisões de alto rigor técnico e artístico, atendendo às normativas e aos critérios acadêmicos, potencializando a obtenção de Qualis Livros. Disseminamos o conhecimento pelos livros, que vão ao encontro das necessidades e dos interesses dos leitores, no meio acadêmico, profissional e pessoal. Cobrimos todo o território nacional, além de uma abrangência internacional de 60 países, por intermédio de uma grande rede composta por conhecidas e renomadas livrarias. Com um catálogo com mais de dois mil títulos ativos, somos uma editora em constante crescimento. Já atingimos a marca de 80 lançamentos mensais. Para coroar o desejo dos nossos autores de verem seus livros publicados, possuímos gráfica própria para a impressão das obras. Trabalhamos com um parque gráfico que proporciona alto nível estético, agilidade e eficiência nos serviços. Mais do que livros, publicamos valores: transparência nas atividades é primordial, prudência na condução dos processos editoriais, ética, responsabilidade, verdade, honestidade e respeito ao próximo, à diversidade e ao bem comum. Integridade e respeito são palavras que fazem parte do cotidiano da Editora Appris e estão presentes em todas as nossas negociações. Assim, construímos relações duradouras e verdadeiras, e os bons resultados são uma consequência natural. Buscando novas maneiras de fazer o melhor como provedores editoriais, fomentamos o crescimento pessoal dos colaboradores, autores e leitores, como também a disseminação do conhecimento e a alta cultura no País.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.