Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A casa do pequenino e a cruzada pela educação espírita em Sergipe (1947-1992)



Santana, Rosemeire Siqueira de (Autor)

Educação e espiritismo, Casa do Pequenino, Sergipe, Educação, História


Sinopse

Na escrita da História da Educação, as pesquisas em torno da compreensão de instituições educativas – processos de criação, institucionalização, reformas, modelos institucionais, modalidades de ensino, processos e práticas educativas – apresentam uma dimensão importante entre os eixos temáticos dessa área. Essa situação pode ser evidenciada na permanência e no espaço que essas temáticas ocupam nos principais congressos nacionais e internacionais da História da Educação. Em geral, além de colocarem em relevo modelos de instituições educacionais públicas, em diferentes modalidades de ensino, tais pesquisas igualmente apresentam configurações de instituições escolares confessionais, sejam elas católicas ou protestantes. O livro A Casa do Pequenino e a cruzada pela educação espírita em Sergipe (1947-1992), de Rosemeire Siqueira de Santana, insere-se no conjunto desses trabalhos, mas faz um desvio para uma “zona silenciosa”, qual seja, a atuação de espíritas na promoção e na manutenção de instituições escolares.
Ao desenlace da narrativa histórica, o leitor vai se dando conta de contornos da ação filantrópica do movimento espírita na capital, Aracaju, o qual, ao eleger o assistencialismo e a escolarização de crianças pobres, buscou a legitimação da doutrina espírita – “fora da caridade não há salvação” – por meio da fundação e manutenção da “Casa do Pequenino”, instituição formada pelo orfanato Lar “Meimei” e a escola primária “Amélie Boudet”.
O livro também apresenta aspectos a respeito da ação educativa do movimento espírita em escala nacional, lançando luzes sobre ações de personagens como Anália Franco e Leopoldo Cirne, e o Documento-Base da Organização Espírita, que defendia a instalação de uma escola ao lado de cada “centro espírita”.
Ao revelar a cultura da “Casa do Pequenino”, o livro apresenta um destaque bastante elucidativo do papel desempenhado por Laura Amazonas para a concretização da ação educativa espírita em Aracaju e os embates religiosos em torno desse empreendimento.
Por fim, Rose apresenta ao leitor uma escrita clara, objetiva e uma compreensão bem documentada de aspectos da ação filantrópica, por meio da educação posta em prática pelo movimento espírita em Sergipe.


Joaquim Tavares da Conceição
Professor da Universidade Federal de Sergipe

Metadado adicionado por Editora Appris em 14/09/2022

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 14/09/2022
Última alteração: 08/10/2024
Última alteração de preço: 08/10/2024

Áreas do selo: EducaçãoInfantojuvenilLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Empreendedora e comprometida com o que faz: é assim a Editora Appris. A escolha do nome Appris, que em francês significa “aprendi”, “aprendido”, tem uma razão especial: representa o rico aprendizado de quem escreve e publica, retrata o aprendizado oferecido aos leitores, além de dialogar com a vivência e a maturidade profissional construída ao longo de 27 anos pelos seus editores e fundadores. Ousamos construir uma editora baseada em atitudes de bondade. Decorrem disso o diálogo, a flexibilidade, o aprendizado contínuo, a ajuda mútua e a alegria de prover satisfação aos autores e aos leitores. Consideramos que relacionamentos editoriais são parcerias constantes e perseverantes entre pessoas que se acolhem e compreendem-se como diferentes e complementares. Com a missão de ser o diferencial em qualidade e competência entre as editoras brasileiras, mantivemos um crescimento contínuo e temos obtido cada vez mais sucesso ao sermos escolhidos para publicar as obras de autores consagrados e iniciantes. Oferecemos aos autores tratamento personalizado e soluções editoriais assertivas. Nossos autores recebem orientação e suporte durante toda a produção da obra, e juntos encontramos resultados criativos e eficazes, proporcionando a eles satisfação e orgulho. Assumimos o compromisso com a excelência e a inovação. Para tanto, todos os livros que publicamos são submetidos a análises e revisões de alto rigor técnico e artístico, atendendo às normativas e aos critérios acadêmicos, potencializando a obtenção de Qualis Livros. Disseminamos o conhecimento pelos livros, que vão ao encontro das necessidades e dos interesses dos leitores, no meio acadêmico, profissional e pessoal. Cobrimos todo o território nacional, além de uma abrangência internacional de 60 países, por intermédio de uma grande rede composta por conhecidas e renomadas livrarias. Com um catálogo com mais de dois mil títulos ativos, somos uma editora em constante crescimento. Já atingimos a marca de 80 lançamentos mensais. Para coroar o desejo dos nossos autores de verem seus livros publicados, possuímos gráfica própria para a impressão das obras. Trabalhamos com um parque gráfico que proporciona alto nível estético, agilidade e eficiência nos serviços. Mais do que livros, publicamos valores: transparência nas atividades é primordial, prudência na condução dos processos editoriais, ética, responsabilidade, verdade, honestidade e respeito ao próximo, à diversidade e ao bem comum. Integridade e respeito são palavras que fazem parte do cotidiano da Editora Appris e estão presentes em todas as nossas negociações. Assim, construímos relações duradouras e verdadeiras, e os bons resultados são uma consequência natural. Buscando novas maneiras de fazer o melhor como provedores editoriais, fomentamos o crescimento pessoal dos colaboradores, autores e leitores, como também a disseminação do conhecimento e a alta cultura no País.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.