Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Bololô, vamô ocupar!
processos comunicativos, arranjos e cenas de dissenso da resistência secundarista



Altheman, Francine (Autor)

Comunicação e educação, Movimentos estudantis


Sinopse

Bololô, vamô ocupar! é, antes de tudo, um grito de resistência. Traz como personagens principais os jovens secundaristas que ocuparam as escolas em São Paulo em 2015 e suas experiências, que provocaram cenas de dissenso capazes de fissurar um projeto governamental que realçou as assimetrias e as vulnerabilidades da educação pública brasileira.

Grande aposta teórico-metodológica, o livro faz com que o leitor mergulhe num processo de pesquisa que leva a pesquisadora a se expor, a refletir e a caminhar com essas cenas de ocupação, propondo a construção de uma aproximação entre as noções de cena de dissenso e do método da igualdade (Rancière), dispositivos (Foucault) e arranjos disposicionais (José Luiz Braga).

A proposta do livro parte da reconstrução das cenas de dissenso das ocupações secundaristas, passando pelas análises de seus processos comunicativos, que envolveram a apropriação das redes sociais digitais, as performances nas ruas, a ocupação de espaços públicos, o corpo-câmera, as produções que envolvem a gambiarra, a experiência estética e a articulação dos corpos insurgentes. Além disso, a análise explorou os arranjos disposicionais que produzem as cenas de insurgência, envolvendo o confronto policial e as discussões identitárias de gênero, classe e raça.

É uma rica fonte para o desenvolvimento teórico e metodológico de pesquisas no campo da comunicação, especialmente as que envolvam a exploração de conflitos de poder e a criação de táticas de resistência com base na ação de coletivos, de sujeitos e de grupos em situação de vulnerabilidade, mas fortalecidos pela potência de outro imaginário político; ou, mesmo, pesquisas em torno de veículos de comunicação independentes.

A pesquisa, que foi desenvolvida, de forma não linear, como um processo de bricolagem, permitiu chegar ao entendimento de que o movimento secundarista foi uma das grandes insurgências da segunda década do século 21 e promoveu táticas e métodos de comunicação próprios, que engendram técnicas de si. Bololô, vamô ocupar! mostra que o movimento secundarista é um processo revolucionário em devir, um levante que ainda pulsa nas produções artísticas, na escrita fabuladora e no fazer político de seus principais atores sociais: a juventude.

Metadado adicionado por Editora Appris em 18/08/2022

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 18/08/2022
Última alteração: 08/10/2024
Última alteração de preço: 08/10/2024

Áreas do selo: EducaçãoInfantojuvenilLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Empreendedora e comprometida com o que faz: é assim a Editora Appris. A escolha do nome Appris, que em francês significa “aprendi”, “aprendido”, tem uma razão especial: representa o rico aprendizado de quem escreve e publica, retrata o aprendizado oferecido aos leitores, além de dialogar com a vivência e a maturidade profissional construída ao longo de 27 anos pelos seus editores e fundadores. Ousamos construir uma editora baseada em atitudes de bondade. Decorrem disso o diálogo, a flexibilidade, o aprendizado contínuo, a ajuda mútua e a alegria de prover satisfação aos autores e aos leitores. Consideramos que relacionamentos editoriais são parcerias constantes e perseverantes entre pessoas que se acolhem e compreendem-se como diferentes e complementares. Com a missão de ser o diferencial em qualidade e competência entre as editoras brasileiras, mantivemos um crescimento contínuo e temos obtido cada vez mais sucesso ao sermos escolhidos para publicar as obras de autores consagrados e iniciantes. Oferecemos aos autores tratamento personalizado e soluções editoriais assertivas. Nossos autores recebem orientação e suporte durante toda a produção da obra, e juntos encontramos resultados criativos e eficazes, proporcionando a eles satisfação e orgulho. Assumimos o compromisso com a excelência e a inovação. Para tanto, todos os livros que publicamos são submetidos a análises e revisões de alto rigor técnico e artístico, atendendo às normativas e aos critérios acadêmicos, potencializando a obtenção de Qualis Livros. Disseminamos o conhecimento pelos livros, que vão ao encontro das necessidades e dos interesses dos leitores, no meio acadêmico, profissional e pessoal. Cobrimos todo o território nacional, além de uma abrangência internacional de 60 países, por intermédio de uma grande rede composta por conhecidas e renomadas livrarias. Com um catálogo com mais de dois mil títulos ativos, somos uma editora em constante crescimento. Já atingimos a marca de 80 lançamentos mensais. Para coroar o desejo dos nossos autores de verem seus livros publicados, possuímos gráfica própria para a impressão das obras. Trabalhamos com um parque gráfico que proporciona alto nível estético, agilidade e eficiência nos serviços. Mais do que livros, publicamos valores: transparência nas atividades é primordial, prudência na condução dos processos editoriais, ética, responsabilidade, verdade, honestidade e respeito ao próximo, à diversidade e ao bem comum. Integridade e respeito são palavras que fazem parte do cotidiano da Editora Appris e estão presentes em todas as nossas negociações. Assim, construímos relações duradouras e verdadeiras, e os bons resultados são uma consequência natural. Buscando novas maneiras de fazer o melhor como provedores editoriais, fomentamos o crescimento pessoal dos colaboradores, autores e leitores, como também a disseminação do conhecimento e a alta cultura no País.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.